Como aumentar o número de fãs no facebook de seu blog – Guia definitivo

Em tempos que a internet está sendo dominada pelas redes sociais e o tráfego vindo destas redes está cada vez mais importante para os blogs, é algo muito importante ter bons números. Ter muitos seguidores no Twitter ou muitos fãs no facebook faz com que seu blog tenha mais crédito, principalmente com novos leitores. Aprenda HOJE a ter conseguir mais fãs para a página de fãs de seu blog.

Conseguir muitos fãs no facebook não é uma tarefa tão fácil, dependendo do nicho de atuação de seu blog. Blogs de Humor que tendem a compartilhar muitos memes e tirinhas engraçadas que se tornam viral, fazem com que o número de fãs cresça de uma forma incrível. Nós do Escola Sites por muito tempo tivemos mais subscritores do que fãs. Isso é algo incrível, pois uma curtida é algo muito menos formal do que digitar um email e dar permissão para receber emails, com newsletter. Hoje pretendo trazer aos leitores, tudo, ou quase tudo, o que pode ser feito para aumentar o número de fãs de maneira mais rápida.

Popup na página inicial

Muitos blogs estão usando desta estratégia para adquirir mais fãs para sua página de fãs. Vejo o Popup em lightbox, sobretudo, como sendo uma estratégia muito boa para ganhar mais fãs, isso se dá por um fator psicológico, ao fechar o popup e não curtir a página, o visitante está a dizer praticamente que não curti sua página, e isso pode parecer um pouco constragedor para alguns, já que ele estar a ler o seu blog. Alguns blogs estão ganhando bastante em números de fãs, destes cito o Ferramentas Blog e o Otimizar Blog.

Com a ajuda de alguns plugins WordPress você pode usar esta técnica muito facilmente:

Na Sidebar do Blog

Colocar a caixa de fãs do facebook na barra lateral do blog é algo tido como quase obrigatório em minha opinião. O leitor que ainda não é fã de sua página pode se achar atraído por curtir a sua página, sobretudo se aparecer algum amigo na caixa de fãs que já curtiu a referida página. O nosso querido Facebook, faz esse trabalho, mostrando os mais próximos nos ciclos de amizade, ajudando o processo de fidelização. Com relação a esta estratégia, faço apenas uma ressalva, ela irá surtir efeito sobretudo se você der preferência em sua barra lateral, posicionando a mesma na primeira ou segunda posição. O Blog MetaBlog de nosso caro amigo Bruno Simomura faz isso muito bem, dando a máxima prioridade para a caixa de fãs em sua barra lateral.

Compartilhe o que os outros compartilharão

Esta técnica é usada muito bem pelos blogs de Humor, consiste em publicar em sua página, conteúdos em que o leitor se sinta bem compartilhando, seja porque se vê no conteúdo publicado, seja porque se identifica muito com a temática tratada, ou mesmo para incomodar outras pessoas, usadas sobretudo por páginas de times de futebol. No meio de blogs mais voltados para ensino, como os metablogs, vejo o Escola Criatividade, um projeto de Diogo Espinha e Paulo Faustino, como um blog que usa muito bem esta técnica. Esta técnica funciona como um viral, já que a cada curtida ou compartilhamento, o alcance da página aumenta exponencialmente.

Facebook Ads

Realizar campanhas patrocinadas no Facebook é uma estratégia para ganhar fãs de forma incrível. Nós do Escola Sites, realizamos alguns testes e conseguimos ganhar muitos fãs em poucos dias. Uma campanha com pouco mais de 50 reais, nos trouxe mais de 300 pessoas interessadas em nosso conteúdo. Isso faz com que mais pessoas recebam em seus feeds do facebook, o compartilhamento seja maior e mais pessoas acessem a sua página de fãs e consequentemente seu site. Acho o investimento relativamente baixo, com o grande retorno que temos.

 

O quinto episódio do Escolas TV, teve como principal assunto a questão de anúncios no fabebook, o qual recomendo fortemente que todos acessem:  Episódio 5 – Facebook Marketing.

