Como fazer backup do WordPress pelo dropbox

Dropbox é um serviço gratuito para guardar arquivos e compartilhar-los pela internet. Mais assim como o Facebook e o twitter, ele aceita aplicativos que são como Plugins do WordPress que aumentam a sua funcionalidade. Mais agora é possível por um plugin WordPress e uma conta gratuita no dropbox, fazer backup do wordpress pelo dropbox.

Fazer backup do wordpress pelo dropbox

Para que você possa enviar o backup para o Dropbox é necessário 3 passos:

  1. Criar uma conta no Dropbox(caso não tenha)
  2. Instalar e autorizar o seu WordPress, se conectar com o Dropbox
  3. Algumas configurações básicas e o seu primeiro backup

Criar uma conta no Dropbox

Para se cadastrar no Dropbox, insira os dados pedidos e clique em Sign UP. Depois de cadastrar, será oferecido o programa do Dropbox que sincroniza uma pasta do seu computador com o Dropbox online. Para fazer o Backup do WordPress não é necessário, então não faça o download(opcional)

Autorizar o Dropbox a acessar o WordPress

Temos agora que fazer a conexão entre o seu WordPress e o Dropbox. Para isso utilizaremos o plugin WordPress Backup to Dropbox para sincronização. Depois de instalar o plugin clique em WPB2D. Será exibido uma mensagem:

Obrigado por instalar o Backup do WordPress para o Dropbox

Para poder usar este plugin você precisa autorizá-lo na sua conta no Dropbox.

Por favor, clique no botão de autorização abaixo e siga as instruções dentro da janela de pop up.

Agora clique em Authorize(em inglês) para conectar com o Dropbox. Depois de liberar a permissão, você verá os seus arquivos no Dropbox, simplesmente feche esta janela. Volte ao blog e clique em continuar.

Configurações básicas

Ainda na janela de configurações do WordPress Backup to Dropbox, personalize de acordo com as suas preferências e clique em Salvar alterações. Depois no menu WordPress, navegue até WPB2D>Backup Log e clique em Start backup para iniciar o backup manualmente.

Dica extra !

O Backup é muito importante para o seu blog, principalmente se utiliza alguma hospedagem gratuita. Ninguém está livre disso e o backup é algo essencial para uma vida de um blog. Recomendo fazer um Backup, uma vez por semana e se perder os seus artigos você tem até 15 dicas no máximo para recuperar através da Google.

Como funciona a recuperação pela Google:

Resultados de pesquisa em cacheCaso uma versão em cache esteja disponível, você verá ao lado da URL a opção Em cache. Ao clicar, você será redirecionado para como era a página quando o robô da Google o visitou.

Depois de fazer o backup e ter instalado o plugin eu recomendo que leia sobre como fazer backup do banco de dados do wordpress aqui mesmo no Escola sites.

 

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br