Como aumentar o número de fãs no facebook de seu blog – Guia definitivo

Em tempos que a internet está sendo dominada pelas redes sociais e o tráfego vindo destas redes está cada vez mais importante para os blogs, é algo muito importante ter bons números. Ter muitos seguidores no Twitter ou muitos fãs no facebook faz com que seu blog tenha mais crédito, principalmente com novos leitores. Aprenda HOJE a ter conseguir mais fãs para a página de fãs de seu blog.

Conseguir muitos fãs no facebook não é uma tarefa tão fácil, dependendo do nicho de atuação de seu blog. Blogs de Humor que tendem a compartilhar muitos memes e tirinhas engraçadas que se tornam viral, fazem com que o número de fãs cresça de uma forma incrível. Nós do Escola Sites por muito tempo tivemos mais subscritores do que fãs. Isso é algo incrível, pois uma curtida é algo muito menos formal do que digitar um email e dar permissão para receber emails, com newsletter. Hoje pretendo trazer aos leitores, tudo, ou quase tudo, o que pode ser feito para aumentar o número de fãs de maneira mais rápida.

Popup na página inicial

Muitos blogs estão usando desta estratégia para adquirir mais fãs para sua página de fãs. Vejo o Popup em lightbox, sobretudo, como sendo uma estratégia muito boa para ganhar mais fãs, isso se dá por um fator psicológico, ao fechar o popup e não curtir a página, o visitante está a dizer praticamente que não curti sua página, e isso pode parecer um pouco constragedor para alguns, já que ele estar a ler o seu blog. Alguns blogs estão ganhando bastante em números de fãs, destes cito o Ferramentas Blog e o Otimizar Blog.

Com a ajuda de alguns plugins WordPress você pode usar esta técnica muito facilmente:

Na Sidebar do Blog

Colocar a caixa de fãs do facebook na barra lateral do blog é algo tido como quase obrigatório em minha opinião. O leitor que ainda não é fã de sua página pode se achar atraído por curtir a sua página, sobretudo se aparecer algum amigo na caixa de fãs que já curtiu a referida página. O nosso querido Facebook, faz esse trabalho, mostrando os mais próximos nos ciclos de amizade, ajudando o processo de fidelização. Com relação a esta estratégia, faço apenas uma ressalva, ela irá surtir efeito sobretudo se você der preferência em sua barra lateral, posicionando a mesma na primeira ou segunda posição. O Blog MetaBlog de nosso caro amigo Bruno Simomura faz isso muito bem, dando a máxima prioridade para a caixa de fãs em sua barra lateral.

Compartilhe o que os outros compartilharão

Esta técnica é usada muito bem pelos blogs de Humor, consiste em publicar em sua página, conteúdos em que o leitor se sinta bem compartilhando, seja porque se vê no conteúdo publicado, seja porque se identifica muito com a temática tratada, ou mesmo para incomodar outras pessoas, usadas sobretudo por páginas de times de futebol. No meio de blogs mais voltados para ensino, como os metablogs, vejo o Escola Criatividade, um projeto de Diogo Espinha e Paulo Faustino, como um blog que usa muito bem esta técnica. Esta técnica funciona como um viral, já que a cada curtida ou compartilhamento, o alcance da página aumenta exponencialmente.

Facebook Ads

Realizar campanhas patrocinadas no Facebook é uma estratégia para ganhar fãs de forma incrível. Nós do Escola Sites, realizamos alguns testes e conseguimos ganhar muitos fãs em poucos dias. Uma campanha com pouco mais de 50 reais, nos trouxe mais de 300 pessoas interessadas em nosso conteúdo. Isso faz com que mais pessoas recebam em seus feeds do facebook, o compartilhamento seja maior e mais pessoas acessem a sua página de fãs e consequentemente seu site. Acho o investimento relativamente baixo, com o grande retorno que temos.

 

O quinto episódio do Escolas TV, teve como principal assunto a questão de anúncios no fabebook, o qual recomendo fortemente que todos acessem:  Episódio 5 – Facebook Marketing.

Dominação Social

Há alguns serviços disponíveis na internet que prometem aumentar o número de fãs da noite para o dia. É isso mesmo que você está vendo, funciona da seguinte maneira, você paga um valor X e em 48 ou 72 horas aparecem Y fãs em sua página. Certamente esses fãs de nada acrescentarão com relação a acessos em sua página ou mesmo com relação a compartilhamento de informações referentes ao seu blog. Apenas funcionarão para dar mais credibilidade a sua página de fãs. Certamente alguns desses serviços são farsas, mas uma empresa posso afirmar que atende o que promete, essa é a Dominação Social, com ela você pode por R$ 40,00 ganhar 1000 fãs em 48 horas. Se essa é uma estratégia boa ou não, acredito que cada um blogueiro deve tomar a sua própria decisão.

No final do artigo

Uma estratégia que está dando muito certo aqui no Escola Sites é colocar a caixa de fãs ao fim de cada artigo, antes dos comentários. Quem também usa essa estratégia é o Fabio Vasconcelos do Dinheiro Mais. A caixa possui uma enorme visualização, já que a cada leitura do artigo, antes de visualizar os comentários, o leitor irá visualizar a caixa e poderá ter mais uma chance de dar uma “Curtida” em sua página.

Oferecer conteúdo premium para fãs

Essa estratégia, pode funcionar muito bem, sobretudo se você já possui um grande número de fãs e que são bem engajados, ou seja, compartilham bastante de suas publicações. Existe um artigo publicado recentemente no blog de nosso amigo Iago Melanias que ensina detalhadamente como faz esse tipo de estratégia. Consiste em disponibilizar conteúdos exclusivos para quem já curtiu a página. Isso levará muitas pessoas a curtirem para ter acesso ao material, que pode ser um ebook, fotos, promoções, entre outras coisas.

  • Como oferecer algo em troca do curtir numa página do Facebook – Completo

E você, usa essas estratégias para aumentar seus fãs?

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br