Dominação Social

Há alguns serviços disponíveis na internet que prometem aumentar o número de fãs da noite para o dia. É isso mesmo que você está vendo, funciona da seguinte maneira, você paga um valor X e em 48 ou 72 horas aparecem Y fãs em sua página. Certamente esses fãs de nada acrescentarão com relação a acessos em sua página ou mesmo com relação a compartilhamento de informações referentes ao seu blog. Apenas funcionarão para dar mais credibilidade a sua página de fãs. Certamente alguns desses serviços são farsas, mas uma empresa posso afirmar que atende o que promete, essa é a Dominação Social, com ela você pode por R$ 40,00 ganhar 1000 fãs em 48 horas. Se essa é uma estratégia boa ou não, acredito que cada um blogueiro deve tomar a sua própria decisão.

No final do artigo

Uma estratégia que está dando muito certo aqui no Escola Sites é colocar a caixa de fãs ao fim de cada artigo, antes dos comentários. Quem também usa essa estratégia é o Fabio Vasconcelos do Dinheiro Mais. A caixa possui uma enorme visualização, já que a cada leitura do artigo, antes de visualizar os comentários, o leitor irá visualizar a caixa e poderá ter mais uma chance de dar uma “Curtida” em sua página.

Oferecer conteúdo premium para fãs

Essa estratégia, pode funcionar muito bem, sobretudo se você já possui um grande número de fãs e que são bem engajados, ou seja, compartilham bastante de suas publicações. Existe um artigo publicado recentemente no blog de nosso amigo Iago Melanias que ensina detalhadamente como faz esse tipo de estratégia. Consiste em disponibilizar conteúdos exclusivos para quem já curtiu a página. Isso levará muitas pessoas a curtirem para ter acesso ao material, que pode ser um ebook, fotos, promoções, entre outras coisas.

  • Como oferecer algo em troca do curtir numa página do Facebook – Completo

E você, usa essas estratégias para aumentar seus fãs?

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Arlindo Armando

    Jair, o facebook é a maior rede social da atualidade. Sem dúvidas que investir nela como puder é uma atitude tremendamente inteligente, sendo assim suas dicas realmente foram essenciais. Em breve eu vou investir no facebook ads, pelo que vejo o retorno é fantástico.

    Abraços, Arlindo Armando

    • Jair Rebello

      Arlindo, tenha certeza que o retorno é incrível. O alcance cresce demais conforme o número de fãs também aumenta, é uma coisa incrível. Investir da maneira que for, certamente trará retorno.

      Abraços,

  • Thalles Ramos

    Ótimo post Jair,

    Sem dúvidas o Facebook, pode ser um grande motor para alavancar a popularidade do seu website.

    Parabéns!!!

    • Jair Rebello

      Thalles, acredito fortemente nisso, sempre estou a trabalhar para aumentar o número de fãs das páginas para trazer cada vez mais visitas para o blog.

      Abraços,

  • Bruno Simomura

    Olá Jair

    Gostei muito como citou os exemplos a respeito da página de fãs, e hoje sou um investidor na rede social, e costumo dividir o meu orçamento médio de 500,00 com:

    – Direcionamento para a fã page (com alta segmentação para o ramo de negócios, publicidade, blogging e “renda extra na internet”). Aplico cerca de 50,00 nisso com foco em CPC. O valor fica elevado pela segmentação, mas a qualidade é imensa.

    – Direcionamento CPM para micro nichos (temas voltados essencialmente ao WordPress, Blogger, Tumblr) invisto 50,00 também somente para o público feminino (que por natureza tem mais “curiosidade” para clicar)

    – A mesma campanha acima para o público masculino, mas focado em CPC.

    – Faço micro campanhas de R$35,00 para o meu serviço de intermediação de templates no WordPress (de dólares para reais).

    – Realizo algum direcionamento para postagens específicas, que tenham como base CPA, como Cursos 24 Horas, Polishop, etc…

    – E parte da outra renda utilizo como disseminação para artigos no passado, que tem conteúdo mais curto e o bloco de adsense é visível, ganhando (recuperando parte do anúncio em cliques publicitários internos) e a fidelização de algum tráfego.

