Dreamweaver – Editor de sites profissional

Dreamweaver é um aplicativo profissional que possibilita a criação de sites. No Dreamweaver o usuário consegue criar websites de forma visual, o que faz com que o processo seja muito mais simples para o usuário, já que ele não verá apenas códigos a sua frente, terá também o auxílio visual para a criação do site.

O Dreamweaver é realmente um excelente editor HTML WYSIWYG mas com ele você possui um fantástico ambiente para a criação de websites e também de sistemas, embora seja muito mais recomendado para o primeiro caso. Muitos desenvolvedores, sobretudo os mais experientes não utilizam o Dreamweaver por acharem que o programa é para programadores iniciantes. Creio que ele realmente ajuda e muito que está iniciando no mundo do desenvolvimento de sites, mas pode ser usado por qualquer profissional independente de seu nível quanto ao desenvolvimento de sites.

Dreamweaver – Um pouco de história

No princípio o Dreamweaver servia apenas como um editor HTML WYSIWYG (“What You See Is What You Get”, ou “O que você vê é o que você tem”), mas com o passar do tempo e a evolução da suíte de desenvolvimento, as novas versõs incorporaram suporte a diversas tecnologias usadas para criar aplicações e websites como PHP, ASP, JSP, ColdFusion e muitas outras linguagens Server-side (Linguagens que rodam do lado do servidor). No inicio o grande concorrente do Dreamweaver era o MS FrontPage, mas com o tempo o Dreamweaver continuou a melhorar e incorporar suporte a diversas tecnologias enquanto o FrontPage continuou a ser apenas um editor para criar páginas estáticas, ridículas diga-se de passagem.

Inicialmente desenvolvido pela Macromedia, o Dreamweaver passou a ser mantido e melhorado constantemente pela Adobe, juntamente com seu irmão Fireworks, os dois passaram a compor o pacote de softwares chamados de CS (Creative Suite).

Modo design do Dreamweaver – Fácil de fazer nem tão fácil de entender

No Dreamweaver existe um recurso que é amado por muitos e odiado por outros, o modo Design. Com o modo Design é possível esconder detalhes do código HTML, tornando possível para não especialistas a criação de aplicações web e consequentemente websites. Desenvolvedores mais experientes são totalmente contra o uso desta função do Dreamweaver pois o mesmo produz códigos sujos, muito maiores do que seria feito se a programação tivesse sido feita do modo tradicional, estes códigos gerados pelo modo Design, muitas vezes produzem páginas que não são bem visualizadas por alguns navegadores, o que pode ser tornar uma verdadeira dor de cabeça. Além destes erros de visualização, também é possível encontrar erros de segurança nas aplicações web geradas pelo modo Design.

Dreamweaver - Modo Design

Alguns destes erros gerados pelo modo Design podem ser facilmente resolvidos pelo desenvolvedor, alternando entre o modo Design e modo Código, com isso o desenvolvedor alia a rapidez da produção no Modo Design com um código limpo e seguro. Há algum tempo não uso o Modo Design do Dreamweaver por considerar que muitas vezes precisamos realizar customizações complexas que são bem difíceis de fazer quando trabalhamos com um código um tanto quanto complicado para seres humanos, que é criado pelo Dreamweaver.

Preview de navegadores do Dreamweaver

Um ótimo recurso disponível nas versões mais atualizadas do Dreamweaver é permitir a seleção de grande parte dos navegadores para se ter um preview da visualização final do que se está produzindo, isso é realmente fantástico, pois o desenvolvedor não precisa sair do ambiente de desenvolvimento para visualizar como está ficando o produto, isso poupa muito tempo.

O Dreamweaver também possui muitas ferramentas que facilitam na hora de desenvolver, tais como: gerenciamento e transferência de projetos via FTP, bom search com inúmeras opções de substituir linhas de texto, partes de código e muitas outras opções. Um outro aspecto muito relevante no Dreamweaver é a possibilidade de incluir extensões ao programa, fazendo com que pequenos recursos, não disponíveis por padrão, sejam incluídos fazendo com que o leque de funcionalidades aumente ainda mais. Há diversas opções de extensões disponíveis na internet, desde opções grátis até pagas.

Download do Dreamweaver

Todo esse potencial tem um preço, estes preços podem variar entre plataforma e o pacote que deseja comprar, antes de comprar a Adobe disponibiliza 30 dias para testar o aplicativo sem restrições, para realizar o download clique no link: http://www.adobe.com/cfusion/tdrc/index.cfm?promoid=BPAJE&product=dreamweaver&loc=pt_br e teste o potencial desta incrível ferramenta.

E você conhecia o Dreamweaver? Acha ele bom?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br