Como criar templates wordpress – Parte 03

Esse artigo é parte do Curso de criação de templates wordpress, caso ainda não esteja inscrito, por favor confirme sua assinatura agora mesmo, é grátis. Depois de instalar o WampServer em nosso computador para usar para realizar testes, vamos aprender a instalar o WordPress em nossas máquinas para enfim conseguir iniciar o desenvolvimento do template em si. Peço compreensão dos leitores com mais conhecimentos na plataforma, toda essa introdução que estamos fazendo visa o melhor desenvolvimento do curso, já que ensinando a realizar estes passos, não precisaremos retomar o assunto no meio do curso para ensinar aqueles leitores menos avançados. Vamos em frente.

Instalar o WordPress localmente

Depois de instalar devidamente o Wamp e iniciar o serviço, como mostrado na figura abaixo, é hora de iniciar a instalação do WordPress. Vale lembrar que alguns aplicativos podem estar utilizando a mesma porta que o Wamp irá utilizar por padrão que é a porta 80, um dos aplicativos que podem ocupar esta porta é o Skype, para resolver o problema basta finalizar o aplicativo e clicar em “Restart All Services”, depois você pode iniciar o Skype normalmente.

inicializar-servico-wamp

Criação do banco de dados para o WordPress

Para que criar o banco de dados para a utilização do WordPress, você deve acessar o PHPMyAdmin, que é um gerenciador de banco de dados que já vem integrado ao Wamp, vá até o ícone do Wamp na barra do Windows, clique e depois selecione a opção PHPMyAdmin, irá abrir uma aba de seu navegador, solicitando login e senha do MySQL, por padrão o login é root e a senha deixe em branco, como mostrado na tela abaixo:

login-phpmyadmin

Depois de realizar o login, clique na opção Banco de Dados, em seguida coloque o nome do novo banco de dados na caixa de texto, assegure-se de escolher um nome para o banco de dados o qual lembre, pois precisaremos desta informação quando formos instalar o WordPress. Clique em Criar.

Download e instalação do WordPress

Agora iremos realizar o download do WordPress e a sua instalação. Para baixar vá até o site oficial do WordPress (http://br.wordpress.org/), depois de realizar o download, extraia os arquivos e mova para a pasta C: > wamp > www, por padrão, todos os arquivos vão estar dentro de uma pasta chamada wordpress, o que você pode alterar se for necessário.

Abra seu navegador no endereço (http://localhost/nomedapasta) e a seguinte tela será mostrada:

instalacao-wordpress

Mais uma tela será mostrada, demonstrando algumas informações a respeito das configurações do WordPress, clique no botão Vamos lá.

Agora é hora de colocar as informações relativas ao banco de dados que acabamos de criar, será mostrada uma semelhante ao que será mostrada a seguir, preencha os dados da mesma forma, é o padrão para servidores locais.

instalacao-wordpress-2

Depois desta tela, clique em Instalar, um botão que irá aparecer se todas as informações relativas ao banco de dados estiverem OK. Na tela seguinte você fará a configuração do seu novo site WordPress, preencha os dados como nome do blog, login, senha. Escolha estes dados de forma que não esqueça de seu login e senha, eles serão necessários para que possamos administrar o WordPress.

Agora, basta realizar o login e correr para o abraço, seu WordPress está instalado em sua máquina. Depois de três artigos temos nosso ambiente de testes totalmente configurado e podemos começar o desenvolvimento em si. Aproveite para baixar um dos bons editores de texto que indicamos no primeiro artigo da série para que você esteja preparado para o próximo artigo em que vamos iniciar o desenvolvimento propriamente dito, vamos criar nosso arquivo de CSS principal e a página principal do template.

Comente, o curso é seu

Não deixe de deixar seu comentário, seja com opiniões sobre os artigos já publicados, seja com dúvidas e sugestões para a continuidade da série, esperamos que esta série esteja da forma que você espera.

Não deixe de compartilhar estes artigos da série e convidar seus amigos para o curso. Artigos indicando o curso em seus blogs também são bem vindos.

Até já.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br