    Acredito que a diversividade é bem bacana e você foi um mestre nesse artigo. Obrigado por citar o Metablog e sucesso meu amigo!

    • Jair Rebello

      Bruno, agradeço imensamente a sua disposição em dar a conhecer o seu caso de sucesso aqui no Escola Sites, com certeza veio a aumentar a qualidade do artigo e muito. Sucesso para todos nós.

      Abraços,

    • Bom Bruno, ainda não tenho condições para investir esse valor mensal mas o seu comentário já está em um arquivo texto aqui no meu pc(rs) com certeza me será útil futuramente 😛

      • Jair Rebello

        Demerval,também não possuo os recursos que o Bruno possui para investir em minha página, mas acredito que com 50 reais, ou 100, você já pode ter um ganho bem bacana.

        Abraços,

        • André Luiz

          Bom dia Jair!Tenho uma pagina de fãs no facebook, gostaria de ganhar dinheiro com divulgação, e não tenho esse conhecimento tecnico, não existe alguma empresa que possa dar suporte tecnico, ou até você mesmo não pode me ajudar.Eu tenho o face normal, e tenho a pagina de fã, o normal tem aqueles anuncios ao lado de grande empresas, segundo informação só o face ganha, como poderia ganhar dinheiro com anuncio na pagina normal.E a minha pagina de fã, não tem nenhum anuncio ao lado, pede para colocar, mas eu não consigo.Como eu faço para ganhar fãs, existe empresas que você paga para ganhar fãs, ou existe algum site que e gratuito para ganhar fã.Por favor me ajude nessa, serei muito grato.Bom dia!E se algum pode me ajudar!

          • Jair Rebello

            André, há diversas formas de aumentar o número de fãs de uma página no facebook, você pode comprar fãs ou investir em facebook marketing, que acho que é a forma mais adequada de ganhar fãs e fãs de qualidade.

            Abraços,

          • André

            Obrigado Jair pelo resposta!Agora por me informa qual site que posso comprar, e como funciona facebook marketing, qual e o site que procuro, e como configurar!Bom dia!

          • Jair Rebello

            André, procure pelo site dominação social, lá você pode comprar seguidores, não recomendo, prefiro realizar campanhas no facebook, caso deseje posso lhe auxiliar nisso e cobrar uma taxa, caso deseje aprender procure no google, como fazer anuncios no facebook e certamente irá encontrar algo.

            Abraços,

  • Elias Quintão

    Olá Jair,

    Muito boa sua exposição de como conseguir aumentar o numero de fãs no Facebook, afinal esta rede social já é a que domina o ramo, e só esta crescendo.

    Abraços, Elias Quintão.

    • Jair Rebello

      Elias, de fato o facebook é a rede social que mais acontece o engajamento, e isso faz com que o buzz seja muito grande, por isso acho essencial investir nesta rede social.

      Abraços,

  • Muito bom artigo Jair, eu sinto que tenho muito o que trabalhar no Facebook ainda e esse tipo de artigo acaba sendo bastante instrutivo.

    • Jair Rebello

      Demerval, tudo têm seu início, nunca é tarde para começar a investir, sobretudo no facebook e o retorno é incrível.

      Abraços,

  • Lucas Rolim – Otimizar Blog

    Olá Jair,

    Muito informativo o artigo. Eu venho a tempos pensando em investir no Faceboook, já até tenho uma planilha aqui no meu computador com alguns filtros que pretendo fazer.

    Acredito que você tocou em um ponto importante ao mostrar as várias formas de divulgar a página de fans fora do próprio Facebook, pois vejo muitos blogueiros que tem a ideia que uma página do Facebook deve ser divulgada única e exclusivamente no Facebook.

    • Jair Rebello

      Lucas, investir no facebook é algo que recomendo fortemente. Ter uma página com muitos fãs, faz com que muita coisa seja alcançada, faz com que seu blog tenha mais credibilidade e isso certamente é o que queremos.

