Design e Usabilidade em Blogs

Muito se fala em blogs que tem ótimos artigos, execelentes imagens ligadas ao texto, uma escrita correta, e etc., mas depois de tanto se esforçar para escrever esses artigos de qualidade, percebe-se que não tem muitas páginas visualizadas, nem seus leitores passam muito tempo na página e sua taxa de rejeição está nas alturas. O que vamos tratar neste artigo são termos de usabilidade, e você vai perceber que qualquer elemento mal posicionado influi para sua estatísticas caírem, vamos lá?

Coloração

Você já entrou em um blog com fundo preto na área de texto? Se sim, sabe como é horrível (tentar) ler o artigo. Eu já uso óculos e não quero danificar minha visão tentando ler artigos nessa situação, então o que eu faço? Sim, fecho a página. E tenho certeza que muitos fazem isso também. E isso gera um grande problema nas estátiscas do seu blog, a taxa de rejeição vai se elevar consideravelmente.

Então está na hora de repensar nas cores de seu blog. O ideal é usar como fundo na área de textos cores leves e claras, como o Branco e na fonte uma cor escura, como o preto. Nada de fazer: fundo preto com fonte branca, fundo branco com fonte branca ou fundo preto com fonte preta.

Tamanho dos Textos

Escolher o tamanho certo das fontes dos textos também é importante, não deve ser fontes pequenas para que o leitor tenha que se encostar na tela para ler ou fontes grandes que aumente consideravelmente as páginas de artigos. O ideal para os artigos seriam fontes de tamanho 12px à 14px, menor ou maior que isso já pode gerar alguns conflitos com seus leitores.

Mas isso não quer dizer que você vai aplicar tamanho 14px para os headings (cabeçalhos: “h1, h2, h3, h4, h5, h6”), os cabeçalhos devem ser grandes e destacados, para que o leitor veja com facilidade. Mas não devem ser tão grandes, um tamnho de 32px para baixo está bom.

Sidebar e Menus

A Sidebar (barra lateral) é muito importante em um blog, é nela que são depositados os widegts, que são de diferentes tipos e funções. Os mais comuns e mais importantes são widgets de Categorias e Tags, Artigos Recentes e Populares, Últimos Comentários e Arquivos do Blog. Mas se sua sidebar não estiver visivel e acessível para seus leitores, pode causar um problema. Um blog deve estar em harmonia com tudo, e com a sidebar não é diferente, deve-se repensar sua largura e posição. Eu aposto em sidebars de tamanho 300px à 400px e prefiro que elas fiquem ao lado da área de texto e do direito da página.

Os menus do blog são tão importantes quantos as sidebars. Os menus devem ficar em lugares visíveis e é bom que não haja apenas 1 um menu e sim 2 ou 3. Em meu blog sempre utilizo um menu no topo com as páginas estáticas como Sobre, Privacidade, Contato e Anuncie, outro menu abaixo do cabeçalho com as principais categorias e outro menu no rodapé com as mesmas páginas do menu do topo. Quanto à altura dos menus eu aposto em menus com até 50px de altura, não mais que isso, 50px já é uma altura ideal e que dá bastante destaque.

Os Widgets

Agora que já temos a sidebar e menu em boa posição, vamos trabalhar o conteúdo da sidebar, que são os Wigests. Segue uma lista de widgers que não podem faltar em sua sidebar, e uma breve descrição de sua utilidade:

  • Categorias e Tags: Um widget de categorias é importante para que o leitor possa encontrar artigos e determinado assunto com facilidade, o widget de tags faz o mesmo trabalho só que com mais precisão.
  • Arquivo do Blog: O widget de arquivo do blog é importante para que o leitor possa encontrar determinados artigos pela data. Esse widget é essencial para blogs de notícias.
  • Artigos Recentes/Populares/Aletórios: Esses widgets tem como utilidade oferecer outros artigos para seu leitor conhecer, ele ajuda para aumentar as páginas vistas e permanência no site.
  • Assinar Newsletter: Se você quer ter bastante assinantes de feed em seu blog, esse widget vai te ajudar. Esse widget geralmente tem uma caixa de texto, para o leitor colocar seu email e um botão de assinar e seus artigos vão para o email dele.
  • Ícones redes sociais: É importante oferecer à seus leitores outras formas de acompanhar seu blog além da newsletter. Por isso adicone ícones com links para as redes sociais do blog como Twitter, Facebook, Google + e Feed RSS.

Artigos na Home Page

Para blogs de notícias em que o leitor busca informações rápidas essa dica não é tão necessária. Mas para os demais blogs preste bastante atenção. Seu leitor vai a seu blog atrás de conteúdo, de informação e é isso que você tem que oferecer, mas não de qualquer jeito. Quando o leitor vai a seu blog ele sempre entra pela Home Page (página inicial) e é lá que você tem que oferecer seu conteúdo.

Eu sempre aposto na técnica de Resumo de Posts, onde é mostrado na home page, apenas um resumo dos posts, com até 54 palavras, geralmente. E logo abaixo um link de “Continue Lendo” ou “Leia Mais”. A vantagem de usar essa técnica é que ajuda a aumentar suas páginas visualizadas, fazendo com que o leitor abra a página para ver o artigo completo.

Essas foram apenas algumas dicas para deixar seu blog com uma maior usabilidade. Depois deste, repense seu layout, cores, tamanhos, widgets e outros elementos e tenho certeza que suas estatísticas vão melhorar, e muito!

Até já!

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br