Dicas para um design ideal

Como qualquer pessoa já sabe muitas vezes a vida é feita de aparências, no desenvolvimento para internet também é assim. Por exemplo, você está navegando normalmente e acessa um site com essas características: Fundo (background) verde fluorescente, logomarca vermelha, texto em amarelo e diversos banners piscando. Existe uma grande probabilidade (acredito eu uns 95%) de chance de você sair imediatamente desse site. Isso ocorre porque o ser humano quer algo que te satisfaça, “bonito aos olhos”, ou seja, que não cause nenhuma insatisfação como: Aflição, dor de cabeça, náusea, etc.

Porém adaptar um design ao gosto comum de todos os usuários é praticamente impossível. Alguns usuários, por exemplo, gostam de tons azuis, outros de verdes, etc. O ideal para você (Design, Programador) é utilizar aquilo que está agradável a você, atendendo o gosto dos usuários. Você pode utilizar uma ou duas cores principais, um fundo claro (normalmente branco), um logotipo que se destaque, porém sem aberrações.

Algumas ideias

Um site com conteúdos de tecnologia (informática,  celulares,  tutoriais…): Costuma-se usar sempre um fundo claro, no cabeçalho uma cor principal, utiliza-se muito o azul e o verde, nunca se esqueça de colocar o texto com alinhamento justificado (vale para qualquer site), e as demais cores utilize variações de tons da cor utilizada no cabeçalho. O logotipo você já pode fazer algo mais colorido, utilizando umas três até quatro cores.

Um site alimentício: Devem ser usadas cores fortes e quentes (que influenciem no paladar) como o vermelho e o amarelo, que remete ao ketchup e a mostarda. Porém não crie um visual muito sobrecarregado, use essas cores nas partes principais.

Você pode acompanhar mais significados das cores neste link.

Menus

Um layout ideal deve contar também com menus de fácil acesso (contendo o que o usuário mais utiliza) como em uma loja virtual deve possuir (carrinho de compras, minhas compras, cálculo de frete, formas de pagamento, nossa empresa, módulos de segurança, etc.) de forma clara e objetiva. Caso seja um site empresarial não pode faltar: Meios de contato, localização, serviços/produtos, sobre a empresa, etc.

Carregamento

Sempre “ouça” seus visitantes, podendo ser através do Analytics, por exemplo. Se após você mudar o visual do seu site, logo as visitas caírem drasticamente, tenha certeza que existe algo muito errado. Um dos erros pode ser o tempo de carregamento. O carregamento do seu site deve ser analisado minuciosamente. Site que demoram muito para carregar lega a “fuga” do usuário na maior parte das vezes. Existem diversas formas de analisar e corrigir o carregamento. Como esse site:

O GTmetrix analisa e mostra os locais com lentidão na sua página. Faz uma classificação de acordo com o carregamento e mostra diversos dados que são de seu interesse.

Faça o teste e descubra se a sua página está ideal no quesito carregamento. Caso não esteja você pode melhorar retirando imagens e utilizando mais CSS e HTML 5. Você tem a opção também de baixar um plugin desenvolvido pelo site que faz a otimização em sites WordPress.

Ficam essas dicas, comentem e dê sugestões

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br