Alexa Rank – O Rank mundial de sites

O Alexa Rank é um serviço oferecido pela Amazon, fundada em 1996 que registra dados de todos os sites. O Alexa é hoje reconhecido como índice importante para saber quantas visitas um site possui e qual o seu potencial, pois os dados oferecidos por ele são de forma livre e gratuita.

Alexa Rank

O Alexa é um serviço independente e não tem relação com a Google, Bing ou nenhum outro site para servir como base para as suas estatísticas. Porém os dados são disponibilizado de duas formas principais:

  • Extensão no Navegador: Através de uma extensão oferecida pelo Alexa, as URL’s e dados como quanto tempo você passou no site são enviados para o banco de dados do Alexa. Baixe a extensão do Alexa.
  • Através de um script inserido no seu site: Para que os seus dados se tornem consistentes e você possa comparar com os concorrentes, é necessário que você permita que o Alexa monitore as visitas do seu site.

Analisando sites com Alexa

Uma das vantagens do Alexa é que as estatísticas são publicas e para saber é preciso somente acessar o serviço.

1 – Acesse o Alexa

2 – Na caixa “discover sucess” insira a URL do seu site e clique na imagem com um ícone de pesquisa

Analisar site no Alexa

3 – Você verá as informações principais do seu site de acordo com o Alexa

Mini-analise do Alexa

  • 96,285: Posição do seu site na lista global de sites
  • 3,915: Posição do seu site de acordo com o país mais popular. Exemplo: O Escola sites é mais acessado no Brasil e por isso o Alexa o destacou.
  • 240: Número de site que tem ao menos um link para o seu.

4 – Ao clicar no botão “Get details” você será levado a uma página com informações completas do seu domínio

Analise do Alexa

Ranking dos sites

Uma informação muito interessante do Alexa é que é possível saber os principais sites acessados do mundo e até do seu país. Se você quiser saber quais são os sites mais acessados do Brasil, basta acessar esta lista dos países no Alexa. Na lista é possível ver vários sites, entre eles o Brasil(Esta escrito Brazil, porque Brasil em inglês é Brazil). Veja os 5 sites mais acessados do Brasil:

Ranking do Brasil por Alexa

Veja a lista completa aqui

Inserindo o Alexa no seu site

Se você não tem o Alexa instalado no seu site, provavelmente suas visitas são baixas em relação ao seu concorrente que tem o Alexa instalado no site. Isto porque poucas pessoas optam por instalar esta mini-extensão nos seus navegadores e assim contribuir com o Alexa por que o desconhecem ou tem medo de sua privacidade seja colocada em Jogo.

1 – Acesse a área de registro(link) do Alexa

Registro no Alexa2 – Confirme o cadastro

Um link de confirmação será enviado para o seu Email, para prosseguir clique no Link. Depois você poderá escolher a senha, depois clique em “Submit Password”

Definor senha do Alexa Rank3 – Cadastrar site no Alexa

Depois de definir a senha, você estará automaticamente logado na sua conta. Por isso clique aqui para acessar o link direto para cadastrar seu site.

Cadastrar a URL do siteE depois clique em ‘Continue”

4 – Confirme que o site é seu

Agora é preciso inserir o script para que o Alexa saiba que você é o parietário do site. Para isso há 2 formas:

  • Através de um arquivo: Para isso é necessário que você clique em Download e você terá um arquivo no seu computador. Depois é preciso fazer Upload pelo FTP ou qualquer outro meio e envia-lo para a raiz do seu site, de modo que consiga ser acessado assim(exemplo): www.escolasites.com/nome-do-arquivo.html
  • Através da sua ID de confirmação: O Alexa vai gerar um número único para você e sua “missão” é inserir ele na seção <head> da sua página inicial. Para isso é preciso que você vá no no Painel WordPress em: Aparência> Editor. Você verá os codigos do seu tema, clique em Header.php para editar o arquivo do seu tema e colocar a ID.

ID do alexa

O Alexa mostra um exemplo de como colocar no seu site. Estando editando o arquivo Header.php do seu tema, use o recurso buscar do seu navegador e localize <head>. Depois de localizar insira abaixo o seguinte código.

<!– Seu ID do Alexa –>

Trocando a parte em negrito pelo seu ID.

5 – Informações básicas

Depois você pode editar algumas informações referentes ao seu site. Depois clique em “Save changes” para salvar as alterações.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Amigo, agora o Alexa está pago ou estou enganado? tentei cadastrar meu site mas pelo que vi precisa ter um plano pago…uma dica p vc exclente o post só atualize os links!!Valeu

  • alguem pode me tirar essa duvida, o alexa é pago ou nao?