Como criar um blog: Escolha do nicho

Todos nós temos assuntos que dominamos seja pela nossa profissão ou simplesmente porque nos interessamos pelo assunto em questão. Estes assuntos nos acompanham e por que não criar um blog sobre ele e fazer com que esta mensagem chegue a mais pessoas? A escolha do nicho do blog deve ser feita levando em consideração a afinidade com o assunto e é justamente isso que iremos discutir hoje.

Este artigo é o primeiro da série que irá ensinar todos os passos para criar um blog bem estruturado, caso queira ler a introdução desta série, leia o artigo: Série: Como Criar um Blog

A escolha do nicho é importante

A escolha do nicho é tão importante quanto a escolha do curso que você irá cursar na universidade, uma vez que você escolhe e cria o blog (passa no vestibular), você terá apenas duas opções: investir seu tempo no blog em questão ou desistir e começar outro blog. A cada vez que você cria um blog e percebe que aquele nicho de mercado não é atraente para você ou que ele não converte bem, você ficará desanimado e isso ão é nada bom. O ideal é que você estude bem os nichos em que você se sente bem para escrever, conversar com alguns blogueiros deste nicho e depois se decidir pelo melhor, e então criar o blog. Criar um blog e depois pesquisar se aquele nicho é bom, apenas acarretará em perca de tempo e dinheiro.

Escolha do nicho do blog

Escolha um nicho que você domina

Criar um blog sem dominar a temática em que ele está envolvido é no mínimo perigoso, para não falar que as chances deste blog chegar ao sucesso são mínimas. Isto porque quando se chega a um blog se quer encontrar um autor que tenha o que nos ensinar. Quando acesso um blog sobre WordPress, quero encontrar um autor que me ensine sobre WordPress e não alguém que copia artigos de outros blogs ou mesmo que escreve sem nenhuma autoridade. Todos nós temos dons e assuntos que dominamos, eu posso saber sobre futebol, e outra pessoa sobre música, então é sensato falar sobre o que dominamos. Na atualidade posso ver o meu nicho, o nicho de metablogs inundado por blogueiros que não sabem simplesmente nada sobre plataforma de blogs, inspiração para escrever, monetização e o pior pessoas totalmente despreparadas para escrever uma redação sequer, querendo ensinar outras pessoas a blogar, desculpe mas essas pessoas estão sendo hipócritas.

Não escolha um nicho por dinheiro

Creio que a escolha do nicho não deve ser feita apenas pelo fator da monetização. Há muita gente que escolhe um nicho apenas olhando para o lado financeiro, acredito que blogar é muito mais do que ganhar dinheiro com esse blog. Um blog pode lhe trazer notoriedade, visibilidade e isso só será possível se você estiver feliz blogando e se souber o que está escrevendo.

Não escolha o nicho por dinheiro

Criar um blog por simples modinha, porque todo mundo está criando é apenas perda de tempo. Todos os nichos podem ser rentabilizados, o que mudará é o modo de rentabilização. Alguns são mais fáceis e outros mais difíceis, e o que ditará o sucesso não será a facilidade de monetizar e sim a qualidade do blog e do blogueiro.

Estude muito antes de escolher o nicho

Mesmo que você domine um determinado assunto, isso não significa que você será feliz tratando este assunto no seu dia-a-dia, isto mesmo blogar é uma tarefa diária. Aconselho você antes de criar um blog, escrever alguns guest posts para outros blogs e verificar o retorno que estas postagens possuem, então você irá verificar se é isso mesmo que deseja.

Leia muito, leia diariamente outros blogs do mesmo nicho que o seu e aprenda com os blogueiros mais experientes. Isso fará você ter inúmeras ideias e ainda contribuirá para seu estilo editorial. Certamente o estilo que tenho para escrever artigos hoje, são uma mistura de tudo o que já li, de grandes blogueiros somado ao meu próprio estilo.

Estude  a concorrência

Algo de extrema relevância ao fazer antes mesmo de pensar em criar um blog é verificar o que a concorrência já vêm fazendo. Isso lhe dará o feedback necessário para saber se aquele nicho já pertenci tudo o que precisa, ou mesmo se o nicho em questão não está saturado demais. Muitas vezes é necessário repensar antes de entrar em um nicho pela grande quantidade de blogs sobre o assunto.

Use o Google Insights

O Google Insights é uma ferramenta grátis do Google que permite analisar os diversos termos de pesquisas e verificar a quantidade de pessoas que realizar as pesquisas por este termo. Isso pode ajudar muito na pesquisa por um nicho de mercado, sobretudo um nicho de mercado que ainda não possui muitos blogs se comparado a quantidade de pesquisas realizadas. Para ter mais detalhes sobre a ferramenta, recomendo fortemente que leia o artigo: COMO USAR O GOOGLE INSIGHTS publicado no OtimizarBlog.

O que você pode contribuir

Depois de bastante reflexão envolvendo o contexto da escolha do nicho de atuação de seu blog, uma pergunta que não pode passar sem ser respondida: O que eu irei contribuir para este nicho? Está pergunta deve ser respondida, o que você trará de novo para os leitores deste assunto, caso você não traga nada de novo certamente você não terá diferencial e não fará sucesso.

E você já escolheu seu nicho? Acha que a escolha foi bem feita?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br