Como atualizar WordPress para a versão 3.4 sem riscos

Como havíamos publicado no artigo WordPress 3.4 está chegando, veja as novidades, o WordPress 3.4 chegou cheio de novidades para seus usuários, novidades estas que não mudaram drasticamente o modo como a ferramenta é utilizada, mas melhorou sobretudo as ferramentas relacionadas a pesquisa e customização de templates em tempo real. Mas para atualizar sem riscos é bom tomar alguns cuidados, veja as principais dicas para o processo de atualização do WordPress.

Backup de tudo

Antes de fazer qualquer mudança em seu WordPress é necessário realizar um backup completo do mesmo, isso porque instalar um plugin ou template pode significar riscos para a sua instalação pois os mesmos podem conter códigos maliciosos. Neste caso, como é uma atualização do próprio WordPress, não corremos este risco, mas a nova atualização pode entrar em conflito com algo, para não existir chance de acontecer algo de errado, faça um backup completo de sua instalação WordPress, isso significa guardar em local seguro, os arquivos e banco de dados de seu blog. Para lhe auxiliar neste processo considere ler o artigo Como realizar backup completo do WordPress que mostra todos os passos para se ter um backup completo do WordPress e não correr o risco de perder tudo.

Testar em um ambiente de testes

Para muitos, apenas ter um backup já significa ter em mãos, todos os recursos necessários para que nada possa dar errado no processo de atualização. Mas em alguns casos isso não é o bastante. É recomendável realizar estas atualizações em períodos em que o blog possui poucos utilizadores, como a madrugada. Mas há blogs que mesmo em períodos de baixo acesso, possui centenas, milhares de leitores, e se algo der errado, todos estes leitores ficarão prejudicados, pois mesmo que você tenha o backup, demorará alguns minutos até realizar a restauração dos dados.

O ideal é ter um ambiente de testes e em posse do último backup, atualizar e verificar se algum plugin parou de funcionar, se o template continua com tudo no lugar, se tudo der certo, volte ao seu blog de produção, aquele que os leitores utilizam e faça as atualizações necessárias. Para lhe auxiliar no processo de atualização mostrarei algumas ilustrações.

Atualização automática do WordPress

Entre no menu Painel >> Atualizações, caso ainda não tenha realizado a atualização a seguinte tela será mostrada:

Neste caso, há duas opções: baixar a atualização e atualizar os arquivos via FTP, manualmente, ou clicar no botão Atualizar agora, que fará a atualização automaticamente. Eu sempre recomendo atualizar automaticamente, o processo é simplificado e quase nunca dá errado.

Pronto, seu WordPress está atualizado para a versão 3.4.

Nota do Autor

Aqui no Escola Sites, atualizamos o WordPress e o mesmo não apresentou nenhuma anormalidade tanto considerando os plugins que utilizamos quanto ao nosso template, vamos trabalhar na atualização do template Es One, para que o mesmo tenha as opções mais novas de atualizações de templates em tempo real. Tenho ouvido bons comentários na internet e por hora nenhuma reclamação de incompatibilidade com plugins.

E você já atualizou seu WordPress? O que está esperando?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br