Dicas para escrever um artigo otimizado

Existem diversas formas de conseguirmos tráfego para nossos blogs, mas o principal é mesmo o Google. Na verdade estou falando dos motores de busca, mas convenhamos que Bing, Yahoo, Ask e outros mais não mudam quase nada em nosso projeto. SEO (search engine optimization) é o responsável por fazer seu blog aparecer na frente de outros concorrentes. Mas são centenas de técnicas de SEO que você pode aplicar ao seu blog, então, como saber quais são as melhores? De modo geral, não tem como saber, mas vamos passar diversas dicas de como deixar seu artigo otimizado, são as técnicas mais comuns, usadas pelos gurus do SEO. Então, vamos para de conversa fiada e vamos logo as dicas!

TÍTULO OTIMIZADO

Você já deve ter lido por ai que criar títulos atrativos estimula o leitor a clicar no texto, mas isso funciona somente quando pensamos em redes sociais e outros meios de divulgação que não as SERP’s. Uma vez eu escrevi um post que falava se era melhor melhorar os textos que já possuem muitas visitas, ou se seria melhor reescrever e rankear melhor os que não possuem tanto tráfego assim. Pois bem, eu ia colocar um título do tipo “Coroar o rei, ou o bobo da corte”, no qual o rei seria os artigos visitados, e o bobo da corte os artigos com poucas visualizações. Enfim, o título certamente iria chamar a atenção dos leitores, mas não iria ser útil quando pensássemos nas buscas orgânicas.

As pessoas buscam por termos como “devemos rescrever artigos antigos?”, e coisas mais simples. O ideal é que o seu título vá direto ao ponto, e seja igual as buscas das pessoas. Utilize o Google Insights para ver quais palavras são mais buscadas e crie artigos com títulos usando essas mesmas palavras. Quanto mais objetivo for seu título, melhor rankeado ele vai ficar. O correto é na verdade mesclar artigos com títulos diretos, e artigos com títulos criativos, assim deixa os leitores mais a vontade, e rankeia os artigos da mesma forma.

PALAVRAS CHAVES

Quando você escreve um artigo, é porque existem pessoas procurando por aquilo. Então, quanto mais otimizado, melhor (sem estragar o texto, é claro). Digamos que você pretende escrever um artigo de 400 palavras sobre tatuagem feminina. A key principal é tatuagem feminina, então, repita umas 3 vezes a palavra chave dentro do artigo, e negrita uma delas. Para essa quantidade de palavras é mais que suficiente. Então, sempre que for escrever um texto, repita algumas vezes e deixe em negrito um ou duas. Assim, o artigo vai ficar melhor rankeado para essa mesma key.

IMAGENS

Muita gente procura imagens no Google e no final acaba dentro do blog onde encontrou a imagem. Pensar nas imagens para atrais tráfego é também algo inteligente. Mesmo que poucas visitas, você pode ganhar dinheiro com esse tráfego. E se de 20 visitas por mês vindas do Google Imagens, 5 se  inscreverem na Netaffiliation? Você vai ganhar 25 euros. Excelente não é? Não duvide que isto acontece, é mais comum que você imagina 🙂

CONCLUSÃO

Lembre-se, a melhor forma de otimizar um artigo é escrever algo muito interessante, algo que seus leitores vão realmente se interessar. É isso que vai fazê-lo ganhar tráfego, ganhar dinheiro, ter um blog de sucesso.

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br