Como criar templates wordpress – Parte 03

Esse artigo é parte do Curso de criação de templates wordpress, caso ainda não esteja inscrito, por favor confirme sua assinatura agora mesmo, é grátis. Depois de instalar o WampServer em nosso computador para usar para realizar testes, vamos aprender a instalar o WordPress em nossas máquinas para enfim conseguir iniciar o desenvolvimento do template em si. Peço compreensão dos leitores com mais conhecimentos na plataforma, toda essa introdução que estamos fazendo visa o melhor desenvolvimento do curso, já que ensinando a realizar estes passos, não precisaremos retomar o assunto no meio do curso para ensinar aqueles leitores menos avançados. Vamos em frente.

Instalar o WordPress localmente

Depois de instalar devidamente o Wamp e iniciar o serviço, como mostrado na figura abaixo, é hora de iniciar a instalação do WordPress. Vale lembrar que alguns aplicativos podem estar utilizando a mesma porta que o Wamp irá utilizar por padrão que é a porta 80, um dos aplicativos que podem ocupar esta porta é o Skype, para resolver o problema basta finalizar o aplicativo e clicar em “Restart All Services”, depois você pode iniciar o Skype normalmente.

inicializar-servico-wamp

Criação do banco de dados para o WordPress

Para que criar o banco de dados para a utilização do WordPress, você deve acessar o PHPMyAdmin, que é um gerenciador de banco de dados que já vem integrado ao Wamp, vá até o ícone do Wamp na barra do Windows, clique e depois selecione a opção PHPMyAdmin, irá abrir uma aba de seu navegador, solicitando login e senha do MySQL, por padrão o login é root e a senha deixe em branco, como mostrado na tela abaixo:

login-phpmyadmin

Depois de realizar o login, clique na opção Banco de Dados, em seguida coloque o nome do novo banco de dados na caixa de texto, assegure-se de escolher um nome para o banco de dados o qual lembre, pois precisaremos desta informação quando formos instalar o WordPress. Clique em Criar.

Download e instalação do WordPress

Agora iremos realizar o download do WordPress e a sua instalação. Para baixar vá até o site oficial do WordPress (http://br.wordpress.org/), depois de realizar o download, extraia os arquivos e mova para a pasta C: > wamp > www, por padrão, todos os arquivos vão estar dentro de uma pasta chamada wordpress, o que você pode alterar se for necessário.

Abra seu navegador no endereço (http://localhost/nomedapasta) e a seguinte tela será mostrada:

instalacao-wordpress

Mais uma tela será mostrada, demonstrando algumas informações a respeito das configurações do WordPress, clique no botão Vamos lá.

Agora é hora de colocar as informações relativas ao banco de dados que acabamos de criar, será mostrada uma semelhante ao que será mostrada a seguir, preencha os dados da mesma forma, é o padrão para servidores locais.

instalacao-wordpress-2

Depois desta tela, clique em Instalar, um botão que irá aparecer se todas as informações relativas ao banco de dados estiverem OK. Na tela seguinte você fará a configuração do seu novo site WordPress, preencha os dados como nome do blog, login, senha. Escolha estes dados de forma que não esqueça de seu login e senha, eles serão necessários para que possamos administrar o WordPress.

Agora, basta realizar o login e correr para o abraço, seu WordPress está instalado em sua máquina. Depois de três artigos temos nosso ambiente de testes totalmente configurado e podemos começar o desenvolvimento em si. Aproveite para baixar um dos bons editores de texto que indicamos no primeiro artigo da série para que você esteja preparado para o próximo artigo em que vamos iniciar o desenvolvimento propriamente dito, vamos criar nosso arquivo de CSS principal e a página principal do template.

Comente, o curso é seu

Não deixe de deixar seu comentário, seja com opiniões sobre os artigos já publicados, seja com dúvidas e sugestões para a continuidade da série, esperamos que esta série esteja da forma que você espera.

Não deixe de compartilhar estes artigos da série e convidar seus amigos para o curso. Artigos indicando o curso em seus blogs também são bem vindos.

Até já.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Alex Sandro

    Olá Jair , parabéns pela sua dedicaçao! olha segui conforme você postou , mas quando crio o banco de dados e mando enviar dá essa mensagem aqui: “Não foi possível selecionar o banco de dados” .

  • Marcelo Cardoso

    Olá Jair venho mais uma vez lhe dar os parabéns, pelas aulas bem explicada passo a passo esta dando tudo certo Valeu mesmo Abraços

    • Jair Rebello

      Marcelo, que bom que está ocorrendo tudo bem até agora.

      Abraços.

  • Marcelo Cardoso

    Olá Jair com esse curso posso criar outro Sites ou Blogs, com os programas que tenho instalado no meu PC. Obrigado

    • Jair Rebello

      Marcelo, pode sim.

  • O meu acontece igual ao caso do Alex Sandro “Não foi possível selecionar o banco de dados” , parabéns pelo curso eu estou aprendendo muito ,obrigado .

