Como criar um bom Portfolio?

Seja você um designer, escritor ou preste serviços para web, você precisa de um portfolio. Um portfolio é essencial para qualquer profissional, é através dele que novos clientes vão te achar, entrar em contato, saber o que você faz e o que você já fez. Mas como criar um bom portfolio para que atraia novos clientes? É isso que o post de hoje irá explicar, vamos lá?

Convença pela home page

Se você não tem uma boa home page, que não atraia e convença o cliente, ele, com certeza não vai querer visitar as outras páginas do seu portfolio (a menos que seja um portfolio no estilo one-page =P ). Mas Ian, como posso convencer o cliente pela home page? É o que vou explicar caro leitor, mostre um resumo do seu conteúdo na página inicial, mostre um pouco do seu trabalho, sobre você, o que você já desenvolveu, alguns testemunhos, mas não todos. E convide o cliente à conferir o resto do conteúdo, tenho certeza que se você mostrar algo bom na home ele vai se interessar para ver o restante.

Fácil navegação

Não encha seu site de firulas, isso vai te prejudicar. Mostre o necessário e de forma acessível para seu cliente, se ponha no lugar dele e analise seu portfólio  veja se você consegue encontrar a principais informações, como formulário de contato, sobre você e seus trabalhos de forma fácil. Crie algo simples, porém bonito e agradável ao seu cliente, o seu portfólio é o que vai te representar, se ele não é legal o cliente vai achar o mesmo de você, pense bem.

Coloque testemunhos de clientes

Os testemunhos tem um grande peso sobre seu portfólio, por isso eles são indispensáveis para seu portfólio  Se uma pessoa visita seu site e vê os testemunhos positivos sobre seu trabalho, ele com certeza vai se interessar em entrar em contato e contratar seus serviços, já que outras pessoas contrataram e gostaram do que você fez. Não é verdade?

Não esqueça do formulário de contato

Ter um formulário de contato também é muito importante, muitos dos freelancers em seus portfólios colocam apenas seus emails, mas, prefira colocar além do seu e-mail um formulário de contato, dessa forma vai facilitar para seu cliente e é mais provável que ele entre em contato. Ao invés de abrir seu e-mail, colocar o usuário, senha, clicar em escrever, digitar seu e-mail para depois escrever a mensagem o cliente vai apenas digitar seu nome, email, website/blog se tiver e a mensagem. Muito mais fácil, não?

Seu portfólio contém essas características?

Espero que tenham gostado da dica de hoje, comente com sua opinião ou acrescente algo que não foi dito no post.

Até o próximo post!

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br