Como Mostrar Artigos Relacionados sem Plugin?

Já muitas vezes foi comentado aqui no Escola Sites os motivos pelo qual defendemos o uso controlado de plugins, pois o excesso dos complementos podem fazer um blog WordPress se tornar lento e muitas vezes vulnerável a ataques. Com pequenos códigos adicionados ao próprio template WordPress, muitas funcionalidades podem ser alcançadas sem o uso de plugins. Hoje iremos ensinar a acrescentar artigos relacionados sem plugin, quer aprender?

artigos relacionados

A importância dos artigos relacionados

Usar artigos relacionados é uma técnica muito adequada para a diminuição da taxa de rejeição de um blog e manter os leitores por mais tempo no blog, afinal quando um leitor está lendo algum artigo sobre WordPress, ele está de certa forma aberto a saber mais informações sobre assuntos relacionados a temática do artigo, ou seja, WordPress. Se de alguma forma, o blogueiro conseguir relacionar artigos, sobre WordPress, perto do artigo que o leitor está lendo, há uma grande chance do mesmo clicar e continuar a navegar pelo site, aumentando assim as chances do usuário consumir os produtos oferecidos pelo blog, seja publicidade através de Adsense, links de afiliados ou qual seja sua forma de monetização.

Artigos relacionados sem plugin

Há inúmeras formas de construir uma lista de artigos relacionados e vamos mostrar neste artigo apenas uma delas, afinal os artigos estão relacionados por diversos fatores: categoria, tags, links. Iremos ensinar como mostrar uma lista de artigos relacionados através de tags, ou seja, apenas irá funcionar se você usa tags em seus artigos. O Código abaixo deve ser inserido no arquivo single.php, logo abaixo do função the_content(), que é a função responsável por carregar o conteúdo do artigo em si.

{code type=php}
ID);
echo “

Post Relacionados

“;
$tagIDs = array();
if ($tags)
{
$tagcount = count($tags);
for ($i = 0; $i < $tagcount; $i++) { $tagIDs[$i] = $tags[$i]->term_id;
}
$args=array(
‘tag__in’ => $tagIDs,
‘post__not_in’ => array($post->ID),
‘showposts’=>5,
‘caller_get_posts’=>1
);
$my_query = new WP_Query($args);
if( $my_query->have_posts() )
{
echo “

“;
?>
{/code}

A intenção deste artigo é precisamente exibir os artigos relacionados, para conseguir uma melhor exibição recomendo utilizar-se de CSS para que a experiência do leitor seja a melhor possível e os resultados sejam satisfatórios.

E você acha que os artigos relacionados ajudam a diminuir a taxa de rejeição?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br