COMO CONSTRUIR UM BLOG COM CREDIBILIDADE

Este é um Guest Post de Arlindo Trentino do blognacarteira.com, blog dedicados a dicas de monetização de sites,

Muitos blogs vêm e vão dentro da blogosfera todos os dias, porém só ficam aqueles que realmente se empenham em levar informação relevante aos seus leitores e por fim acabam ganhando credibilidade no nicho em que atuam. Ganhar credibilidade é algo que acontece aos poucos e deve ser dado um passo de cada vez. Se você é uma pessoa impaciente e almeja ter um blog de sucesso (credível), eu aconselho que você aprenda a ter paciência ou tire esta idéia da cabeça.

Para que seu blog realmente faça sucesso você terá que se dedicar vivamente TODOS os dias para alcançar seus objetivos. Cada dia é um passo no rumo do sucesso, e apesar de ser bastante cansativa e por vezes desgastante, no final a recompensa compensa o esforço. Por isso eu vim hoje com este artigo para facilitar sua busca pela credibilidade. Nunca é demais falar que é necessário ter muita paciência, pois como diz o velho ditado: “nada cai do céu”.

ESCREVA ARTIGOS DE QUALIDADE

Sem dúvidas o que vai definir se o seu blog terá ou não sucesso é a qualidade agregada aos seus textos. Se as informações passadas ali não tiverem relevância alguma para seus leitores infelizmente seu blog não vai ser credível nunca. Procure escrever artigos de qualidade, com todas as informações acerca do conteúdo expresso, esclarecendo eventuais duvidas dos leitores, que tenho absoluta certeza que mais cedo ou mais tarde você será reconhecido por aquilo que faz.

De nada adianta um blog possuir um layout esplêndido, um logotipo fantástico e uma foto do autor super profissional se o conteúdo expresso nele não for de interesse de nenhum leitor. Quando for escrever um artigo faça uma pesquisa, leia outros artigos sobre o mesmo assunto, leia notícias sobre aquele assunto e adicione no post tudo que puder para que não reste duvidas em seus leitores. Caso o artigo fique muito grande divida em duas partes. Um exemplo da pesquisa é o meu artigo “Como ser produtivo sendo estudante”, onde eu completei lendo outro artigo do blog Utilizando Blogger. O artigo ficou muito mais completo, eu não plagiei ninguém (sou totalmente contra) e ainda ajudei muitos leitores a serem mais produtivos enquanto estudantes.

TENHA UM TEMPLATE CLEAN

Eu disse que não adianta ter um template clean e não ter conteúdo interessante para seus leitores, porém se tiver o conteúdo e de sobre tiver um template agradável e bonito só tem a aumentar a credibilidade de seu trabalho. Um visual agradável é mais um fator para estimular que seus visitantes se tornem leitores assíduos, visto que um blog onde o template é bagunçado e a usabilidade é prejudicada o normal é que você perca leitores.

EXISTA! NÃO SEJA UMA IMAGEM

É comum encontrarmos pela blogosfera blogs onde ao ler o “sobre o autor” você encontra a imagem de um avatar com algumas informações do lado. Essa situação é comum, porém errônea. Como eu posso acreditar em alguém que eu nem mesmo sei se de fato existe? De sua cara a tapa e mostre-se como é de verdade, tenho absoluta certeza de que seus leitores vão acreditar muito mais em você.  O único problema em se mostrar é quando você ganha uma boa quantia mensal, porém existem blogueiros que ganham muito dinheiro e da mesma forma todos sabem quem eles são. Dois exemplos disso é o Celso Lemes, do Criar Sites, e o Paulo Faustino, da Escola Dinheiro.

TENHA CERTEZA SOBRE O QUE ESTA ESCREVENDO

Quando eu desenvolvo um artigo onde referencio algum programa de afiliado, ou algum site, ou algo que exige maior perspicácia eu procuro pesquisar bastante e quando necessário vivencio algum tempo com aquele site, ou seja, la o que for para que depois eu possa escrever o artigo tendo a certeza que realmente funciona, ou não. Antes de escrever sobre algo mais específico gaste alguns minutos pesquisando ou alguns dias testando o serviço para que as informações passadas aos seus leitores sejam realmente corretas, caso contrário sua credibilidade estará completamente abalada.

RESPONDA AOS COMENTÁRIOS E EMAILS

Quando um blog já tem certa credibilidade é comum que ele receba muitas visitas e conseqüentemente muitos comentários e emails, assim existe certa demora para responder os mesmos. Porém, quando você esta começando, você precisa se tornar credível, por isso jamais cometa o erro de não responder aos emails o quanto antes e também aos comentários. Responder ambos rapidamente só vai fortalecer o vinculo entre você e seus leitores, por isso arrume tempo para tal ação, caso contrário poderá estar perdendo a chance de acelerar o seu blog em busca do sucesso.

TENHA MUITOS SEGUIDORES E FÃNS

Se você tem um blog provavelmente já sabe que as redes sociais estão crescendo mais e mais a cada dia, sendo assim você terá que aproveitar este crescimento. Use e abuse das redes sociais, utilize técnicas para conseguir mais seguidores e fãns. Quanto maior o numero de fãns e seguidores, maior será sua credibilidade por parte dos novos visitantes, que conseqüentemente passará a ser um também.

OS SUBSCRITORES SÃO ESSENCIAIS

Um blog que possua um número atraente de subscritores só tem a atrair muito mais subscritores, visto que o povo geralmente segue o que é popular. Se o seu blog tiver muitos leitores ele com certeza terá muito mais em alguns meses. Para conseguir mais subscritores existem diversas técnicas que você poderá utilizar uma delas que eu utilizo e indico é a utilização do Pop-up Domination. Para quem não sabe o que é você pode conferir ao entrar no Blog na Carteira ou aqui mesmo na Escola Sites, onde abre uma janela pop-up pedindo para que você subscreva por email.

NÃO DESISTA NUNCA

Ganhar credibilidade é algo que leva tempo e por isso voe terá que ser forte caso realmente almeje alcançar o sucesso com seu blog. Persistência, dedicação e paciência são os três atributos que eu penso ser obrigatórios em qualquer blogueiro que busque viver de seu blog. Eu sou um blogueiro com quase 3 meses na blogosfera e nesse pouco tempo pude perceber o quão trabalhoso é para conseguir alguns leitores assíduos e que realmente gostem daquilo que você escreve. Não desista, lute por aquilo que quer. Mais cedo ou mais tarde seu trabalho será devidamente reconhecido.

Gostaria de agradecer ao Jair Rebello por me permitir esta ilustre participação aqui na Escola Sites e dizer que estou imensamente grato. Espero que você tenha gostado do meu artigo.

VOCÊ JÁ É UM BLOGUEIRO CREDÍVEL? BUSCA TODOS OS DIAS POR ISSO?

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br