      Abraços,

  • Bom, meses atrás o facebook me deu um bonus de 100 reais pra investir no facebook ads, não gostei do resultado.Achei muito mais barato e muito mais eficaz, comprar publicacao de links de posts meus em fanpages de nicho parecido :o)
    Pelo menos no meu caso o resultado foi bem melhor.

    • Jair Rebello

      Mestre, você aplicou para o seu blog de humor?? Acredito que nesse nicho realmente seja melhor fazer parcerias deste gênero e pagar por elas.

      Abraços,

  • Olá Jair,

    Realmente anunciar no Facebook é retorno garantido. A melhor forma que eu encontrei foi usar páginas sanduíche, ou seja, usando o tutorial que o Iago apresentou no blog dele. Acredito que 100 reais por mês esta mais do que bom para anunciar no Facebook no inicio.

    Abs!

    • Jair Rebello

      Fabio, realmente o retorno é muito bom! Você já fez campanhas do gênero? Quais foram os resultados??

      Abraços,

  • Pingback: Dominação Social - Alavanque sua presença nas redes sociais | Escola Sites()

  • Daniel Lemes

    A tática do pop up com lightbox é eficientíssima, pena que alguns de meus leitores tenham reclamado por achar que ela “obriga” a curtir para ver o conteúdo. Tive que explicar que tem um botão para fechar a janela sem curtir =D

    O Modal Dialog achei um pouco confuso, mas estou pensando em implementar algo com mais opções de compartilhamento na janela, como botões de seguir no Twitter e circular no G+.

    • Jair Rebello

      Daniel, realmente a tática é ótima, eu prefiro usar para captar mais leitores para a minha newsletter, pois o tráfego de quem assina e muito melhor do que o tráfego do Facebook além de ainda me dar a chance de fazer uma lista de emails para posterior uso.

      Abraços,

  • Roberto Sabino

    Jair, muito obrigado por compartilhar estas estratégias. Vou testá-las uma a uma e ver qual a melhor para o meu blog.

    Abraços

    • Jair Rebello

      Roberto, fico feliz que as estratégias que eu compartilhei no artigo. Creio que se bem aplicadas estas técnicas podem alavancar e muito suas páginas.

      Abraços,

  • Como aumentar o número de fãs no facebook de seu blog – Guia definitivo http://t.co/1pFyMdvQ via @escolasites

  • VEJA AGORA! : Como aumentar o número de fãs no facebook de seu blog – Guia definitivo http://t.co/hXUdRdin #RedesSociais

  • Pingback: Ganhar dinheiro no Twitter - É possível? | Escola Sites()

  • Rafael

    Olá pessoal, adorei o post
    Vcs podem usar esses sistema para conseguir mais fãs
    http://www.soteles.com.br/facebook
    Faça o teste grátis de 30 dias

    • Jair Rebello

      Rafael, obrigado pela dica, irei testar a ferramenta e quem sabe produzir um artigo sobre a mesma.

      Abraços,

  • Pingback: Como usar o facebook para aumentar as visitas de seu blog()

  • Ótimas dicas para aumentar números de fãs, eu também sugiro que depois de você seguir essas dicas, é relevante criar um concurso para ganhar mais visibilidade na redes. Sendo assim, você pode usar um dos nossos aplicativos para concursos de foto, vídeo entre outros, além de ter todas as instruções e regras, temos recentes posts com exemplos práticos e simples de entender. Então é isso, você pode usar o poder das fotos ou vídeos para promover suas campanhas, e com certeza elas ficaram mais interessantes. Além de tudo isso, você ainda tem a vantagem que o nosso aplicativo ” trabalha” por você, pois ele compartilha automaticamente no mural de cada participante, e isso gera um viral nas redes.
    Veja sobre essas e outras dicas em nosso blog :

    blog.wishpond.com.br

  • gostaria de colocar uma janela popup em meu site para ganhar mais curtidas!
    mas criei ele em dreamwever!
    como faço isso?
    abraço e parabéns

  • Pingback: Aumentar visitas é causar impacto nos concorrentes | Escola Sites()