  • Olá Jair,

    Estava tudo a correr bem, mas na configuração para o wordpress da erro.

    Fiz como mostrava a imagem aqui da aula. Tentei três vezes sem sucesso. Então tentei fazer o seguinte:

    Servidor do banco de dados: (o nome do banco de dados que criei), novamente deu erro. Então deixei no Servidor do banco de dados: localhost e no Nome de usuário, coloquei o nome do meu banco de dados criado. Voltou a dar erro… 🙁

    No erro diz o seguinte:

    Não foi possível selecionar o banco de dados

    Foi possível conectar o servidor de banco de dados (o que significa que os seus nome de usuário e senha estão ok), mas não foi possível selecionar o banco de dados wordpress.
    •Tem certeza que este banco de dados existe?
    •O usuário root possui permissão para usar o banco de dados wordpress?
    •Em alguns sistemas o nome do seu banco de dados possui como prefixo o seu nome de usuário, portanto ele seria algo como username_wordpress. Pode ser este o problema?

    Se você não sabe como configurar seu banco de dados você deveria contatar o seu servidor. Se nada der certo, você pode encontrar ajuda nos Fóruns de Suporte do WordPress.

    Botão: Tente Novamente

    Como resolver?

    Quanto aos editores escolhi o sublimetext. É para instalar já?

    Obrigada.

    Parabéns pelas aulas.

    Abraços,

    Cris Henriques

    • Jair Rebello

      Cris, pode instalar sim o sublimetext. Quanto ao erro, vamos lá. Você criou um banco de dados no PHPMyAdmin, você deve colocar o mesmo nome na configuração do WordPress. no usuário você deve colocar root e na senha deixar vazia, o endereço do host é localhost mesmo.

      Abraços.

  • Orozimbo Rosa

    Olá Jair, parabéns pela iniciativa.

    Tal como relatado, também não estou conseguindo finalizar o processo, pois na criação do banco e dados vem a mensagem (já citada). Utilizo o Wamp Server. Li algo sobre haver alguma incompatibilidade sobre a instalação em processadores 64bits (meu caso) no Windows 8. Confirma este fato?

    Abraços!

    • Jair Rebello

      Orozimbo, não conheço esse detalhe de problema no windows 8. Qual o problema que você esta tendo de fato?

  • Marcelo Cardoso

    Olá Jair tudo bem, tinha o Skype no meu pc, e desinstalei ele para não dar conflito, mas quero instalar de novo tenho que mudar a porta do meu programa que instalei através do curso vi algumas informações na Internet para mudar a porta de entrada para não dar conflito. o que vc me recomenda e como fazer. Obrigado

    • Jair Rebello

      Marcelo, não havia necessidade de desinstalar o Skype. Você só precisa fechá-lo antes de iniciar o wamp e depois pode iniciá-lo normalmente, você pode também mudar a porta de funcionamento do wamp, mas isso é um pouco complicado pra você que tá começando.

      Abraços.

  • José Hilario

    Não entendi o que devo digitar no nomedapasta, qual pasta? (http://localhost/nomedapasta), e quando baixei o wamp foi me solicitado que devia ter no pc o visualv++2010 sp1 redistributable package x 86 ou x 64, onde encontro isto?

    • Jair Rebello

      José, deixe como padrão, nomedapasta sendo wordpress. Antes de fazer o download do Wamp você recebeu uma mensagem informando que devia instalar este pacote. Agora procure na internet que você encontrará na página da microsoft.

      Abraços.

  • O Jair já é a terceira aula? Não seria a segunda?

    • Jair Rebello

      Edvaldo, essa é a segunda aula de fato, mas tivemos uma primeira que foi a apresentação do curso.

      Abraços.

  • Denis Roger Soeltl

    Muito bom Jair, obtive exito em todos os passos até aqui, estou esperando ansiosamente pela próxima aula, meus parabéns pelo trabalho,
    um grande abraço

    • Jair Rebello

      Denis, que bom que conseguiu seguir tudo até então. Parabéns.

      Abraços.

  • Dario

    Estou muito contente apesar de minha falta de conhecimento ,ate aqui consegui acompanhar todos os passos. Muito obrigado e parabéns pela iniciativa…!!!

    • Jair Rebello

      Dario, fico feliz que esteja conseguindo acompanhar.

      Abraços.

  • Jair como você falou, segui passo a passo e saiu tudo direitinho. A quanto o erro do pessoal é justamente por não lembrarem do nome do banco criado por eles no PHPMyAdmin, então vc posta novamente essa parte em que o pessoal aí esqueceu. Pra mim deu tudo certinho obrigado jairr!

  • Configurei tudo direitinho porém a mensagem aparece: Para permitir o uso desta página e reparar automaticamente problemas no banco de dados, adicione a seguinte linha ao seu arquivowp-config.php . Quando esta linha for adicionada à sua configuração, recarregue esta página.

    define(‘WP_ALLOW_REPAIR’, true);
    Porque?