Como criar um site/blog grátis no WordPress.com

Muitas pessoas procuram por maneiras de criar um blog para diversos fins mas não possuem recursos para iniciar um projeto, ou pelo menos não desejam investir inicialmente. Neste sentido há algumas soluções mas dificilmente você irá achar algo parecido com o WordPress.com. Isso porque o WP.com é uma solução totalmente gratuita para a criação e hospedagem de blogs além de rodar um dos melhores CMS do mercado, mesmo que em uma versão um pouco modificada.

Neste artigo você irá perceber como o WordPress pode lhe ajudar na criação de seu blog e também como efetuar as primeiras configurações do seu novo blog.

wordpress.com

Templates e plugins para WordPress.com

Um dos grandes diferenciais do WordPress.com é que existem diversos templates e plugins disponíveis para WordPress.com, tudo isso já diretamente no painel de configurações do WordPress, não é possível incluir novos templates ou códigos customizados, apenas utilizar os templates que a própria equipe disponibiliza. Isso torna a configuração mais simples para pessoas que não possuem muitos conhecimentos mas faz com que pessoas que desejam realizar uma estilização mais avançada fique prejudicado, para estas pessoas é realmente melhor utilizar o serviço do WP.org. Atualmente são incríveis 205 temas disponíveis, certamente um deles irá lhe interessar e ficará ótimo em seu blog ou site.

themes wordpress.com

Criando um blog no WordPress.com

Para criar um site/blog no WordPress.com acesse o site do serviço em http://pt-br.wordpress.com, após acessar clique no botão localizado no centro da página com o nome COMECE A USAR. Se abrirá então a tela de cadastro, faça o cadastro no serviço. Depois de se cadastrar, abrirá a tela de login, faça então o login com as informações inseridas anteriormente.

Após realizar o login você terá então o painel de controle do wordpress.com, que se assemelha e muito ao que estamos acostumados em ver no WordPress.org, com algumas limitações. No painel de controle você poderá fazer todas as configurações necessárias para que seu blog funcione do jeito que você deseja. Lá você poderá escolher o template, habilitar serviços e muito mais.

Domínio próprio no WordPress.com

Já falamos no Escola Sites que ter um domínio próprio traz muito mais profissionalismo para o blog. Além disso ter uma URL limpa e personalizada faz com que seus usuários tenham muito mais facilidade para lembrar de seu site. Certamente seria mais difícil lembrar e digitar http://escolasites.wordpress.com do que http://www.7desenvolvimento.com. Tendo um domínio próprio você mostra que investe no seu projeto.

No WordPress.com é possível ter um domínio personalizado, o serviço custa apenas $13 dólares ao ano e certamente vale muito a pena, pois é um preço razoável se comparado ao mercado e você não terá qualquer dor de cabeça com configurações. Creio que apenas seja possível configurar domínios de extensão internacional.

Publicidade em blogs WordPress.com

Uma grande desvantagem de blogs criados na plataforma WordPress.com é que não é possível adicionar anúncios do Adsense no memos, muita gente acaba criando um blog nesta plataforma e depois acaba se arrependendo, pois não consegue de jeito algum inserir um banner sequer Adsense. O fato de não pode incluir publicidade do tipo adsense é que na política de uso da ferramenta é informado que não podem ser incluídos quaisquer scripts de terceiros, isso também faz com que diversos outros recursos não sejam incluídos.

Neste momento muita gente se vê em um beco sem saída mas não é o fim existem algumas saídas que talvez você considere para o seu blog:

  • Publicidade direta: Certamente a publicidade direta é um método ótimo para se ganhar dinheiro com um blog e você pode usar isso para monetizar o seu blog WordPress.com.
  • Produtos seus: Você também pode criar produtos próprios para ajudar na monetização de seu projeto, com isso você não irá depender de renda gerada por terceiros.
  • Artigos patrocinados: Você pode vender artigos indicando serviços ou produtos de um outro blogueiro e ganhar com isso.
  • Banners de afiliados: Você pode também incluir banners de programas de afiliados, certamente é uma forma apropriada de ganhar um bom dinheiro.

Conclusão

Certamente o WordPress.com é um serviço de criação e hospedagem de blogs e sites de muita qualidade, com ele você consegue criar um blog e ter uma hospedagem de 3GB totalmente gratuita, também é possível configurar um domínio próprio para que o mesmo fique mais profissional, vejo que a principal limitação do serviço é quanto ao uso de códigos de terceiros o que impossibilita o uso do Google Adsense.

E você já conhecia o WordPress.com? O que achou?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br