4 Excelentes Plugins de Cache para Acelerar seu site

Um plugin de cache é um fator muito importante em um blog/site de sucesso, a não ser que você use um site puramente em HTML, que não consulta o banco de dados para montar a página como o WordPress e o Joomla, você precisará de um plugin do tipo para que sua página não carregue tão lentamente o que pode levar os seus visitantes a não voltarem a sua página.

Aqui no Escola Sites já falamos em algumas técnicas para acelerar seu site, talvez queira visitar esses conteúdos:

O que é Cache?

Se você usa um CMS (Gerenciador de conteúdo) como o WordPress e o Joomla, a cada visita de seu usuário o CMS irá passar por um processo de montagem da página que passa pela conexão com o banco de dados e montagem do código HTML, caso você possua poucas visitas diárias isso não fará tanta diferença, mas se você possui uma quantidade razoável, sua página ficará muito lenta e pode ficar inclusive indisponível.

Se o cache estiver habilitado apenas o primeiro visitante irá passar pelo processo, e depois todos os visitantes irão visitar páginas HTML que já estão prontas e o processo será muito mais rápido e seus visitantes irão agradecer.

W3 Total Cache

É um dos plugins de cache mais conhecidos, utilizado por grandes blogs como o Escola Dinheiro. Os desenvolvedores afirmam que seu blog pode carregar 10 vezes mais rápido com o plugin é instalado, não podemos comprovar os “10 vezes mais rápido” mas podemos confirmar que há uma melhora drástica depois do plugin instalado.

Este plugin oferece uma infinidade de opções de otimização do site, como minimização de código fonte e integração com sua rede de distribuição de conteúdo (CDN). Confesso que a interface de administração pode parecer confusa, sobretudo para iniciantes, mas basta deixar o plugin trabalhar com suas configurações padrões que você irá perceber que seu blog estará bem mais rápido.

Link para download: http://wordpress.org/extend/plugins/w3-total-cache/

WP Super Cache

WP Super Cache é um plugin muito popular, é baseado no plugin WP-Cache e é muito elogiado entre muitas comunidades WordPress. No geral é fácil de instalar e desinstalar. Limpa as opções no banco de dados ao desativar o que é sempre plausível, já que muitos plugins não o fazem. Você tem que criar manualmente um arquivo htaccess. Mas o plugin fornece o conteúdo do arquivo.
Este plugin tem uma longa página de opções e a interface do usuário certamente poderia ser menos confusa. Certifique-se de seguir as instruções cuidadosamente após a ativação. Especialmente atenção para as instruções sobre como criar o arquivo .htacsess.

Link para download: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-cache/

Quick Cache

Quick Cache é um plugin de cache WordPress leve e tem facilidade de utilização como um de seus pontos fortes. A interface de administração do próprio descreve cada opção em detalhes para que você saiba exatamente o que cada opção faz. O que o faz fantástico é que funciona muito bem em suas configurações padrões, é só instalar e melhorar o carregamento do site.

Quick Cache tem uma impressionante lista de opções úteis, incluindo a capacidade de desabilitar o cache para utilizadores registados e para aqueles que comentam no site, o que faz com que eles possam visualizar seus comentários instantaneamente não esperando outro ciclo no cache.

Link para download: http://wordpress.org/extend/plugins/quick-cache/

WP Simple Cache

Wp Simple Cache gera arquivos HTML estáticos do conteúdo de um site do WordPress. Você pode especificar as configurações de tempo limite de páginas em cache e freqüência de limpeza automática de arquivos do cache. Além disso não temos muito o que configurar o que é esperado de um plugin com esse nome.

O grande ponto negativo do WP Simple Cache é que seu site está em turco, logo sua documentação é um tanto quando difícil de ler.

Link para download: http://www.tankado.com/wp-simple-cache/

Qual você usa? Conhece outro ainda melhor que estes? Deixe seu comentário e/ou dúvida!

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br