Como melhoramos o carregamento do WordPress – EscolaPHP (Parte 1)

Olá pessoal do Escola PHP, hoje irei descrever a primeira parte de uma série especial que mostrará como melhoramos o carregamento de nossa página. Como são diversos aspectos, achamos por bem separar em cinco partes, de modo que fique mais didático para os leitores.

Vamos descrever primeiro o que achamos mais importante, ou seja, o que nos trouxe um resultado imediato e expressivo.

1. Reduzir o número de chamadas de Função

Quando terminamos o desenvolvimento de nosso template que fizemos baseados em um template premium, chegamos a conclusão que era hora de otimizar nosso site. Percebemos que nosso site não demorava muito para carregar em si, mas demorava para começar a carregar, calma, vou explicar. O HTML de nosso site demorava para ser gerado, e isso se dava muito pelo alto número de chamadas de funções do wordpress, e busca de informações guardadas no banco, como usuário do facebook, caminho da logomarca do site, e outras informações, e isso fazia que o nosso site demorasse mais de 13 segundos para carregar, depois de “exterminar” as chamadas desnecessárias, nosso site demora um pouco mais de 2 segundos para carregar.

Porque usar estas funções deixam o site tão lento?

Em templates premium, é comum o uso excessivo destas funções, apesar delas deixarem o site lento, facilitam e muito para aqueles usuários que não são especialistas. Estas funções muitas vezes fazem até 4 chamadas ao banco de dados, deixando o servidor muito ocupado, e por consequência deixam o site muito lento.

Como fazer da forma correta?

Antes tinhamos mais de 10 chamadas deste tipo:

[php]
<title><?php bloginfo(‘name’); ?></title>
[/php]

Chamadas deste tipo irão sempre retornar o mesmo valor, pois o nome de meu blog não irá mudar, nem mesmo sua url, ou mesmo o caminho do css de meu site, então porque não usar código html direto e aliviar a barra do servidor?

[php]
<title>Escola PHP – WordPress, PHP, Jquery</title>
[/php]

Galera, obrigado pela atenção, e fique de olho que nos próximos dias iremos revelar tudo o que fez o EscolaPHP ficar mais rápido!

Gostou? Sabe de outras dicas ainda melhores que estas? Comente e compartilhe, não custa nadinha!

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br