Como criar templates wordpress – Parte 01

Ano passado iniciamos um projeto que pretendia ensinar nossos leitores a criar templates wordpress, acabamos por não completar o nosso objetivo por inúmeros contratempos mas podemos perceber que a receptividade foi ótima e estamos agora retomando o projeto. A partir de hoje (10/10/2013) iremos ensinar pessoas a como criar templates wordpress. Nesta série você vai ter um passo a passo de como realizar a criação de templates para a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada em todo o mundo que é o wordpress. Aqui você poderá analisar e implementar todas as fases de construção de um template wordpress.

Os templates wordpress são uma fonte de renda para muitas pessoas, inclusive esse que vos fala (digita). Já criei dezenas de templates wordpress e algumas pessoas como eu ganham a vida criando templates para esta plataforma. Muitas pessoas me procuram para saber como editar ou mesmo criar um template e resolvi criar esta série com artigos separados e que ao final da série lhe darão o conhecimento necessário para criar ou mesmo editar um template WordPress.

Caso não queira perder nenhum artigo e queira receber dicas e novidades exclusivas sobre criação de templates wordpress sugiro que coloque seu e-mail abaixo, para que eu lhe mande as informações em primeira mão.

[captacao_templates]

O que irei aprender nesta série sobre criação de templates wordpress?

  • Estrutura HTML válida e lógica que pode ser usada em qualquer template ou mesmo site;
  • Principais funções wordpress para a criação de templates;
  • Estilização de comentários;
  • Áreas para widgets;
  • Menus personalizados;
  • Otimização para os mecanismos de buscas;
  • CSS necessário para que o template fique otimamente apresentado;
  • Outros aspectos relevantes na criação de templates wordpress.

No final do artigo você será capaz de criar um template wordpress do zero para o seu blog com os principais recursos ou mesmo editar aquele template que você gosta mas que não combina muito com seu público alvo, vamos em frente que a caminhada é um pouco longa.

templates wordpress

Ferramentas necessárias para o desenvolvimento de templates wordpress

Antes de iniciar qualquer desenvolvimento, precisamos de algumas ferramentas, no caso de templates wordpress você não precisará de muitas coisas e todas elas você poderá encontrar de forma gratuita pela internet, entenda que sem qualquer uma destas ferramentas o processo de desenvolvimento não será possível então vamos a elas.

Servidor de testes (WAMP, XAMPP, MAMP, LAMPP)

Realizar o desenvolvimento de um template wordpress diretamente em um servidor de internet é complicado pois faz com que o desenvolvedor edite os arquivos e precise sempre enviar via FTP para o servidor para então testar as mudanças realizadas. Muito melhor seria conseguir editar os arquivos e poder testar instantaneamente em nosso computador. Para isso basta instalar 3 aplicativos são eles: Apache, Mysql e o PHP.

O Apache é um servidor de aplicação, com ele temos um aplicativo “escutando” portas HTTP e fazendo com que as páginas web sejam enviadas para o navegador do usuário para que sejam exibidas. O Mysql é um servidor de banco de dados e irá guardar todas as informações de nosso blog, como artigos, páginas, opções de tema e muito mais, não há como ter um blog em WordPress sem uma base de dados. O PHP é a linguagem que o wordpress utiliza e precisamos de um interpretador, para que ele transforme o que iremos programar para uma linguagem HTML, a linguagem que os nossos navegadores entendem.

Instalar estes softwares separadamente e configura-los para que funcionem corretamente é complicado, pelo menos para quem está começando. Sorte nossa é que criaram aplicativos que são pacotes com os três aplicativos totalmente configurados, basta clicar em um botão instalar e tudo estará funcionando. Para o windows considero o WAMP (http://www.wampserver.com/en/) e o XAMPP como os melhores e suas variações para linux(LAMPP) e Mac(MAMP).

