Devo usar uma hospedagem grátis?

Quando criamos o ebook 10 soluções para criar um site grátis indicamos no material algumas soluções de hospedagens gratuitas, o Emerson também fez um artigo inteiro indicando uma hospedagem gratuita. Acontece que muitas pessoas se enganam e utilizam estas hospedagem para projetos maiores, projetos mais sérios e definitivamente esta não é a finalidade, neste artigo iremos revelar o porque você NÃO deve utilizar uma hospedagem gratuita para seus projetos.

hospedagem

Utilize hospedagens gratuitas para testes

Muitas vezes precisamos de uma hospedagem, simplesmente para testar um template novo, um plugin ou mesmo verificar o potencial de um certo nicho de mercado, neste caso não vale a pena pagar uma nova hospedagem ou sobrecarregar a hospedagem atual para isso, vale mais a pena utilizar uma hospedagem totalmente gratuita e realizar os testes necessários.

Hospedagens grátis são muito compartilhadas

Quando utilizamos uma hospedagem tradicional ela é compartilhada com outras pessoas em um mesmo servidor, isso faz com que o seu desempenho não seja tão bom quanto uma hospedagem dedicada, neste caso estamos falando de pessoas que pagam todos os meses para utilizar aquele servidor e estas empresas se preocupam, ou deveriam se preocupar, com a quantidade de sites hospedados em um mesmo servidor para oferecer o mínimo de qualidade no serviço.

Quando utilizamos uma hospedagem grátis, podemos estar certos de que milhares de outros sites estão rodando também naquele servidor e isso faz com que os mesmos se tornem lentos, fazendo com que o desempenho não seja nada bom. Logo você terá problemas de lentidão em seu projeto hospedado em um servidor grátis.

Suporte de qualidade

No brasil, temos uma dificuldade enorme com as hospedagens quando o assunto é suporte, mesmo pagando temos problemas para ter um bom suporte, aqui no blog a única hospedagem que recomendo pelo ótimo suporte é a HOSTGATOR. Agora imagine você sem pagar nenhum centavo, se você tiver algum problema será que a hospedagem terá preocupação em lhe dar um suporte digno? Eu creio que não. Já vi casos de pessoas perderem um projeto inteiro porque a hospedagem grátis não tinha backup do conteúdo do projeto, certamente não foi nada bom.

Conclusão

Tentei passar alguns pontos para que você mesmo tire suas conclusões quanto ao uso de hospedagens grátis. Para um projeto sério acredito que se deva realizar investimentos para que o mesmo traga o retorno aguardado. Acredito que estas hospedagens podem ser usadas em diversas situações mas é necessário ter em mente que quando o projeto se torna mais sério, você deve ter segurança de onde está guardando seus dados.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Olá Jair no início usei hospedagem grátis sem contar que chegou a ser cancelada sem aviso, esta é uma das desvantagens cruel de hospedagem grátis, hoje tenho meu blog profissional e já obtive ótimos resultados e não param. Obrigado pelas dicas .Abraço!

    • Jair Rebello

      José, este é um perigo dos grandes, obrigado por seu depoimento, certamente irá advertir, quem insiste nesta prática.

      Abraços.

  • Olá grande Jair, os pontos negativos de uma hospedagem grátis são tão grandes que simplesmente não podemos confiar nestas empresas, até mesmo por que se elas excluírem nosso site não podemos fazer nado. A Hostgator oferece serviços profissionais a preços baixíssimos para construirmos nossos empreendimentos, acredito que isto vale apena!

    • Jair Rebello

      Lázaro, certamente estas hospedagens devem ser usadas apenas em testes e não para blogs em produção.

      Abraços.

  • Olá Jair,
    Eu ainda uso a hospedagem grátis, mas apenas como um auxilio para os meus projetos, no caso dos tutorias. Eu sempre recomendo as hospedagens pagas por causa dos serviços ruins das grátis.
    Valeu pela dica.

    • Jair Rebello

      Euripedes, para testes o uso é válido.

      Abraços.

  • Eu não recomendo o uso de hospedagens grátis, apenas a hospedagem do Blogger, pois sei que não terei problemas com ela.

    Abraço!

    • Jair Rebello

      Jorge, o Blogger é um caso a parte, estão nos servidores do Google, neles podemos confiar.

      Abraços.

  • Jair, um amigo blogueiro perdeu em torno de 25 artigos do seu blog que estava hospedado em um host gratuito, ao contactar o suporte, foi informado que não havia backup.

    Depois de sofrer essa perda, meu amigo me deu ouvidos e agora tem uma hospedagem profissional com ótimo suporte, com backup, tudo direitinho.

    Tem gente que só aprende quando perde!

    Parabéns pela abordagem do assunto!

    Abraços!

  • a hospedagem gratuita só é boa quando é usada para alguns testes, mas não para conteúdo permanente mesmo, é algo provisório. ela é tão cheia de limitações que eu nunca perdi tempo procurando uma gratuita e ja parti diretamente para a paga e nunca tive dor de cabeça

  • Olá Jair.

    Tenho algumas duvidas.

    Existe alguma influência positiva no trafego no caso de uma hospedagem paga?

    No meu caso eu uso o Blogger, se eu contratar um plano de hospedagem, o meu blog terá maior desempenho?

    Abraço

    • Jair Rebello

      Aldenir, como você usa o blogger, não há como hospedá-lo em outro servidor sem ser o do google.

      Abraços.

  • Não há dúvidas que hospedagens/hosting baratas ou grátis tem alguns inconvenientes.

    Ela pode arruinar o seu negócio ou roubar centenas de dólares.

  • Já tive sérios problemas com hospedagem grátis nunca mais agora uso a hostgator e tenho controle de tudo.

  • Realmente,existem muitos perigos em hospedagem grátis,a única que confio é no Blogger(mesmo assim faço backup em cada novo post),mas em caso de empresas,lojas virtuais,precisa ser uma hospedagem paga e antes de contratar,a pessoa deve fazer uma pesquisa em sites de reclamações(assim saberá qual as maiores reclamações se houver),excelente post.

  • Marcelo

    No começo a pra usar tranquilo mas assim que teu site crescer um pouco pague uma, se acha até por R$ 5,00 mas vlw a dica vai ajudar bastante.

  • Excelente artigo… o uso deve mesmo ser para aprendizado e testes de templates, plugins, etc…pois o serviço é inseguro e instável…corre-se o risco de perder todo seu trabalho a qualquer momento sem garantias…

    • Jair Rebello

      Divulgar, é justamente isso que acho.

      Abraços.