Como melhorar o desempenho do wordpress

É muito importante para um blog ou site ter um carregamento rápido, tanto para o SEO (Otimização de Sites), quanto para os leitores que muitas vezes não possuem uma boa conexão de internet. Embora o WordPress possua um dos melhores desempenhos dentre os CMS existentes, depois que você já instalou dezenas de plugins e algumas dezenas de posts, o wordpress tende a ficar um pouco mais lento.

Antes de tudo…

Antes de qualquer coisa quero que você entenda a necessidade de realizar pequenos reparos para que o seu site WordPress sempre fique o mais veloz possível. Então porque devemos melhorar o desempenho do WordPress?

Wordpress mais rápido

Melhorar o ranqueamento nos mecanismos de buscas

Muita gente se preocupa com SEO, hoje em dia. A busca pelas melhores palavras-chave e tudo o que cerca esse tema é estudado cada dia mais, mas o que muitas pessoas esquecem é que um dos pontos mais importantes para o ranqueamento é o tempo de carregamento do site. Ter um site lento significa perder posições importantes no ranqueamento.

Melhorar a conversão

É difícil converter visitas em compradores ou mesmo em assinantes com o site lento. Primeiro que boa parte das visitas são perdidas. Em segundo lugar, boa parte dos leitores que entram no site se incomodam pelo fato do site ser lento, a navegação fica cansativa e o usuário rapidamente se dispersa e resolve acessar outra página.

Melhorar a experiência do Usuário

Mesmo os usuários que ficam incomodados com a lentidão no site mas não saem por valorizar o seu conteúdo vão se sentindo mal com uma navegação lenta. Seus leitores agradeceriam se a navegação fosse mais fluída e mais prática.

Agora que você já sabe o porque de deixar o site WordPress mais rápido, vamos ao que pode ser feito para deixar o site wordpress mais veloz.

Otimizar a base de dados MySQL

Todo o conteúdo do wordpress é guardado em uma base MySQL, com o tempo esta base vai ficando mais lenta, para que isso não influencie na velocidade de carregamento de seu blog, otimize esta base, siga estes passos.

  1. Entre no painel de controle de sua hospedagem.
  2. Entre no phpMyAdmin.
  3. Selecione o banco do wordpress.
  4. Clique em Check All e depois na dropbox escolher Optimize table, como mostra a imagem abaixo.

Otimização de Imagens

Há uma grande chance de suas imagens não estarem otimizadas, ou seja, elas estão mais pesadas do que deveriam, existem algumas boas ferramentas para fazer esse serviço sujo. Alguns dos melhores são estes:

  • PunyPNG – para comprimir imagens .PNG, .JPG e .GIF;
  • JPEGmini – para comprimir imagens JPG.

Outra coisa que você nunca deve fazer é postar uma imagem em alta resoluçao para depois mostrá-la em 400×300, além de deixar o carregamento da página mais lento, você ainda vai ocupar espaço na sua hospedagem que não é necessário.

Eliminar/Limitar as revisões dos artigos

O WordPress possui uma funcionalidade bem interressante que são as revisões. Se usadas com expertise ela vai lhe ajudar muito, mas pode atrapalhar muito o carregamento de sua página. Você pode eliminar todas as revisões de seu wordpress em poucos segundos, pois você provalvemente nunca mais vai utilizá-lo.

Execute o código SQL (abaixo) no phpMyAdmin: DELETE FROM wp_posts WHERE post_type = “revision”;

Depois disso abra o arquivo wp-config.php e copie a seguinte instrução: define(‘WP_POST_REVISIONS’, false);

Nós da [7 Desenvolvimento], gostamos de sempre deixar algumas revisões, ou seja, limitamos as revisões, pois sempre pode acontecer algum acidente e as revisões vão estar lá para lhe salvar, para isso copie a seguinte instrução no mesmo wp-config.php: define(‘WP_POST_REVISIONS’, 3);

Usar plugin de Cache

Outra dica que vai tornar seu site mais rápido é o uso de algum plugin de cache, existem muitos, use apenas um e seu site irá ficar muito mais rápido. Um plugin de cache, faz com que seu site seja carregado semelhantemente a um site HTML, pois o plugin faz as consultas ao banco e gera esses arquivos periodicamente e não sempre que o usuário acessa o site.

