Receita para se transformar em webdesigner

Bem que eu queria ter uma formula mágica para transformar pessoas comuns em pessoas com habilidades para criar websites, templates para WordPress ou mesmo para Blogger. Como eu e você sabemos isso apenas é alcançado com muito estudo sobre diversas tecnologias, tais como HTML5, CSS3, PHP, JQuery e tantas outras. Sinceramente acho mais sensato fazer isso do que sair copiando template de terceiros e nomeá-los como seus.

O objetivo deste artigo de forma alguma é insultar pessoas e sim de mostrar os acontecimentos

A blogosfera brasileira é pequena

Impressionantemente, a blogosfera brasileira é minuscula, ou seja, um blog publicado rapidamente é acessado por alguns metabloggers e cai em domínio público, foi assim que descobri um blog que está utilizando o Template ES One. Não me dei o trabalho de ler sequer um artigo deste blog e não sei mesmo quem o produz, pelo que me pareceu é uma blog em sua fase embrionária, tal qual já fomos um dia, mas uma um fator me chamou atenção e chamará a atenção de vocês também:

Plágio – Você nunca terá sucesso praticando

Caro leitor, pense comigo. Mudar uma linha de código, mudando um texto o faz tomar posse de um template produzido a custa de dias e dias de trabalho? Passamos dias e noites a dentro pesquisando a necessidade de nossos leitores e mais alguns dias para desenvolver um template totalmente voltado para a necessidade destes blogueiros. Produzimos algo que está sendo muito elogiado pelos próprios blogueiros e muitos projetos estão sendo criados utilizando o template desenvolvido. Todos, portando os créditos, nada mais justo já que o template pode ser baixado inteiramente de graça.

Plagiar é uma atitude muito feia e o “Web designer” que praticou tal ato está totalmente errado em minha opinião e certamente começa sua trajetória na internet brasileira com o pé esquerdo, não acredito que um blogueiro compre um template de alguém que prefere copiar e dizer que produziu algo do que sentar a frente do computador e produzir algo de qualidade. Não conheço este cidadão, apenas estou expressando o ocorrido depois de muitos blogueiros amigos tentarem contato com o administrador do Blog, sem sucesso.

Busque seu espaço sem prejudicar ninguém

Estamos no ar há 7 meses, conseguimos alcançar objetivos fantásticos, que não pretendiamos alcançar tão cedo, como os 500 subscritores e os mais de 3.700 fãs no facebook, mas tudo isso que conseguimos foi com muito trabalho para produzir material de qualidade para os blogueiros brasileiros. Criar um template totalmente voltado para a necessidade destes blogueiros é parte desta estratégia de conseguir cada vez mais espaço, mas nunca pisando ou prejudicando ninguém. Somos concorrentes de blogs como o Blogando com Facilidade, Quero Criar um Blog, Otimizar Blog, mas nunca precisamos roubar nada deles para conseguir o nosso espaço. Contrariamente, sou amigo/colega de todos eles e nos ajudamos a conseguir chegar a patamares ainda maiores, e acredito que é desta forma que o sucesso é alcançado.

Não manche seu nome profissional por isso

Se há algo que deve ser levado a sério é o seu nome como profissional, no mundo da internet assim como qualquer um outro, muitos serviços são conseguidos por indicação, ou seja, um cliente é bem atendido e indica os serviços para uma outra pessoa. Sem esse boca-a-boca é muito difícil manter um bom nível de clientes. Há um ditado que diz que um cliente satisfeito fala da empresa ou serviço para uma pessoa, mas um cliente insatisfeito fala para 100, desta forma um Webdesigner Freelancer mal falado, certamente conseguirá poucos ou nenhum serviço e isso será muito prejudicial para sua carreira.

Baixe o template original

Acaso queira usar o template grátis ES One, acesse a página do template, faça o download e ajude na divulgação. Acaso necessite tirar os créditos, entre em contato conosco e certamente estaremos dispostos a conversar, mas nunca faça o que o “Web designer” citado acima fez, é muito feio e pode manchar a sua carreira profissional.

E você acha que vale a pena tentar levar vantagem com o plágio?

