Devo usar uma hospedagem grátis?

Quando criamos o ebook 10 soluções para criar um site grátis indicamos no material algumas soluções de hospedagens gratuitas, o Emerson também fez um artigo inteiro indicando uma hospedagem gratuita. Acontece que muitas pessoas se enganam e utilizam estas hospedagem para projetos maiores, projetos mais sérios e definitivamente esta não é a finalidade, neste artigo iremos revelar o porque você NÃO deve utilizar uma hospedagem gratuita para seus projetos.

hospedagem

Utilize hospedagens gratuitas para testes

Muitas vezes precisamos de uma hospedagem, simplesmente para testar um template novo, um plugin ou mesmo verificar o potencial de um certo nicho de mercado, neste caso não vale a pena pagar uma nova hospedagem ou sobrecarregar a hospedagem atual para isso, vale mais a pena utilizar uma hospedagem totalmente gratuita e realizar os testes necessários.

Hospedagens grátis são muito compartilhadas

Quando utilizamos uma hospedagem tradicional ela é compartilhada com outras pessoas em um mesmo servidor, isso faz com que o seu desempenho não seja tão bom quanto uma hospedagem dedicada, neste caso estamos falando de pessoas que pagam todos os meses para utilizar aquele servidor e estas empresas se preocupam, ou deveriam se preocupar, com a quantidade de sites hospedados em um mesmo servidor para oferecer o mínimo de qualidade no serviço.

Quando utilizamos uma hospedagem grátis, podemos estar certos de que milhares de outros sites estão rodando também naquele servidor e isso faz com que os mesmos se tornem lentos, fazendo com que o desempenho não seja nada bom. Logo você terá problemas de lentidão em seu projeto hospedado em um servidor grátis.

Suporte de qualidade

No brasil, temos uma dificuldade enorme com as hospedagens quando o assunto é suporte, mesmo pagando temos problemas para ter um bom suporte, aqui no blog a única hospedagem que recomendo pelo ótimo suporte é a HOSTGATOR. Agora imagine você sem pagar nenhum centavo, se você tiver algum problema será que a hospedagem terá preocupação em lhe dar um suporte digno? Eu creio que não. Já vi casos de pessoas perderem um projeto inteiro porque a hospedagem grátis não tinha backup do conteúdo do projeto, certamente não foi nada bom.

Conclusão

Tentei passar alguns pontos para que você mesmo tire suas conclusões quanto ao uso de hospedagens grátis. Para um projeto sério acredito que se deva realizar investimentos para que o mesmo traga o retorno aguardado. Acredito que estas hospedagens podem ser usadas em diversas situações mas é necessário ter em mente que quando o projeto se torna mais sério, você deve ter segurança de onde está guardando seus dados.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br