Jetpack: Adicionar recursos do WordPress.com no WordPress.org

Se você utilizar o WordPress.com como plataforma de gerenciamento de conteúdos com seu blog e migrou para o WordPress.org, certamente você sentiu falta de alguns recursos que o WordPress.com oferece para seus usuários. A intenção deste artigo é mostrar que você pode ter grande parte destes recursos em sua instalação WordPress.org, mesmo que você nunca tenha usado o WordPress.com, ficará encantado com algumas funcionalidade incríveis.

O que é o WordPress.com?

O WordPress.com é um serviço criado pela Automattic, empresa que é responsável pelo desenvolvimento do WordPress que oferece hospedagem gratuita para blogs usando o serviço do WordPress. Nesta plataforma o usuário possui o endereço do tipo meublog.wordpress.com, mas em contrapartida possui algumas limitações como não poder usar códigos CSS, Javascript, usar programas de afiliados como Google Adsense, usar apenas algunas templates pré-determinados, além de ter uma mensagem no Rodapé dizendo “Hospede seu blog com WordPress.com”. Estas limitações levam muitos usuários a migrarem para o WordPress.org, mas algumas funcionalidades encantam estes usuários e os mesmos não estão disponíveis na versão WordPress.org, não inicialmente.

Solução: Plugin Jetpack

O Plugin Jetpack fará com que muitas funcionalidades sejam trazidas do WordPress.com para o seu WordPress.org, verdadeiramente você terá um login no WordPress.com e o seu serviço WordPress.org na sua hospedagem estará ligado ao serviço WordPress.com.

Instalação do JetPack

A instalação e configuração do Jetpack é algo bem simples, como quase todo plugin WordPress, sendo assim em bem pouco tempo, cerca de cinco minutos, você vai estar apto a utilizar grande parte dos benefícios do WordPress.com em seu WordPress.org. Antes de qualquer coisa vá até Plugins > Adicionar Novo e pesquise por Jetpack, certamente a primeira opção será o nosso querido plugin. Depois disso clique em Ativar Plugin. Pronto, temos o Jetpack, instalado. Vamos falar um pouco de suas funcionalidades.

Funcionalidades do Jetpack

Ortografia e Gramática

Esta certamente é uma das funcionalidades mais interessantes do Jetpack, creio que se muitos blogueiros usassem, não teríamos o festival de erros ortográficos que vemos nos blogs de hoje. Esta funcionalidade, além de encontrar erros de escrita e gramática, muito semelhante ao que é feito no Microsoft Word, dá sugestões de melhora. Aproveitando o momento, recomendo o uso do navegador Google Chrome, que pode melhorar muito este aspecto.

Estatísticas do WordPress.com

Certamente usar o Google Analytics é a melhor forma de ter informações sobre acessos ao seu blog, mas para uma consulta rápida, logo ali no seu painel de administração, com muitas informações, referentes às palavras chaves pesquisas e páginas mais visualizadas é uma ótima opção para ter o controle dos acessos ao seu site, sem perder tempo.

Assinaturas

Com esta funcionalidade você pode dar a opção ao seu usuário assinar seu blog para receber atualizações ou mesmo receber um e-mail a cada comentário recebido em seu blog. Este último considero ótimo, o que pode aumentar e muito a parcela de usuários que acessam a sua página mais uma vez por dia, aumentando a fidelidade do mesmo.

Compartilhando

Existem muitos plugins de compartilhamento para WordPress, dos quais, o que mais recomendo é o plugin Social Ferramentas Blog Plugin, desenvolvido por nosso caro colega Claudio Sanches, mas o Jetpack possui uma opção de compartilhamento de artigos, muito interessante, com um visual muito bonito, vale a pena testar.

Cartões Gravatar

O Sistema de Avatar, comprado pelo WordPress, chamado Gravatar é utilizado por 10 em cada 10 blogs gerenciados pelo WordPress, partido dessa afirmação, seria muito interessante dar uma incrementada no seu sistema de comentários, fazendo com que ele mostre informações como biografia dos usuários, tudo isso com um efeito ótimo, deixando seu blog elegante.

Links Curtos WP.me

O WordPress.com possui um sistema de encurtamento integrado, e com o Jetpack você pode ter esse benefício também, usando este sistema de encurtamento, você facilita e muito o compartilhamento de seus artigos internet afora.

Shortcodes de Embutidos

Chega de plugins para embutir mídias como Youtube, Vimeo e outros em seus artigos, com o Jetpack você possui inúmeros shortcodes para incluir vários tipos de mídias em seus artigos no WordPress.org, esta opção certamente lhe poupará muito tempo e fará suas postagens demorarem menos tempo para serem elaboradas.

Distribuição Melhorada

O Jetpack automaticamente vai levar seu grande conteúdo publicado em seu blog ou site para compartilhá-lo instantaneamente com serviços de terceiros, como os motores de busca, aumentando seu alcance e tráfego. Esta opção é simplesmente fantástica, suas páginas serão indexadas muito mais rapidamente com esta opção.

E você o que acha do Jetpack? Já utiliza?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br