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br

  • Pois é Jair, infelizmente ninguem está imune a isso, outro dia vi um texto meu em outro site, copiado na cara dura, sem mudar uma virgula e sem credito nenhum, fazer o que né =/

    • Jair Rebello

      Mestre, realmente é algo comum mas longe de ser normal. Impressionante como as pessoas possuem a capacidade de copiar na cara dura. Mudam nem alguns detalhes.

      Abraços,

  • Dono do Blog

    Editei o nome do autor para evitar expor o mesmo.
    Pessoal, sou o dono do Olhar Hitech, pois foi meu amigo que entrou no projeto comigo que fez isso ai, falarei disso com ele assim que eu puder, pois não é culpa minha, pois de por me eu tinha meu próprio design, ele que não quis fazer e pegou o daqui.

    Desculpa ai pelo constrangimento, removerei o design assim que eu puder, peço desculpas a todos e o fato de não conseguir entrar em contato, é porque o formulário está com defeito e consertarei em breve!

    • Jair Rebello

      Ok, Rafael, em hipótese alguma quis manchar o seu nome ou o nome de seu blog, apenas usei os acontecimentos para um caso de estudo, não acho necessário excluir o template, apenas cite os créditos iniciais, posso até ajudar a fazer alguma customização. Avise apenas ao Sr. Luiz Jr, que Web designer de verdade não faz o que ele fez. E que Web designer e web developer são profissionais completamente diferentes.

      Abraços,

      • Dono do Blog

        Editei o nome do autor para evitar expor o mesmo.
        Obrigado pela consideração Jair, no caso, queria fazer meu próprio design e como sou meio novo no WP, não sei muito como é o sistema de templates dele, é dai que falei para meu amigo colocar e ele fez isso ai! Tem como me ajudar nessa? rsrsrs

        Me adiciona do meu facebook e conversaremos melhor! Rafael Pereira

        • Jair Rebello

          Ok, Rafael, lhe entendo. Lhe adicionarei e tentaremos resolver a situação da melhor forma.

          Abraços,

          • Web designer

            Editei o nome do autor para evitar expor o mesmo.
            Ai cara apaga esse post ai que eu vó colocar os Direitos verdadeiro!

          • Web designer

            Editei o nome do autor para evitar expor o mesmo.
            pesso desculpas é que tó sem tempo em outros projetos aqui e não deu tempo para fazer um designer, mas na verdade eu trabalho com 3 areas, Designer Gráfico, Web Designer e Web Master!

            Não venha dizer que não é possivel pois é sim se estudar muito e o plagio foi apenas um momento de Burrice que já eu mesmo irei concertar!

            E Tbm Publicarei o Escola Sites Pois é um modo de pedir desculpas!

        • Jair Rebello

          Sr. Web designer, nunca falei que não é possível trabalhar nas três áreas, até porque sou desenvolvedor web e web desginer, trabalho com isso na prefeitura de Manaus, modificar templates não lhe farão web designer e mexer em WordPress não o farão desenvolvedor web. #FICAADICA.

          Abraços,

          • Luiz Junior

            Cara Valew pela Ajuda Desculpa Tudo e a Todos!

  • Jair,

    Realmente lamentável o acontecimento, mais lamentável ainda é saber que certamente isto ocorrerá muitas outras vezes. O tema que eu utilizo no meu blog é um tema editado à partir de outro, modifiquei muito, nem lembra o original, e mesmo assim os créditos ao desenvolvedor estão lá no meu rodapé, intactos.

    Menos mau que o admin do blog entrou em contato e mostra-se disposto a assumir o erro (mesmo que não seja diretamente seu).

    Abraços!

    • Jair Rebello

      Robson, louvável de sua parte manter os créditos mesmo não precisando no caso, já que você praticamente criou outro template, o que não pode acontecer é não mudar nada e falar que criou. 🙂

      Abraços,

  • jairo

    Aquele tema lá é o Es-two 🙂

    Caraca, nem acreditei quando vi.. Isso só podia ser coisa de “Web developer” mesmo.

    É louvável a atitude do Rafael de querer consertar o erro, mas nem precisaria muita cerimônia para isso, basta baixar o es-one e ativar. Simples assim.

    • Luiz Junior

      Cara Já pedimos Desculpas!
      outra meu companheiro Rafael é novato na plataforma!

