Alexa Rank – O Rank mundial de sites

O Alexa Rank é um serviço oferecido pela Amazon, fundada em 1996 que registra dados de todos os sites. O Alexa é hoje reconhecido como índice importante para saber quantas visitas um site possui e qual o seu potencial, pois os dados oferecidos por ele são de forma livre e gratuita.

Alexa Rank

O Alexa é um serviço independente e não tem relação com a Google, Bing ou nenhum outro site para servir como base para as suas estatísticas. Porém os dados são disponibilizado de duas formas principais:

  • Extensão no Navegador: Através de uma extensão oferecida pelo Alexa, as URL’s e dados como quanto tempo você passou no site são enviados para o banco de dados do Alexa. Baixe a extensão do Alexa.
  • Através de um script inserido no seu site: Para que os seus dados se tornem consistentes e você possa comparar com os concorrentes, é necessário que você permita que o Alexa monitore as visitas do seu site.

Analisando sites com Alexa

Uma das vantagens do Alexa é que as estatísticas são publicas e para saber é preciso somente acessar o serviço.

1 – Acesse o Alexa

2 – Na caixa “discover sucess” insira a URL do seu site e clique na imagem com um ícone de pesquisa

Analisar site no Alexa

3 – Você verá as informações principais do seu site de acordo com o Alexa

Mini-analise do Alexa

  • 96,285: Posição do seu site na lista global de sites
  • 3,915: Posição do seu site de acordo com o país mais popular. Exemplo: O Escola sites é mais acessado no Brasil e por isso o Alexa o destacou.
  • 240: Número de site que tem ao menos um link para o seu.

4 – Ao clicar no botão “Get details” você será levado a uma página com informações completas do seu domínio

Analise do Alexa

Ranking dos sites

Uma informação muito interessante do Alexa é que é possível saber os principais sites acessados do mundo e até do seu país. Se você quiser saber quais são os sites mais acessados do Brasil, basta acessar esta lista dos países no Alexa. Na lista é possível ver vários sites, entre eles o Brasil(Esta escrito Brazil, porque Brasil em inglês é Brazil). Veja os 5 sites mais acessados do Brasil:

Ranking do Brasil por Alexa

Veja a lista completa aqui

Inserindo o Alexa no seu site

Se você não tem o Alexa instalado no seu site, provavelmente suas visitas são baixas em relação ao seu concorrente que tem o Alexa instalado no site. Isto porque poucas pessoas optam por instalar esta mini-extensão nos seus navegadores e assim contribuir com o Alexa por que o desconhecem ou tem medo de sua privacidade seja colocada em Jogo.

1 – Acesse a área de registro(link) do Alexa

Registro no Alexa2 – Confirme o cadastro

Um link de confirmação será enviado para o seu Email, para prosseguir clique no Link. Depois você poderá escolher a senha, depois clique em “Submit Password”

Definor senha do Alexa Rank3 – Cadastrar site no Alexa

Depois de definir a senha, você estará automaticamente logado na sua conta. Por isso clique aqui para acessar o link direto para cadastrar seu site.

Cadastrar a URL do siteE depois clique em ‘Continue”

4 – Confirme que o site é seu

Agora é preciso inserir o script para que o Alexa saiba que você é o parietário do site. Para isso há 2 formas:

  • Através de um arquivo: Para isso é necessário que você clique em Download e você terá um arquivo no seu computador. Depois é preciso fazer Upload pelo FTP ou qualquer outro meio e envia-lo para a raiz do seu site, de modo que consiga ser acessado assim(exemplo): www.escolasites.com/nome-do-arquivo.html
  • Através da sua ID de confirmação: O Alexa vai gerar um número único para você e sua “missão” é inserir ele na seção <head> da sua página inicial. Para isso é preciso que você vá no no Painel WordPress em: Aparência> Editor. Você verá os codigos do seu tema, clique em Header.php para editar o arquivo do seu tema e colocar a ID.

ID do alexa

O Alexa mostra um exemplo de como colocar no seu site. Estando editando o arquivo Header.php do seu tema, use o recurso buscar do seu navegador e localize <head>. Depois de localizar insira abaixo o seguinte código.

<!– Seu ID do Alexa –>

Trocando a parte em negrito pelo seu ID.

5 – Informações básicas

Depois você pode editar algumas informações referentes ao seu site. Depois clique em “Save changes” para salvar as alterações.

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br