Criar Sites com o Drupal

Aqui no Escola Sites já apresentamos algumas alternativas para que você crie seu site de maneira fácil e prática, essas plataformas são conhecidas como sistemas de gerenciamento de conteúdos (CMS), que possuem o objetivo de fornecer uma interface prática para que uma pessoa comum possa incluir informações em uma página web, hoje iremos apresentar mais uma destas opções, o Drupal.

O que é o Drupal?

drupal

Certamente, é sempre bom ter várias opções quando se deseja tomar uma decisão e utilizar a melhor plataforma para uma determinada tarefa. O Drupal é um CMS de código aberto, ou seja, você não pagará nada para utilizar e ainda poderá realizar alterações ao seu gosto em seu código para adequá-lo as suas necessidades. Ele é desenvolvido por uma comunidade internacional e mantido pela mesma, sempre lançando novas versões de tempos em tempos. O método utilizar pela comunidade drupal é bem semelhante ao que vemos com a comunidade wordpress, em que vários desenvolvedores mantém a plataforma sem cobrar nada por isso.

O que posso fazer com o Drupal?

Teoricamente todo tipo de site é possível ser mantido com a plataforma Drupal, claro que existem casos em que a plataforma será mais útil e em outras nem tanto, isso dependerá da sua necessidade. Com o Drupal você poderá organizar, publicar e gerenciar conteúdos seja de seu blog pessoal, seja de um site corporativo. Como o Drupal é desenvolvido em PHP e utilizar o MySQL como banco de dados, muitas integrações podem ser feitas utilizando a plataforma semelhantemente ao que encontramos no WordPress. Com isso é bem comum ver sites de notícias, sites de vendas, imobiliárias e diversos outros tipos de sites utilizando o Drupal.

O Drupal é recomendado para meu site?

Que o Drupal será capaz de gerenciar o site, não temos dúvida, mas será que ele é adequado para a realização da tarefa. Certamente o Drupal é recomendando para alguns tipos de projetos. Se a sua necessidade é simplesmente criar um blog, creio que escolher o WordPress ou mesmo o Blogger seja uma decisão mais acertada, mas se a sua necessidade é criar um site corporativo, o Drupal será uma boa escolha. Muitos especialistas consideram o Drupal melhor que o WordPress se o site possuir muito tráfego e exigir funções mais específicas, não que o WordPress seja inferior, isto é apenas uma decisão de projetos.

O que preciso para rodar o Drupal?

Como o Drupal é desenvolvido em PHP e utilizar o MySQL como banco de dados, ele pode ser instalado em qualquer servidor que também execute o WordPress. Você não terá problemas quanto ao ambiente, pois quase todas as hospedagens oferecidas no mercado terão o suporte necessário para rodar o Drupal.

Conclusão

O Drupal é uma excelente plataforma para gerenciar sites e grandes blogs. Sua curva de aprendizado é um pouco maior que outros CMS como o WordPress e o Blogger se assemelhando muito com o Joomla. Com isso aconselhamos que usuários mais avançados se aventurem pelo mesmo, para começar o WordPress e Blogger são mais adequados. A quantidade de material disponível sobre WordPress e Blogger também é maior o que torna a aprendizagem um pouco mais facilitada.

Você conhecia o Drupal? O que achou dele?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br