5 dicas que aumentam em 127% a conversão de uma página de captura

Luvbirds-2

Primeiramente gostaria de avisar que essas dicas irão aumentar significativamente a sua conversão em suas páginas de captura mas são passos que precisam ser tomados depois de validar bem a sua oferta e principalmente saber se a oferta está sendo oferecida para o público alvo correto. De nada adiantará aumentar a sua conversão com as dicas se o público não for o certo ou mesmo a sua oferta não for adequada para o público.

1 – Faça uma oferta de valor

Essa dica pode parecer óbvia.

Nos dias de hoje oferecer um vídeo ou mesmo um documento em PDF não está sendo bem visto pelos visitantes. Muitos já se questionam o porque de informarem seus e-mails para simplesmente receber o link de um vídeo ou mesmo de um documento em PDF, ainda mais com diversas pessoas estarem literalmente sujando a fama do e-mail marketing realizando SPAM sem qualquer pudor.

Além disso isso pode estar evidenciando que você apenas está interessado no e-mail de seu visitante para lhe mandar e-mails promocionais.

Muitas pessoas estão contornando isso simplesmente passando todo o conteúdo de um PDF ou vídeo através do e-mail. Esta é uma boa forma, eu faço isso em algumas listas que tenho.

2 – Resolva uma dor do público-alvo

dor da persona

Por vezes achamos que podemos resolver todos os problemas de nosso público alvo apenas com um e-book, um vídeo ou uma sequência de e-mails. A verdade é que seu público alvo possui inúmeras dores e mesmo que sua recompensa ajude ele a chegar ao seus objetivos, ela deve atingir uma dor especificamente.

Quando prometemos uma isca “milagrosa” que promete resolver todos os problemas acabamos por deixar o visitante com o pé atrás.

A melhor estratégia é mesmo definir bem qual será a dor que será resolvida e focar todos os esforços nesse sentido. Certamente alguns possíveis leads não serão capturados por não estarem tão ligados aquela dor específica mas a oferta será muito mais convidativa para as que estão, e isso engaja.

Quanto mais específico na dor, melhor tende a ser os resultados.

3 – Reduza os campos do formulário

Pense comigo, dar o seu e-mail para uma outra pessoa que você nem bem conhece é algo complicado, ainda mais em tempos que sofremos tanto com o SPAM. Por isso há a necessidade de produzir uma boa oferta pra que o visitante esteja disposto a nos informar o seu e-mail.

Para que o mesmo visitante informe seu nome e e-mail, a oferta deve ser melhor ainda, muitas pessoas acabam se sentido um pouco invadidas em sua privacidade se pedimos também para informar o seu nome.

Vejo alguns formulários na internet que pedem ainda mais informações, como telefone, website e outras informações que de fato não iram ajudar em nada, em um primeiro momento.

Caso realmente seja necessário realizar a captura dessas informações, ela pode ser feita em um segundo momento, quando seu leitor já confia o bastante em você, quando você já enviou muita informação de qualidade, é muito mais fácil lhe enviar um e-mail pedindo para atualizar algumas informações.

Concluindo, quanto menos informações pedir de seu visitante melhor, e o quanto mesmo é pedir apenas seu e-mail. Faça isso e veja crescer a conversão de sua página de captura.

4 – Tenha atenção a sua chamada para ação (CTA)

call-to-action

O botão de submeter o formulário da página de captura deve ser usado de forma a levar o usuário a tomar a atitude de enviar as suas informações de contato para o mantenedor daquela página, no caso você.

Ele deve especificar qual será o benefício que ele terá quando clicar naquele botão. Chamadas de ação do tipo, enviar, submeter não informam em nada o usuário qual será o seu benefício ao tomar aquela ação. Por outro lado um CTA do tipo, Me Envie as Dicas Agora, é muito mais chamativo e define bem ao usuário o que ele irá receber quando clicar no botão.

Seguindo esse exemplo você também tirará o foco do seu usuário enviando informações de contato para você e focará em você enviando uma recompensa que irá resolver o problema do seu visitante e isso muda totalmente a perspectiva, valoriza o que você está fazendo por ele.

