10 Plugins que você pode desinstalar sem perder a funcionalidade – Parte 1

Já aqui no Escola Sites mostrei algumas vezes que não sou fã de se ter muitos plugins instalados no WordPress. Não porque são maus plugins, já que existem plugins que realmente não podemos viver sem, e sim porque isso faz com que o nosso querido WordPress fique um pouco sobrecarregado e com isso perdemos em muitos aspectos. Neste artigo irei mostrar como desinstalar 5 plugins e não perder suas funcionalidades.

Porque ter muitos plugins instalados faz o WordPress ficar lento?

Esta pergunta é muito importante e gosto de responder. Cada plugin instalado faz com que o banco de dados do WordPress fique mais inchado já que eles precisam guardar suas respectivas informações. Outro fator que vai deixando nosso site mais lento, é que muitos plugins não são desenvolvidos com total cuidado e acabam por adicionar códigos em páginas que nem precisamos, um exemplo bem claro desta prática é o plugin Contact Form 7, ele é um plugin bem legal para inserirmos uma página de contatos em nosso blog, mas adiciona seus scripts e CSS em todo o blog e não somente na página de contatos. Isso é desperdício e o site fica mais lento.

Não sou contra plugins, eles fornecem opções

De forma alguma sou contra plugins, eles deixam a vida do blogueiro bem mais fácil, mas também gosto das coisas otimizadas, para que o visitante não sofra na hora de carregar o site. Todos os códigos  que iremos oferecer e que já oferecemos fazem com que a funcionalidade não seja perdida mas com certeza o plugin fornece bem mais opções e deixa a vida mais cômoda. Você deve escolher entre ter mais opções e o comodismo e ter um blog mais otimizado e que carrega mais rápido. Vamos deixar nosso WordPress mais rápido?

Breadcrumb – Migalha de pão

É bem verdade que ainda não se achou um nome em português bem adequado para o Breadcrumb, aqueles links de navegação que dão ao visitante a exata noção de onde está no site e faz com que ele tenha a impressão de que não está preso e pode voltar a qualquer momento na hierarquia do blog. Já fizemos um artigo inteirinho ensinando como ter o Breadcrumb em nosso blog sem precisar instalar um plugin: Como Fazer Breadcrumb sem plugin, caso ache melhor instalar um plugin para realizar a tarefa recomendo o Breadcrumb NavXT

Paginação – WP Page Navi

Ter uma paginação em um blog é um fator importantíssimo, é muito melhor ter a páginação do tipo “1 2 3 .. 20” do que apenas Página anterior e Próxima página, faz as coisas ficarem mais profissionais, além de facilitar e muito a navegação como um todo pelo blog, um plugin fantástico que cumpre bem este papel é o WP PageNavi, possui inúmeras opções de configurações. Caso deseje não precisar mais deste plugin mas mesmo assim ter o recurso da paginação em seu blog, considere ler o artigo Como fazer paginação no wordpress sem plugin.

Biografia do Autor ao fim dos artigos

Uma das coisas que considero mais importantes em um blog é o público conhecer mais de quem faz o blog, ou seja, dos autores. Um plugin que é simplesmente fantástico para realizar esta tarefa é o Author Bio Box desenvolvido por Claudio Sanches, gostei muito do recurso, quando o vi pela primeira vez mas achei que podia fazer uma função semelhante sem usar um plugin, e então cheguei a um resultado bem interessante e mostro como fazer detalhadamente em um vídeo, que gerou muitos feedbacks positivos de amigos blogueiros, creio que vale a pena conferir: Vídeo Aula – Author box sem plugin, para os mais curiosos, o resultado foi este que pode ser visualizado ao fim do artigo, antes do comentários.

User Photo

Este plugin, eu utilizava em complemento ao código acima, para mostrar uma foto do autor do artigo, como o Gravatar, mostra o avatar de todas as pessoas que comentam em meu blog WordPress e no seu também, percebi que o mesmo podia servir para mostrar o avatar do autor do artigo. Deste então não carrego mais a imagem do Autor do artigo em meu blog, apenas recupero o avatar salvo no Gravatar.

Google Analytics

O Google Analytics é algo que simplesmente não pode faltar em qualquer blog, com ele podemos ter infinitas informações a respeito de nossa audiência. Para incluir o mesmo no Blog, você possui duas formas de o fazer.

  • Instalando o Google Analytics for WordPress, um plugin que possui muitas opções, incluindo autenticação automática com sua conta Google, ou seja, você não precisa copiar nenhum código de rastreamento.
  • Copiar o código de rastreamento, o que é bem simples e deixar de usar mais um plugin.

Não deixe de acompanhar o Escola Sites, semana que vêm postaremos a segunda parte desta série.

E você acha que ter muitos plugins é maléfico para o blog?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br