Como criar sites com WordPress

Muitas são as maneiras de se criar sites e blogs, existem grandes soluções de construtores de sites, criar sites em HTML propriamente dito, mas a forma mais adequada e escalável de se manter um site é através de um CMS (Content Management System), e nesta categoria de ferramentas existe um serviço que é simplesmente incrível, o WordPress. Aprenda hoje de uma vez por todas o que é o WordPress e o que você precisa saber para ter um site wordpress.

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System), ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo, com ele você consegue gerir um website, seja ele um site convencional ou um blog, depois de ter preparado seu blog com os templates wordpress e plugins wordpress, você terá apenas o trabalho de produzir e publicar conteúdo no painel de controle do WordPress, que possui um fantástico editor de textos que muito se assemelha a qualquer um editor de textos convencional como o MS Word.

wordpress

Antes de existir o WordPress ou qualquer um CMS, todo conteúdo devia ser produzido em HTML, ou seja, a cada vez que o dono do blog ou site precisa realizar alguma alteração precisava alterar o HTML diretamente da página, ao se perceber que este processo poderia ser automatizado, o WordPress e muitos outros CMS surgiram para facilitar a vida de blogueiros e gestores de conteúdo.

Hospedagem do WordPress

Todo blog ou site precisa de um espaço na web, uma espécie de pasta, para que seus arquivos sejam salvos e posteriormente acessados pelos leitores. Quase todas as hospedagens do mercado possibilitam a instalação do WordPress, já que quase todas elas possuem o PHP e o MySQL instalados, mas tome muito cuidado, muitas hospedagens possuem serviços ruins, ou não prestam um suporte adequado. Para que você não tenha surpresas depois de contratar uma hospedagem para WordPress, procure saber mais sobre a empresa na internet, veja se a mesma possuem muitas reclamações e principalmente se as reclamações são atendidas.

Já passei por algumas hospedagens e posso atestar que algumas realmente não possuem um bom serviço, como a UOL Host em que detalhei o péssimo serviço no artigo Uol Host – Nunca contrate a hospedagem, outras eu confio muito e indico sem medo algum de errar, este é o caso da HOSTGATOR, ela possui pacotes com preços bem adequados, possui um UPTime ótimo e possui o suporte que considero o melhor do mercado, certamente ela possui problemas, é uma empresa, mas tenta sempre resolver o problema do cliente mais rapidamente possível. Para contratar a hostgator, CLIQUE AQUI.

Templates para wordpress

Escolher um bom template wordpress é muito importante para o sucesso de seu blog. Já discutimos por diversas vezes a importância de ter um bom visual e o quanto se paga para ter um site wordpress bem apresentado, no artigo Templates – Qual utilizar? Grátis, Premium ou sob medida? fiz todo um estudo que ajudará você a escolher se é melhor utilizar um template premium, sob medida ou mesmo um grátis, leia o artigo e escolha o que é melhor para si e para seu blog/site.

Plugins para wordpress

Plugins são ferramentas para estender a funcionalidade do WordPress. O WordPress foi produzido de uma maneira a deixá-lo mais leve possível, deixando em seu core apenas o que é essencialmente necessário e deixando tudo o que é além disso para os plugins, hoje existem plugins wordpress para toda as finalidades, já escrevemos sobre alguns deles, caso deseje, acesse a categoria Plugins WordPress.

plugins wordpress

WordPress.com

O WordPress.com é de propriedade da Automattic, oferece um serviço gratuito de hospedagem de blogs, em que o WordPress já está pré-instalado e totalmente configurado para o uso. Um usuário cria um endereço do tipo seublog.wordpress.com. Este sevriço possui algumas limitações como utilizar apenas alguns templates, incluir uma mensagem de apoio ao WordPress no rodapé e ainda não poder utilizar JS, CSS externos e nem FTP.

wordpress.com

O WordPress.com também possui algumas vantagens como: blog atualizado automaticamente, espaço ilimitado para bancos de dados, backups, painel de administração multi-idioma, monitoramento de tráfego e comentários e mais.

E você, gosta do WordPress? Já o conhecia a fundo?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br