WordPress

Precisaremos do WordPress para que possamos testar na prática o que estamos fazendo, basta ir ao site oficial do wordpress e realizar o download da última versão disponível (http://br.wordpress.org/).

Conteúdos de testes

Para que possamos navegar entre artigos, páginas, categorias, ver comentários e outras funções do wordpress precisamos ter conteúdo. Você pode criar este conteúdo, criando artigos fictícios ou pode importar uma base já pronta, das muitas que existem disponíveis na internet.

Um que pode ser utilizado é este: (http://churchcrunch.com/wp-content/uploads/2008/12/churchcrunch_wordpress_dummy_data.zip)

Um bom editor de texto

Geramente quando estamos iniciando no desenvolvimento web, estamos propensos a escolher ferramentas mais robustas e que facilitam a vida do programador em alguns aspectos, um exemplo de ferramenta assim é o Dreamweaver. As facilidades apresentadas podem ser prejudicial e o desenvolvedor iniciante acaba criando códigos automáticos que nem sabe bem como funcionam. Recomendo sempre a utilização de um editor de texto simples apenas com marcação de sintaxe, o NotePad++ e o Sublime Text(http://www.sublimetext.com/) são exemplos de boas ferramentas para este fim, sendo que o que mais gosto certamente é o SublimeText.

Navegador Web

Precisamos de um navegador web para poder testar na prática o que estamos desenvolvendo. Procure escolher navegadores que obedecem os padrões de desenvolvimento web moderno. Exemplos destes são o Chrome, Mozzila Firefox, IE10 e o Opera. Nada de usar versões antigas do Internet Explorer, isso só lhe trará problemas.

HTML E CSS

Você deve estar preocupado se não possui conhecimentos avançados em HTML ou CSS. Certamente um conhecimento prévio irá lhe ajudar bastante no processo de desenvolvimento mas não é um requisito. Faça um esforço para pesquisar sobre estes assuntos para ter uma base se não possuir muitos conhecimentos mas não se preocupe tentaremos expor os assuntos de forma bem didática.

PHP

Semelhantemente a HTML e CSS, seria ótimo se você já possuisse conhecimentos sólidos sobre a linguagem mas não se preocupe iremos expor o PHP de forma suave e você pode ir aprendendo conforme o curso avança.

E aí vamos começar?

Este primeiro artigo possui o intuito de apresentar o curso como um todo. No próximo artigo já iremos por a mão na massa e começar a instalar as ferramentas e então começar a criar nosso template wordpress, espero te ver em todos os artigos. Se você já possui uma dúvida sobre o curso e gostaria de sanar por favor, deixe seu comentário abaixo. Se possui algum assunto que não podemos deixar de mencionar também deixe nos comentários.

Não esqueça de se increver para receber os artigos do curso em primeira mão:

[captacao_templates]

Comente, o curso é seu.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Boa iniciativa, vc está de parabéns…

    • Jair Rebello

      Lindomar, agradeço seu comentário, estamos em busca de ensinar pessoas a criar melhores templates. Já se inscreveu?

      Abraços.

  • Vindo de você, já era de se esperar algo como isso, acredito que será de grande valia e muita qualidade, parabéns pela iniciativa Jair!

    • Jair Rebello

      Ayrlonn, obrigado pelas palavras, espero que siga o curso. Abraços.

  • Adriano

    Parabéns e obrigado, precisamos viver em constante atualização, é como música…

    • Jair Rebello

      Adriano, de nada. Espero que esse curso ajude pessoas como você.

  • Wilde de Almeida

    Que ótimo, Jair, agora, acredito poderei conhecer um pouco mais tecnicamente como um blog funciona e o que fazer com ele. obrigado.

    • Jair Rebello

      Wilde, certamente você aprenderá bastante acompanhando este curso.

      Abraços.

  • Muito boa sua iniciativa, pois tentei me inscrever no WordPress e achei muitas dificuldades, por exemplo, senha, criar um blog. com este curso estarei apta .Obrigada. E’ enorme ajuda.