5 – Integre sua captura de contatos à sua página

Muitos usuários apenas se focam em captura de contatos a partir de popup. A grande verdade é que essa forma é bastante eficaz mas bem intrusiva, ou seja, você realmente capturará diversos contatos, mas daquelas pessoas que já estão engajadas naquele assunto e muito afoitas por aquele resultado prometido em sua isca.

Para aqueles usuários usuários menos engajados isso fará apenas que você o afugente. Muitos usuários odeiam páginas com janelas popup e simplesmente irão fechar a aba do navegador e você estará perdendo um visitante que poderia ler seus conteúdos, gostar do que você oferece e aí sim entrar na sua lista de contatos.

Caso mostre uma janela popup, o faça quando o usuário estiver saindo de sua página (há plugins como o OptinMonster que possuem essa funcionalidade) ou ainda mostre apenas na segunda, terceira visita de seu leitor.

Use banners espalhados pelo seu site que informe ao visitante a existência de sua isca digital, tenha formulários integrados à sua página, os que mais funcionam são os formulários posicionados no topo, bem abaixo do cabeçalho e aqueles integrados ao artigo.

Concluindo

Mostrei-lhe neste artigo 5 formas bem práticas de aumentar definitivamente o desempenho de sua página de catpura, os tópicos mostrados foram:

  • Faça uma oferta de valor;
  • Resolva uma dor do público-alvo;
  • Reduza os campos do formulário;
  • Tenha atenção a sua chamada para ação (CTA);
  • Integre sua captura de contatos à sua página.

Se você ainda não segue estes 5 tópicos certamente está a perder muitos leads, possíveis compradores.

Já utilizava estas dicas? Deixe seu comentário.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Robson Lopes

    Ótimas dicas! Estou começando neste mercado e fiz a compra do seu squeeze wp espero que me ajude a na criação de minhas paginas de captura. Abraço e sucesso

  • Beto Ferreira

    Opa, obrigado pelas dicas!

  • Possuir um site ou blog sem squeeze page ou autoresponder, ou ambos, é mesmo que ter um carro sem combustível…não irá a lugar nenhum.

  • Olá Jair, dicas excelentes. como estou começando é de suma importância, vc está de parabéns disponibilizando conteúdo de qualidade.

    ah! me lembrei do webinário que me convidaste tendo como título:como fazer sua primeira venda na internet com 3 estratégia simples começando do zero. Já apliquei uma dás realmente é muito boa.

  • Olá Jair.Estou iniciando. Estas dicas corrigem minha maneira de seguir.Valeu!

  • HEBERT JULIO DOMINE CERVINI

    Ola ,Jair, Ta muito lindo!, Eu já instalei os doisSqueeze,o gratuito e o Pago,ai eu não consigo remover o Gratuito,estou no Hostinger,Eu tb não sei se estou hospedado ou não?Mandei uns “tickets”.
    A pagina doWP, abre,mais esta em Ingles?Faço de tudo, mais fica nisso?vou ter que fazer um curso de SQUEEZE….Ha ,Feliz Pascoa!! Só me resta comer Chocolate!!!kkk.

  • douglas Da Slva

    galera quantos que esta um SqueezeWP aonde que posso compra-lo ?

  • Parabéns, ótimo artigo com dicas de valor. Tenho uma pergunta só, como você inseriu esse formulário dentro do seu artigo? Obrigado.

  • Dalton Escritor

    obrigado

  • Felipe

    Dicas muito boas!

  • Ana carla

    Sua pagina de captura de e-mail está desativada. Tentei me inscrever aqui e no casalnomade.com/presente e TB não está ativa.

  • Caro Jair, obrigado pelas valiosas dicas. Neste momento estou montando um formulário para a página do meu blog e já estou adotando essas orientações.

    Abraço.

  • Boa dicas cara e parabéns pelo aplicativo estou testando e em breve comparei uma licença, abraço!

  • quero compra o Template ConversionWP Premium com licença pra um site como faço pra adquirir o mesmo . qual o seu vendedor autorizado ? obigado