Como criar templates wordpress – Parte 01

Ano passado iniciamos um projeto que pretendia ensinar nossos leitores a criar templates wordpress, acabamos por não completar o nosso objetivo por inúmeros contratempos mas podemos perceber que a receptividade foi ótima e estamos agora retomando o projeto. A partir de hoje (10/10/2013) iremos ensinar pessoas a como criar templates wordpress. Nesta série você vai ter um passo a passo de como realizar a criação de templates para a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada em todo o mundo que é o wordpress. Aqui você poderá analisar e implementar todas as fases de construção de um template wordpress.

Os templates wordpress são uma fonte de renda para muitas pessoas, inclusive esse que vos fala (digita). Já criei dezenas de templates wordpress e algumas pessoas como eu ganham a vida criando templates para esta plataforma. Muitas pessoas me procuram para saber como editar ou mesmo criar um template e resolvi criar esta série com artigos separados e que ao final da série lhe darão o conhecimento necessário para criar ou mesmo editar um template WordPress.

Caso não queira perder nenhum artigo e queira receber dicas e novidades exclusivas sobre criação de templates wordpress sugiro que coloque seu e-mail abaixo, para que eu lhe mande as informações em primeira mão.

[captacao_templates]

O que irei aprender nesta série sobre criação de templates wordpress?

  • Estrutura HTML válida e lógica que pode ser usada em qualquer template ou mesmo site;
  • Principais funções wordpress para a criação de templates;
  • Estilização de comentários;
  • Áreas para widgets;
  • Menus personalizados;
  • Otimização para os mecanismos de buscas;
  • CSS necessário para que o template fique otimamente apresentado;
  • Outros aspectos relevantes na criação de templates wordpress.

No final do artigo você será capaz de criar um template wordpress do zero para o seu blog com os principais recursos ou mesmo editar aquele template que você gosta mas que não combina muito com seu público alvo, vamos em frente que a caminhada é um pouco longa.

templates wordpress

Ferramentas necessárias para o desenvolvimento de templates wordpress

Antes de iniciar qualquer desenvolvimento, precisamos de algumas ferramentas, no caso de templates wordpress você não precisará de muitas coisas e todas elas você poderá encontrar de forma gratuita pela internet, entenda que sem qualquer uma destas ferramentas o processo de desenvolvimento não será possível então vamos a elas.

Servidor de testes (WAMP, XAMPP, MAMP, LAMPP)

Realizar o desenvolvimento de um template wordpress diretamente em um servidor de internet é complicado pois faz com que o desenvolvedor edite os arquivos e precise sempre enviar via FTP para o servidor para então testar as mudanças realizadas. Muito melhor seria conseguir editar os arquivos e poder testar instantaneamente em nosso computador. Para isso basta instalar 3 aplicativos são eles: Apache, Mysql e o PHP.

O Apache é um servidor de aplicação, com ele temos um aplicativo “escutando” portas HTTP e fazendo com que as páginas web sejam enviadas para o navegador do usuário para que sejam exibidas. O Mysql é um servidor de banco de dados e irá guardar todas as informações de nosso blog, como artigos, páginas, opções de tema e muito mais, não há como ter um blog em WordPress sem uma base de dados. O PHP é a linguagem que o wordpress utiliza e precisamos de um interpretador, para que ele transforme o que iremos programar para uma linguagem HTML, a linguagem que os nossos navegadores entendem.

Instalar estes softwares separadamente e configura-los para que funcionem corretamente é complicado, pelo menos para quem está começando. Sorte nossa é que criaram aplicativos que são pacotes com os três aplicativos totalmente configurados, basta clicar em um botão instalar e tudo estará funcionando. Para o windows considero o WAMP (http://www.wampserver.com/en/) e o XAMPP como os melhores e suas variações para linux(LAMPP) e Mac(MAMP).

WordPress

Precisaremos do WordPress para que possamos testar na prática o que estamos fazendo, basta ir ao site oficial do wordpress e realizar o download da última versão disponível (http://br.wordpress.org/).

Conteúdos de testes

Para que possamos navegar entre artigos, páginas, categorias, ver comentários e outras funções do wordpress precisamos ter conteúdo. Você pode criar este conteúdo, criando artigos fictícios ou pode importar uma base já pronta, das muitas que existem disponíveis na internet.

Um que pode ser utilizado é este: (http://churchcrunch.com/wp-content/uploads/2008/12/churchcrunch_wordpress_dummy_data.zip)

Um bom editor de texto

Geramente quando estamos iniciando no desenvolvimento web, estamos propensos a escolher ferramentas mais robustas e que facilitam a vida do programador em alguns aspectos, um exemplo de ferramenta assim é o Dreamweaver. As facilidades apresentadas podem ser prejudicial e o desenvolvedor iniciante acaba criando códigos automáticos que nem sabe bem como funcionam. Recomendo sempre a utilização de um editor de texto simples apenas com marcação de sintaxe, o NotePad++ e o Sublime Text(http://www.sublimetext.com/) são exemplos de boas ferramentas para este fim, sendo que o que mais gosto certamente é o SublimeText.

Navegador Web

Precisamos de um navegador web para poder testar na prática o que estamos desenvolvendo. Procure escolher navegadores que obedecem os padrões de desenvolvimento web moderno. Exemplos destes são o Chrome, Mozzila Firefox, IE10 e o Opera. Nada de usar versões antigas do Internet Explorer, isso só lhe trará problemas.

HTML E CSS

Você deve estar preocupado se não possui conhecimentos avançados em HTML ou CSS. Certamente um conhecimento prévio irá lhe ajudar bastante no processo de desenvolvimento mas não é um requisito. Faça um esforço para pesquisar sobre estes assuntos para ter uma base se não possuir muitos conhecimentos mas não se preocupe tentaremos expor os assuntos de forma bem didática.

PHP

Semelhantemente a HTML e CSS, seria ótimo se você já possuisse conhecimentos sólidos sobre a linguagem mas não se preocupe iremos expor o PHP de forma suave e você pode ir aprendendo conforme o curso avança.

E aí vamos começar?

Este primeiro artigo possui o intuito de apresentar o curso como um todo. No próximo artigo já iremos por a mão na massa e começar a instalar as ferramentas e então começar a criar nosso template wordpress, espero te ver em todos os artigos. Se você já possui uma dúvida sobre o curso e gostaria de sanar por favor, deixe seu comentário abaixo. Se possui algum assunto que não podemos deixar de mencionar também deixe nos comentários.

Não esqueça de se increver para receber os artigos do curso em primeira mão:

[captacao_templates]

Comente, o curso é seu.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br