Como criar um blog: Plataforma – Gerenciador de Conteúdo

Um dos pontos que os blogueiros deviam levar e muito em consideração antes de criar um blog é a plataforma para blogar, os chamados CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), uma boa escolha de plataforma para blogar fará com que o blogueiro não tenha muitas limitações na condução de seu projeto, evitando chegar ao meio do projeto e perceber que a plataforma escolhida não atende a todos os interesses, mas então QUAL PLATAFORMA ESCOLHER?

Este artigo é integrante da série como criar um blog, considere ler os outros artigos da série:

Tenho realmente que usar o CMS?

Para se ter um blog com atualizações diárias, ou mesmo algumas atualizações semanais é quase impossível se pensar em não blogar tendo uma boa plataforma de gerenciamento de conteúdo. Isso porque você não precisará, pelo menos não a princípio “programar” para ter suas páginas em funcionamento. Antes de termos estas plataformas, toda e qualquer informação que fosse publicada na internet deveria ser toda codificada em HTML para ser mostrada aos usuários, isso fazia com que as atualizações demorassem muito e no caso dos blogs isso atrapalharia e muito, então a resposta é com certeza você deve utilizar algum CMS, seja qual for!

Porque a escolha do CMS é importante?

Escolher de forma adequada o CMS (Content Management System) fará com que seu projeto seja alinhado com as limitações de cada plataforma, afinal todas as plataformas possuem suas limitações, umas mais e outras menos. Fazendo a escolha correta desde o início fará com que você não tenha um trabalho enorme de migração para outra plataforma, sem falar nas perdas que isso significa, em termos de SEO e queda nos mecanismos de busca. Aqui no Escola Sites encontramos muitos blogueiros que se lamentam por não poder usar certos recursos que apresentamos por não possuírem certa plataforma de gerenciamento de conteúdo. Isso acontece pela falta de planejamento e estudo antes de começar a blogar, antes de tudo é necessário verificar essas questões como plataforma, domínio e outros pontos chaves para que o projeto antes bem e não seja alterado ao meio do caminho trazendo inúmeros prejuízos.

Quais são minhas opções de sistemas de gerenciamento de conteúdo?

Existem dezenas de opções para os blogueiros utilizarem, eu mesmo antes de optar pela plataforma que utilizo hoje, desenvolvi uma solução própria, mas acabei por perceber que estava a tentar reinventar a roda e o tempo que estava gastando para o fazer poderia estar sendo dispensado para realizar melhoras em um CMS já existente. De todos os CMS existentes no mercado, eu aconselho o uso de três: Blogger, Joomla e WordPress, dos quais irei comentar sobre o Blogger e o WordPress que são os que considero muito competentes para o gerenciamento de um blog.

Blogger: Vantagens

O Blogger é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que pertence ao Google, aí já podemos perceber a primeira grande vantagem.

Investimento zero

A grande vantagem que atraem muitos blogueiros é o fato de o Blogger ser inteiramente grátis, ou seja, você pode aceder ao  Blogger e criar um novo blog e não pagar um centavo por isso, depois se o blogueiro deseja realizar algum investimento pode investir em um domínio deixando seu blog muito mais profissional.

Pronto para usar

Outro ponto chave na escolha do Blogger é que ele está prontinho e o blogueiro não precisa sequer mover um arquivo para que o seu blog esteja acessível, basta escolher o endereço do novo blog e começar a blogar.

Facilidade no uso

O Blogger chega a ser infantil de tão fácil de utilizar, inicialmente o blogueiro precisa apenas ter alguma intimidade como editor de textos como o Word e sairá por criar novos artigos sem nenhum dificuldade. Essa facilidade atrai muitos blogueiros inciantes para a plataforma, fazendo com que ela tenha enorme sucesso, sobretudo no início dos blogs.

Segurança

Não se preocupe com ataques, backups e outras coisas, seu blog está hospedado nos servidores do Google e temos de concordar que isso é uma segurança e tanto. Provavelmente você nunca terá seu blog inacessível por problemas de banco de dados, ou de hospedagem como acontece com o WordPress.

WordPress: vantagens

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo em franco crescimento e que atrai muitos blogueiros por ser uma plataforma de blogagem muito profissional e praticamente sem limites, com ele você pode fazer quase tudo o que imaginar, mas é necessário ter algum conhecimento de PHP e banco de dados.

Plugins: adicione funcionalidades incríveis

Os desenvolvedores trabalharam para que o WordPress se tornasse cada vez mais leve e funcional e caso o blogueiro sinta a necessidade de adicionar novas funcionalidades que o faça através de plugins. É incrível como existem plugins para os mais diversos fins. Seja para mandar emails ou para otimizar seu blog para os mecanismos de busca, há plugins para tudo. E se não existe você pode criar o seu. Essa liberdade que o WordPress lhe dá é realmente incrível.

Templates

Como já foi escrito por aqui no artigo Templates – Qual utilizar? Grátis, Premium ou sob medida? no WordPress há templates de todas as formas e preços e se nenhum lhe agradar, sinta-se a vontade para criar o seu. Programe tudo em HTML, PHP e CSS e nada mais, você não precisa utilizar-se de tags especiais. Criar um template em WordPress é relativamente fácil e isso explica a imensidão de templates a disposição dos blogueiros, sejam grátis ou pagos.

Sistema de comentários incríveis

Já foi comentado por aqui no artigo Porque nunca usar o Disqus no WordPress, que o WordPress possui um sistema de comentários incrível, você não precisa conviver com um sistema de comentários super precário como o do Blogger e nem utilizar um sistema de comentários que deixará seu blog mais lento, como é o caso do Disqus. No WordPress você possui por parão um sistema de comentários que considero um dos melhores do mundo.

Otimização para SEO

Também por padrão o WordPress é muito otimizado para SEO, com as URL’s personalizáveis e com o sistema de links permanentes, mas se tudo isso não for ainda suficiente você pode instalar inúmeros plugins de SEO que deixarão seu blog ainda mais otimizado para os mecanismos de busca.

wordpress

Utilize o WordPress

Apesar de ter apontado algumas vantagens do Blogger com relação ao WordPress, acredito que o WordPress seja uma plataforma para se ter no gerenciamento de um blog, acredito que ele é uma plataforma mais profissional e que oferece mais recursos para o blogueiro tornar seu blog um blog de sucesso. Além de não precisar trocar de plataforma tão cedo, afinal não vejo nenhuma plataforma crescendo tanto em questões de funcionalidade e estabilidade com o WordPress.

E você qual plataforma usa? Qual acha a melhor?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br