Falando em futuro, como agendar posts futuros no wordpress?

Motivo

Lendo um pouco sobre alguns posts em nosso blog (especialmente um dos últimos postados sobre a frequência depostagens em nosso blog, com a crescente demanda de visitas e consultas) resolvi mostrar para alguns desenvolvedoresou como manter uma determinada frequência (todo dia, uma vez por semana, segundas e quartas, uma vez por mês, etc)na criação de seus artigos, para ajudar seus leitores a saberem com exatidão quando haverá material novo em seublog ou website. Hoje em dia é comum observarmos os usuários e leitores do seu blog se inscreverem para recebernovidades por email, e sendo assim, é muito importante escrevermos pelo menos um novo artigo por dia, pois issoirá garantir que todo dia os assinantes, leitores ou usuários de seu blog visitem seu site.

E quando nao há tempo ?

Há dias em que talvez não estaremos com tempo disponível ou por algum problema que venha a ocorrer (sem internet,filhos na escola, falta de luz, dentre outros.) para publicar novos artigos, então, como solucionar isso? Simples,o próprio CMS WordPress nos permite agendar a publicação de novos artigos para uma determinada data. Então,caso você possa estar impossibilitado de publicar um novo post, você simplesmente pode criá-lo antes e agendarsua publicação para uma determinada data.

Porque usar este recurso ?

Para pequenos websites e blogs com poucos leitores e assinantes, ficar um dia sem artigo no site não trará tantadiferença assim(O ideal seria postar uma nova notícia todo dia), porém para grandes websites ou blogscom vários assinantes, ficar um dia sem uma nova publicação de artigo pode acarretar numa grande queda no númerode visitantes e acessos diários. Dito isto, vejamos como agendar a publicação de seu Artigo no WordPress.

Let’s Go!

Quado você cria uma nova publicação no Wordporess, a opção para agendamento aparece na página de criação de artigo.Por padrão, no entanto, quando você um novo artigo, o WordPress subentende que você quer fazer sua publicaçãoimediata(ou seja, na mesma hora), tanto que no topo a direita é exibida uma imagem (ícone) de um calendário como seguinte texto “Publicar Imediatamente”. Veja a imagem abaixo:

Para agendar a publicação do artigo em vez de fazer a publicação imediatamente, basta clicar no link Editar quefica ao lado do texto “Publicar Imediatamente”, veja na imagem acima. Ao clicar em Editar você poderá selecionara data desejada para a publicação. Note que quando você seleciona uma data futura para a publicação, o botão”Publicar” sofre uma mudança e apareçe como botão “Agendar”. Veja na imagem abaixo:

Conclusão!

Um detalhe interessante é que, para quem gosta de ver o resultado final do artigo, poderá utilizar a opção“Visualizar” do WordPress para ver o artigo sem publicá-lo, desta forma poderá fazer um review e se precisar fazeralguma correção textual. O botão “Visualizar” também fica no topo a direita do Painel,logo acima do botão”Publicar”.

Pode-se agendar inúmeros artigos para serem publicados em inúmeras datas. Por exemplo, você pode agendar um artigopara ser publicado na segunda-feira, outro parar ser publicado na quarta, outra para ser publicada mês que vem,etc. Também é possível informar a hora exata que a publicação será executada. Além disso, o WordPress lhe permiteagendar a publicação de um artigo para o mesmo dia em horários diferentes ou no mesmo horário.

Como podemos notar, o sistema de agendamento de publicação de posts do WordPress é muito tentador e generoso como articulista,e é difícil não ficar tentado a utilizá-lo.

Espero que esta informação seja útil para os blogueiros de plantão, ou para aqueles que de alguma forma,frequentemente publicam informações em seus websites. Com este post espero iniciar meu plano de 3 post’s por semana.

Tentarei publicar sempre as segundas, quartas e sextas, para manter um certo padrão aos nosso leitores.

Gostou da dica? Comente, fique a vontade o blog é seu!

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br