    • Jair Rebello

      Maria, tentaremos sanar essas dúvidas durante o curso.

      Abraços.

  • Ja estou inscrita no Curso..

    • Jair Rebello

      Maria, espero que aprenda mais e mais.

  • Olá….. que bom que está de volta. Sempre acompanhei seu trabalho. Força e fé….Sucesso!!!

    • Jair Rebello

      Léo, também estou feliz. Espero você no curso.

      Abraços.

  • Olá Jair,

    Obrigada pelo convite e Parabéns pela iniciativa.
    Sucesso!!
    Tenho uma dúvida. O meu sistema operativo é o Windows 7 – Home Premium de 64 bits, qual Wamp devo baixar?
    Obrigada. 🙂
    Não tenho conhecimentos nenhuns de css, php, nem de apaxe ou de mysql… De HTML, entendo um pouco.
    Obrigada.

    Abraços

    • Jair Rebello

      Cris, instale a versão 64bits.

      Abraços.

      • Olá Prof. Jair!

        Antes demais nada, obrigada por me responder. Só que tenho novas dúvidas, as minhas desculpas… Sou leiga no assunto, mas estou seriamente interessada em aprender a criar templates e criar sites.

        Ainda em relação ao Wamp Server, qual destes 3 Wamp Server devo instalar, considerando que tenho o Windows 7 – Home Premium de 64 bits, RAM 4 GB?

        Wamp Server (64 Bits & Php 5.4) 2.4
        – Apache : 2.4.4 MySQL : 5.6.12 PHP : 5.4.12 PHPMyAdmin : 4.0.4 SqlBuddy : 1.3.3 XDebug : 2.2.3

        Ou…

        Wamp Server (64 Bits & Php 5.3) 2.2E
        – Apache 2.2.22 – Mysql 5.5.24 – PHP 5.3.13 XDebug 2.1.2 XDC 1.5 PhpMyadmin 3.4.10.1 SQLBuddy 1.3.3 webGrind 1.0

        Ou…

        Wamp Server (64 Bits & Apache 2.4) 2.2E
        – Apache 2.4.2 – Mysql 5.5.24 – PHP 5.4.3 XDebug 2.1.2 XDC 1.5 PhpMyadmin 3.4.10.1 SQLBuddy 1.3.3 webGrind 1.0

        O browser que uso é o Internet Explorer 10 e o Chrome, mas prefiro o IE.

        Devo baixar já e instalar o WordPress no pc, os conteúdos de testes e também o editor Sublime Text?

        Qual o melhor para quem está a iniciar?

        Postei hoje um artigo a divulgar o teu curso. Espero que tenhas muitos alunos. Aqui fica o link:

        http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2013/10/gratis-curso-criar-templates-wordpress.html

        Obrigada. 🙂

        • Jair Rebello

          Cris, instale a primeira versão citada. No próximo artigo iremos comentar sobre a instalação do Wamp.

          Abraços.

  • paulo roberto meirelles 63 Parabens garoto! Vç é retado mesmo!!!

    • Jair Rebello

      Obrigado Paulo.

  • Jair, Parabéns!
    Gostaria de saber se nesse curso aprenderemos a inserir um optin no header do template. No meu caso, no http://marketingparafotografos.com.br consigo trocar a caixa search pelo optin no header. ?

    Abs
    Leo

    • Jair Rebello

      Leo, acredito que isto seja um caso bem específico. Talvez uma consultoria a respeito disto seria melhor.

      Abraços.

  • Manassés Silva

    Ótima dica para quem está entrando na Blogosfera e não tem muito conhecimento. Adquiri um produto na Internet de um Pseudo “Guru” com muitos anos de Internet e no meu primeiro problema ao criar o Site/blog na plataforma WP (estava dando erros nas páginas) o pseudo Guru não soube me ajudar…Lamentável. será de grande valia seus artigos, Parabéns pela iniciativa. Forte Abc. e sucessos.