      • Jair Rebello

        Luiz Junior, o caso da inexperiência não é desculpas ao meu ver. É muito mais simples instalar e deixar os créditos do que instalar e editar um arquivo para mudar os créditos. O caso já foi resolvido.

        Abraços,

    • Rafael Pereira

      Sou novato e pedir ajuda a meu amigo, porque foi com ele que queria um projeto e ele era o mais adequado, ele é experiente mais todo ser humano erra, nós aprendemos com os erros, e é por isso que meu orgulho falou mais alto e estamos bolando já nosso próprio design para deixar o template de vocês pra lá!

      • Luiz Junior

        Isso aí cara Falou Tudo! Valew por isso nós estamos nessa!

        • Jair Rebello

          Ok Luiz, caso resolvido.

          Abraços,

      • Jair Rebello

        Rafael, creio que você irá aprender muito com todo esse processo, talvez tenha sido bom para reforçar que temos sempre que buscar o aperfeiçoamento.

        Abraços,

        • Luiz Junior

          Sim verdade! Sempre devemos melhorar!

    • Jair Rebello

      ES Two? Também acho que o mais simples e sensato nesta hora seria devolver os créditos, e tudo se resolveria. Mas a questão já está resolvida e é caso passado.

      Abraços,

  • Jair,
    é uma pena que isso aconteça, principalmente sendo o trabalho inteiramente grátis. Nada mais justo que dar os créditos para que outros que queiram ter aquele template saibam onde encontrá-lo.
    Abraço.

    • Jair Rebello

      Gustavo, obrigado por comentar por aqui, realmente é triste ter tanto trabalho e nem mesmo ser reconhecido por tal, mesmo fazendo tudo de graça.

      Abraços,

  • Boas Jair ,
    Na minha vida eu odeio duas coisas : Injustiças e Plagiadores , pobre da pessoa que fizer isso com o YF , coloco um processo mais rápido do que um piscar de olhos , rsrs.
    Abraços!

    • Jair Rebello

      Leandro, creio que levar para fins processuais apenas levaria dor de cabeça e não vale a pena o esforço, creio que alguma conversa tudo pode ser resolvido.

      Abraços,

      • Luiz Junior

        Verdade! Cara um papo resolveu Tudo quanto para quem fez e para quem plagiou pois se não se arrepender ai sim vc manda o processo!

  • Elias Quintão

    Saudações Jair,

    É lamentável tal fato ter ocorrido, pois, o plágio é algo tão inútil, se um indivíduo quer sera alguém na vida o que ele mais tem que ter é caráter e zelar por sua imagem profissional. Se não tiveres capacidade de criar algo, contrate alguém para fazer o mesmo, mas não se exponha a tal burrice de viver do suor e trabalho de outra pessoa.
    O triste mesmo é saber que o plágio ainda ocorrerá por muito tempo, pois o ser humano é assim, um pouco ‘folgado e preguiçoso’.

    Abraços, Elias Quintão.

    • Jair Rebello

      Elias, essa preguiça realmente atrapalha muitas pessoas a alcançar o sucesso e isso é realmente muito triste.

      Abraços,

  • Ola Jair,

    é lamentável que isso aconteça, mas infelizmente, na internet isso continua sendo prática comum.

    Pessoalmente já vi alguns dos meus artigo copiados na íntegra (nem o trabalho de corrigir um erro ou outro de ortografia o plagiador teve).

    A primeira vez que isso me aconteceu fiqui fulo. Mas depois, como em tudo na vida, a gente vai habituando-se.

    Neste casos, normalmente deixo ficar um pequeno comentário. E normalmente o comentário é aceite e não obtem resposta. Isso porque se o plagiador é suficientemente preguiçoso para não escrever os seus próprios conteúdos, também será preguiçoso o suficiente para não moderar os comentários, nem responder aos comentários.

    Ou seja, mesmo que ele não coloque a verdade, na grande maioria dos casos, os leitores acabarão por saber a verdade.

    Abraços

    • Jair Rebello

      Hugo, realmente fiquei muito chateado quando vi o acontecido, afinal não era um artigo que gastei horas para escrever e sim um template que fiz do zero e demorei quase um mês para tal, realmente foi triste.

      Abraços,