Como realizar backup completo do WordPress

Há algum tempo foi apresentado aqui no Escola Sites um artigo onde foi discutida a importância de realizar backup regular de seu blog: Tenha backup de seu blog e não perca seu trabalho. Escrevemos este artigo para que todos tenham ciência de que não ter um backup atualizado de seu projeto pode fazer com que todo o trabalho seja perdido, ou pelo menos um trabalho de semanas, meses, isto é terrível. Aprenda hoje a realizar backup completo de seu WordPress com este artigo.

Tenha um backup atualizado e não perca seu trabalho

Ter um backup atualizado é ter cuidado com o próprio trabalho a frente de um projeto. Muitos me questionam a regularidade necessária para que se tenha o mínimo de segurança, minha resposta é: Tenha um backup semanal. Isso é o mínimo! O ideal é que você realize backup diário, ou mesmo a cada artigo publicado, isso lhe dará total segurança e você não terá seu trabalho perdido.

Login CPANEL

Antes de qualquer ato, você deve ter em mãos seu login e senha do CPANEL, entre com suas credenciais e então você estará apto a iniciar o backup.

Como realizar login no painel de controle CPANEL

Backup dos Arquivos

O primeiro backup que realizaremos será o de nossos arquivos, ou seja, nossos templates, plugins, imagens utilizadas nos artigos e todas as informações salvas no sistema de arquivos da hospedagem, considero o CPANEL, um dos melhores gerenciadores de hospedagens existentes no mercado, ele possui um sistema de gerenciamento de arquivos muito completo, podendo compactar os arquivos e depois realizar o download de um arquivo apenas, este método se torna muito mais eficiente e rápido do que realizar o procedimento pelo FTP.

Selecionar Gerenciador de Arquivos do CPANEL

Depois de selecionar o Gerenciador de arquivos do CPANEL, aparecerá na tela todos os arquivos de sua conta de hospedagem, caso tenha apenas o WordPress instalado, selecione todos os arquivos e pastas, caso contrário selecione apenas os arquivos referentes ao WordPress.

Selecione os arquivos do WordPress para o Backup

Depois de selecionar todos os arquivos e pastas do WordPress, clique em COMPACTAR, e então apareça na tela as opções de tipo de arquivo e nome do arquivo, geralmente seleciono a opção ZIP para tipo de arquivo e no nome do arquivo coloco nome-do-blog-14-05-2012.zip, ou seja, o nome do blog seguido da data em que foi gerado o backup, isso tornará a organização de seus backups muito mais eficientes, além de determinar de cara a data do último backup realizado.

Selecione o tipo de arquivo e nome do artigo - Backup CPANEL

Aguarde, o fim da operação e baixe o arquivo gerado.

Backup do Banco de dados WordPress

Para realizar o backup do banco de dados entre no PhpMyAdmin, um gerenciador MySQL, desenvolvido em PHP excelente.

Depois de entrar no PhpMyAdmin, procure pela opção Exportar, depois de selecionar o banco de dados referente ao WordPress.

Exportar banco de dados WordPress no CPANEL

O passo final consiste em apenas um clique no botão Executar e esperar a execução do Backup, ao fim, um download iniciará para que você tenha um backup de seu blog WordPress em seu computador.

Guarde o backup em lugar seguro

Muitos blogueiros até realizam backup regularmente mas guardam estes backups em lugarem não muito adequados, para estes dou uma dica. Para que você tenha mais segurança, guarde uma cópia em seu computador pessoal e outra em outro lugar, podendo ser em um HD externo ou mesmo em alguma conta na nuvem, como o SkyDrive da Microsoft ou mesmo o Google Drive.

E você já sabia realizar backups do WordPress? Já realiza o procedimento?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br