Nós da [7 Desenvolvimento] utilizamos o Quick Cache, pela sua facilidade na configuração.

Mantenha os SPAMMERS longe do seu site

Todo mundo já recebeu um e-mail SPAM. Hoje mesmo você já deve ter recebido. Além de enviar e-mails indesejados eles também aproveitam os espaços de comentários nos blogs para deixar suas mensagens, lincando para sites duvidosos. Existem sites que recebem cerca de 100 comentários SPAM por dia, todos estes dados são guardados pelo WordPress, imagina isso em anos de blog… O que pouca gente sabe é que existem plugins que detectam estes comentários com conteúdo classificado como SPAM e deixa o comentário em uma lista negra, que é apagada de tempos em tempos.

Eu recomendo o uso do Akismet, falo um pouco deste plugin neste link.

Remova plugins desnecessários

Um dos fatores mais incríveis do WordPress é a quantidade de plugins existentes. Isso faz com que muitos blogueiros acabem por exageram no uso e instalam dezenas de plugins que muitas vezes são dispensáveis. Dê uma checada em sua instalação WordPress e verifique se realmente precisa de todos aqueles plugins.

Os plugins fazem com que o WordPress fique um pouco mais pesado, além de carregar alguns scripts que fazem com que o site demore mais para carregar.

Conheçe outras dicas para melhorar o desempenho do WordPress? Deixe seu comentário!

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Diego Gibbs Pulesanderu

    Após ter instalado o programa, execute ele e clique no botão Browser assim como mostra na foto abaixo Abra o arquivo .

  • Jose Brickman d

    Magrela e frágil, meu corpo deve ser um adendo dessa outra coisa que identifico como minha pessoa.

  • Ryan Salisburry 2

    Depois o gerente faz a seguinte conta se a “estimativa”

  • Pingback: Tenha backup de seu blog e não perca seu trabalho | Escola Sites()

  • Boa Tarde

    Jair

    Primeiro desejar muito sucesso para seu blog, o conteúdo é de excelente qualidade e está ajudando muitos blogueiros.
    Já utilizei a maioria das dicas acima, mas se eu edito o arquivo wp-config.php do WordPress e salvo, depois que eu faço a troca via upload ao acessar o painel do WordPress da erro, portanto desisti dessa opções, mas durante a semana utilizo o comando SQL para limpar as informações de revisão.

    Poderia tirar uma dúvida ao utilizar o plugin de cache, verifiquei que as visualizações do artigos não são atualizado, funciona assim mesmo?
    Se eu utilizar o Jetpack o problema será resolvido?

    Um Abraço

    Roberto

    • Jair Rebello

      O cache, realmente é algo complicado neste aspecto, tente limpar o cache sempre que necessário, ou use o WP Super Cache, ele não causa este problema. Com relação ao comando de não salvar revisões, tente verificar se os erros não são devido ao uso das aspas.

      Abraços,

  • denis

    otimo texto, parabens

    mais gostaria de indicar este artigo para divulgação de site em buscadores no link http://www.divuxx.com/divulgar-diretorios-de-sites-e-buscadores/

    • Jair Rebello

      Denis, obrigado pelos elogios.

      Abraços,

  • Parabéns excelente artigo.
    Com as dicas acima resolvi o problema de lentidão do meu blog.
    Agradeço por ter colocado esta dica.
    Abraço!

  • Pingback: Como fazer um blog diferente e se destacar dos concorrentes‏ | Escola Sites()

  • Tá Liberado

    Belas dicas vou usar algumas no meu site e vamos ver o rendimento se vai melhorar.
    Obrigado

  • Olá Jair

    Vou aplicar essas funcionalidades no blog.
    Afinal, muitos entram com conexão discada e a lentidão é notada nesses casos.
    Muito obrigado pelas dicas.

  • Gladstone Buarque

    Cara, está de parabéns, voce é objetivo em seus comentários.