Aumente a usabilidade do seu blog WordPress

A usabilidade é importante para qualquer blog e pode ser definido como a facilidade de um visitante navegar pelas páginas do seu site. Um blog com uma boa usabilidade tem uma vantagem em termos de Seo e uma melhor facilidade em fidelizar leitores e aumentar visitas do blog.

As vantagens de um blog com uma boa usabilidade

Um blog com uma boa usabilidade oferece inúmeras vantagens, entre elas:

– Aumenta as visualizações de página

Um blog om uma boa usabilidade facilita que os seus artigo sejam lidos, porque é mais fácil de encontrá-los. As categorias e menus foram criados com este propósito, torna o seu site mais fácil de navegar, sem que o leitor tenha que clicar no botão voltar do seu navegador para ler os próximos posts.

– Facilite a vida dos buscadores

A Google e outros mecanismos de buscas, simplesmente percorrem links e mais links no seu site para encontrar conteúdo. A Google tem a “mania” de indexar até o 3º nível da página. Isto significa que a Google, simplesmente vai seguir link após link na sua página e quanto mais profundo for o seu conteúdo, menos importante ele será em uma página. Uma das soluções é aumentar a usabilidade ou criar um sitemap para o seu site.

– Diminua a taxa de rejeição

Um blog com uma boa usabilidade, torna o seu blog mais fácil de navegar e impulsiona os leitores a ler o seus posts.

1 – Menus e categorias

Menus e sub-menus Ao escolher um tema, dễ preferência aos temas com menu. O menu facilita e muito a navegação no seu site e permite que o leitor visite posts que gosta com base em um tema. Se o seu blog não possui menu, não perca o seu tempo procurando plugins, pois a qualquer momento você terá colocar um códico no seu tema para que o plugin possa agir.

2 – Breadcrumb navigation

O Breadcrumb navigation, simplesmente monitora a categoria em um post está e cria um link para ele acima da página. Exemplo: Breadcrumb navigation É muito comum ser usada em sites de compras e até mesmo em blogs para facilitar a navegação do mesmo.

3 – Artigos relacionados

Você pode deixar o seu blog mais fácil de navegar, colocando no fim das postagens os posts relacionados manualmente ou automaticamente.

– Manualmente

Você pode colocar os posts que tenha relação com o tema manualmente através de uma simples pesquisa no seu blog. Eu particularmente, acho que a pesquisa do WordPress mostra muitos resultados irrelevantes e prefiro usar a Google. Para procurar na Google, somente resultados do seu site, insira a sua pesquisa seguido de site: e a URL do seu blog. Exemplo: Procurar por usabilidade no Escola sites, pela Google. Procura por usabilidade no Escola sites pela GoogleNeste caso eu pesquisei por usabilidade site:www.escolasites.com. Substitua as palavras em negrito pelos seus critérios de pesquisa.

– Automaticamente

Artigos relacionados

Existe muitos Plugins gratuitos que fazem isto, entre eles podemos destacar:

Recomendo: Como colocar artigos relacionados embaixo das postagens do blogger e Como mostrar artigos relacionados sem plugin ?

4 – Alinhamento do seu site

O conteúdo da sua página e o seu design, deve estar claramente alinhado em relação aos outros elementos do seu site. Para isto os desenvolvedores da web criaram uma “grade virtual” para que você possa medir o alinhamento do seu site. Você pode ver o alinhamento do seu site, através de uma extensão do Google chromium que faz uma “grade virtual” para você:

Depois de baixar e instalar a extensão, através do link acima um novo botão será criado em qualquer página que você acessar. Para ativá-lo você deve:

1) Clique no botão da extensão, que será visto em qualquer página no canto superior esquerdo.

2) Clique em Show Grid e a extensão, mostrará uma grade predefinida para servir como base para o seu blog.

5 – Caixa de pesquisa

Uma caixa de pesquisa, é muito útil quando um leitor quer ler um post específico do seu blog. Ela deve estar em um lugar visível, sem que o leitor precise rolar a página e traz muitos benefícios ao seu blog. Cuidado: Colocar a cor da fonte com a mesma cor de fundo da página pode prejudicar seriamente as visitas do seu blog, isto pode causar aborrecimento e no mínimo não usar a busca do seu site !

Recomendo: Como colocar pesquisa no menu no wordpressComo criar uma caixa de busca com o ‘Google pesquisa personalizada’

6 – Acessibilidade

Um blog acessível, é aquele que é livre para todos os tipos de leitores que desejam acessar o site. Você pode fazer isto de várias formas como:

  • Escrever artigos para iniciantes: É importante em qualquer blog ter artigos para iniciantes e não somente para pessoas intermediários e avançados. Por exemplo, no Escola sites não podemos falar sobre WordPress, se não tivermos um tutorial fácil e simples para criar um blog WordPress. Recomendo: Por que devemos escrever artigos básicos, intermediários e avançados ?
  • Multilinguagens: É bastante comum blogs do Brasil receberem visitas do Estados unidos e vice-versa. Para resolver esta limitação você pode pagar pessoas para traduzir o seu texto ou usar um serviço automático como o Google tradutor. Recomendo: Translator Widget – um novo tradutor para blogs
  • Evite novas tecnologias: Existem muitas pessoas que usam a internet sem um mínimo de conhecimento ou prática na web. O resultado é que as pessoas pode “se assustar” ao ver algo complexo ou que nunca tenha visto antes. Exemplo: Evite colocar os famosos captchas para verificar se há spam no blog. Utilize um plugin como o Akismet e poupe os seus leitores de trabalho desnecessário.

Não perca ! Dúvidas, sugestões e tudo mais nos comentários, tenho prazer em ajudar 🙂

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Excelente artigo, Emerson! Muito bem exploradas as suas dicas, principalmente no que se refere a taxa de rejeição. O segredo é realmente ter um blog bem organizado e que chame a atenção do leitor para fidelizalo…

    Desejo sucesso!

    • Emerson Felinto

      Olá Claudio, tudo bem ?

      Fico feliz que tenha gostado do post, e gostaria de recomendar um artigo que certamente será muito útil sobre fidelizar leitores(clique em fidelizar leitores). A usabilidade realmente é importante para qualquer blog e fidelizar um leitor, é algo que inclui diversos fatores, mais concordo que um blog organizado pode ajudar.

      Obrigado pelo comentário, ficou joia 🙂