Plugins Indispensáveis no WordPress

Eu sou um grande entusiasta do WordPress e muito desse entusiasmo se dá pela possibilidade de usar plugins. É isso que torna o WordPress tão poderoso, pois além de ser uma plataforma fantástica de gerenciamento de conteúdo ele ainda conta com vários plugins que estendem as suas funcionalidades, o tornando imbatível.

Onde muita gente acaba pecando é pelo excesso. A grande quantidade de plugins pode deixar o seu blog mais lento e afetam a navegabilidade do seu leitor, neste artigo eu listarei o que considero indispensável para um blog e pode acreditar o seu blog estará suficientemente equipado com estes plugins.

Vamos aos plugins…

Quick Cache

quick-cache

O plugin Quick Cache é um plugin que considero sendo o melhor para a função de cache para seu blog WordPress, pois ele é o mais simples de todos quando o assunto é configuração e também não deixa em nada a desejar na otimização do blog. Com ele é possível com alguns cliques ter o site com cache habilitado.

Akismet

akismet

SPAM é um dos males do século. Uma pesquisa recente revelou que profissionais gastam pelo menos 10% de seu tempo apenas lendo ou deletando mensagens sem importância e muitas vezes não desejadas, os spams. Nossos blogs também sofrem com spans, com o intuito de criar backlinks para seus sites, diversas “robôs” disparam comentários para os blogs, sem o Akismet é uma tarefa penosa, excluir os comentários, um a um. Com o Akismet tudo fica automático.

Disqus

disqus

Um dos fatores mais importantes dos blogs é a interação dos leitores. O sistema de comentários do WordPress é ótimo mas há como deixar o ato de comentar ainda mais fácil e com um aspecto mais profissional, com o Disqus, o seu leitor poderá comentar apenas clicando em um botão, do facebook, por exemplo.

Um outro fator importante é o de deixar o blog um pouco menos carregado, já que o processamento é feito nos servidores do Disqus.

Contact Form 7

contact-form-7

Uma forma bem fácil de ter um formulário de contato em seu blog é com o plugin Contact Form 7, com ele você cria o formulário, define os campos do formulário e qual o e-mail irá receber os contatos e pronto.

Plugin altamente recomendado.

Google XML Sitemaps

google-xml-sitemaps

Ter um sitemap é importante para que o Google e também outros mecanismos de busca possam encontrar o seu conteúdo mais facilmente. Uma forma prática de gerar esse sitemap de forma totalmente dinâmica é utilizando plugin Google XML Sitemaps, isso automatizará todo o processo e melhorará seu ranqueamento nos mecanismos de busca.

WordPress Backup to Dropbox

backup-wordpress-dropbox

Seu blog é um ativo e você deve ter o maior cuidado com ele. Já pensou em perder todos os artigos que você escreveu no seu blog? Isso já aconteceu com amigos meus e não foi uma vez…Uma forma bem simples de se proteger contra um sinistro destes é utilizando o WordPress Backup to Dropbox, ele gera backups periódicos e sobe diretamente para a sua conta do dropbox, te deixando mais tranquilo com relação aos seus dados.

SqueezeWP

sp-mockup-prod1

Criar páginas de captura nunca foi tão fácil, com o SqueezeWP você cria diversas páginas de captura de maneira rápida e prática, sem complicação e ainda por cima esse plugin é gratuito.

All In One WP Security

wp-security

É incrível a quantidade de blogs que são invadidos todos os dias. Há pessoas não muito bem intencionadas que praticamente vivem para encontrar falhas de segurança e as aproveitar para benefício próprio. A forma mais fácil, rápida e completa para proteger a sua instalação wordpress é utilizar o WP Security, ele é um plugin incrível que fecha todas as portas de sua instalação wordpress te deixando totalmente protegido.

WP Dynamic Links

wp-dinamic-links

Se você utiliza o wordpress como afiliado de infoprodutos certamente já se deparou com a necessidade de incluir links nos artigos e colocar aquele link do hotmart ou de outra plataforma de afiliados não é nenhum pouco profissional, com este plugin você “esconde” os links de afiliados além de deixar uma aparência muito melhor e passar muito mais confiabilidade ao seu público.

Conclusão

Essa lista ficou bem menor pois estou considerando que você está utilizando o ConversionWP Premium, que economiza pelo menos 6 plugins de seu wordpress, deixando-o mais leve.

Com estes plugins acredito que você está totalmente preparado para o sucesso com o seu blog, e você o que achou da lista? Acha que há algum plugin que deveria estar na lista? Deixe sua opinião nos comentários.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Muito obrigado por estas informações úteis, me ajudou a poupar tempo na procura dos melhores plugins. e alguns desses que você mencionou eu já estava testando de outros desenvolvedores. Agora vou utilizar estes que você indica..

  • YAW Solutions

    Perfeito!! Vou ja melhorar meu blog.

  • Cássio Eustáquio dos Santos

    Oi Jaor Rebello,

    Excelente texto, mas tenho uma dúvida tenho instalado o WordPress seo Yoast e também o Google XML Sitemaps. Qual utilizo para indexação pelo Google ou posso deixar os dois ativados? Obrigado.

  • Obrigado Jair Rebello, por tantas informações valiosíssimas que você nos passa! Mas agora quero saber de você, qual tradutor que é o melhor para usar no blog? Estalei um plugin {qtranslator}mas sem sucesso! Abraço e muito mais sucesso com sua Empresa.

  • Gabriel Nobre

    Jair,
    Qual plugin devo usar para fazer páginas de vendas?? Existe algum gratuito?

  • Lita Rebello

    Olá Jair com o mesmo sobrenome do que eu rs, me tira uma dúvida? Sabe se existe algum plugin onde eu possa definir uma periodicidade para esse post ser compartilhado no facebook? Por exemplo, a postagem ser compartilhada a cada 45 dias na minha página.

    Obrigada, já me ajudou muito 🙂