Escola Sites agora em HTML 5

Há algum tempo vinha pensando que era bastante necessário para o Escola Sites ter um template em HTML 5 por inúmeros motivos, mas a correria do dia a dia e também os muitos compromissos, seja com o blog que está recebendo atualizações diárias, seja com minha vida “offline”, não estava conseguindo um tempo para me aprofundar mais para então desenvolver o template novo, mas que não chocasse visualmente, já que ele já foi muito elogiado.

Porque mudamos para o HTML 5?

Antes de mais nada devo explicar porque resolvemos mudar para um template HTML 5, ou seja, qual a importância disso para um blog. Foram três os principais fatores que me fizeram ter algum esforço para manter o mesmo visual mas com um template HTML 5, são eles:

  1. Código mais limpo e leve
  2. É o que há de mais novo
  3. Estrutura do HTML 5
  4. SEO, é eu també gosto de melhorar meu posicionamento no Google

Código mais limpo e leve

Com o HTML 5 diversas partes do código HTML ficam bem mais simples tornando o HTML muito mais limpo e leve, começando pelo DOCTYPE, que antes era uma expressão bem grande e agora é bem simples.

Isto é só o começo, quando todos os navegadores estiverem 100% compatíveis com o HTML 5, muitos códigos Javascripts, jQuery, Flash não mais precisarão ser usados e nossos sites e blogs carregarão muito mais rápido. Hoje, já podemos conferir uma leve melhora com relação ao carregamento das páginas, muito pela abreviação de algumas tags.

É o que há de mais novo

Estar atualizado é quase uma obrigação para um metablog, afinal aqui muitos blogueiros dos diversos nichos buscam informações para aperfeiçoar seus projetos. O HTML 5 nos traz alguns recursos muito bons como geolocalização, uso de canvas. Claro, isso está no início e ainda temos uma longa caminhada até conseguirmos usar todas as funcionalidades de forma que funcione e todos os navegadores. Com o uso de tags como o <header></header> e o <nav></nav>, as informações ficam mais segmentadas, fazendo com que a manutenção do código fique ainda mais fácil.

Estrutura do HTML 5

SEO, ele vai melhorar

Com tags como as que eu citei acima e o <article></article> as informações ficam mais segmentadas, isso faz com que os mecanismos de busca saibam, com mais clareza, onde está realmente o conteúdo de qualidade. No HTML 4, os mecanismos de buscar, não podem precisam onde está a informação mais relevante, que é o artigo em si, já que todas as divisões da página são feitas com <div></div>. Com o <article></article> os mesmos podem analisar as páginas, dando mais importância para o conteúdo e menos para os outros segmentos da página.

E o seu template, já é em HTML 5? Já possui bons resultados com seu uso? Quer alguma ajuda?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br