    • Jair Rebello

      Manassés, pode dar uma força na divulgação, passando um e-mail para a sua lista?

  • Pingback: Curso de Criação de Templates para WordPress | CriarSites.com()

  • sergio murilo

    quero montar um site de vendas mas alem de não ter recursos no momento eu ainda sou muito fraco na net…por favor como posso criar meu site urgente e colocar no ar pra funcionar…o resto é comigo…..preciso site para vender pois vou trabalhar com produtos sex shop e cosmeticos em geral……me ajude.

    • Jair Rebello

      Sérgio, respondi via e-mail sua solicitação.

  • Obrigado Jair, esse é um dos sonhos meus, aprender a criar Templates WordPress, mas ainda não pude fazer um curso sobre isso. Creio que vai ser muito útil, acredite. Obrigado pela disposição e iniciativa em ajudar. Terá suas recompensas. Abraço

    • Jair Rebello

      Isaias, espero que acompanhe o curso.

      Abraços.

  • Asahaki

    Jair Rebello, que iniciativa maravilhosa. Ensinar pessoas leigas de maneira gratuita.
    Uma pessoa como eu, leigo no assunto, finalmente posso apreender a criar WordPress.
    Obrigado Jair, muito sucesso para você.

    • Jair Rebello

      Asahaki, obrigado vamos juntos.

      Abraços.

  • Marcelo Cardoso

    Muito bom vai ser esse curso, ótima iniciativa. parabéns

    • Jair Rebello

      Marcelo, que bom que gostou, vamos em frente.

  • Paulo Fernando Cançado

    Primeira vez aqui. Pergunta: o curso é gratuito ou tem algum custo?

    • Jair Rebello

      Paulo o curso é totalmente gratuito.

  • Rodolfo

    Agradeço pela oportunidade de ter acesso ao curso. Gostaria de saber se haverá um tópico ensinando como e onde podemos traduzir alguns termos dentro dos temas – exemplo: search, read more, comments, etc (tem temas que não tem como editar no painel próprio de configurações). [ ]’s

    • Jair Rebello

      Rodolfo, temos um artigo apropriado para o assunto. Infelizmente não iremos discutir este assunto no curso.

  • Josias Figueiredo

    Jair, a sua iniciativa é grandiosa. Parabéns!!!

    • Jair Rebello

      Josias, grato pelo seu elogio. Vamos juntos.

  • Parabéns pela iniciativa Jair, realmente é difícil encontrar material assim..abraço

    • Jair Rebello

      Fernando, estamos preparando um material ótimo para ensinar todos a criar templates.

      Abraços.

  • Michael

    Estão de parabéns adorei mesmo espero poder aprender muito com Vocês!

    • Jair Rebello

      Michael, espero que realmente esteja gostando.

      Abraços.

  • Me inscrevo com grande expectativa, obrigado pelo convite.

    • Jair Rebello

      Iranildo, esperamos que suas expectativas sejam alcançadas.

      Abraços.

  • Pingback: Curso Grátis: Como Criar Templates Wordpress()

  • Estava mesmo a procura de aprender a criar um template. Acredito que vou aprender, pois já vi as suas criações e gostei.
    Estarei com você para aprender.
    Abraços.

    • Jair Rebello

      Edvaldo, obrigado por nos acompanhar.

      Abraços.

  • clubtorrentbrasilauro Moraes

    Olá Jair. Muito boa iniciativa, más tenho uma pergunta.
    Este template que será criado no curso será “responsivo” ou será voltado para um ecrã de 1024???

    • Jair Rebello

      Moraes, ele será sim totalmente responsivo.

      Abraços.

  • nelitog

    Estou dentro e sei que vem coisa boa. Aliás tem sido a marca da Escola. Parabéns Jair

  • Camilo Cruz

    Bom dia!
    Bora fazer o curso!!!
    Parabéns pela iniciativa, Jair Rebello!!
    Abração!