Lógica de programação – Conceitos e primeiros passos

Muitas pessoas quando iniciam um projeto online não sabem exatamente por onde começar. O fato é que hoje em dias temos a disposição diversas ferramentas que nos auxiliam a criar sites, blogs, lojas virtuais, fóruns, entre outros. Podemos dar como exemplo dessas ferramentas, o WordPress, Magento, Blogger, PHPBB, etc.

No entanto, se você quer ter uma maior customização em seu projeto, só existem duas soluções: contratar os serviços de um profissional ou aprender pelo menos o básico de programação, em especial das linguagens voltadas para web, como PHP, CSS, HTML, Javascript, etc.

Hoje na minha estréia como editor do Escola Sites, anuncio para vocês que todas as segundas-feiras estarei dando um curso de programação e customização web, lembrando que o Jair Rebello já é um Analista de Sistemas formado, com experiência, como podemos quando criou e disponibilizou o incrível template para blogs, ES One e eu estou próximo de me formar como Analista também, portanto podemos falar desses assuntos com propriedade.

Lembrando que postarei junto com o Jair todos os dias, sendo que de terça a domingo falarei sobre outros assuntos relacionados a gestão de sites e blogs, como indicação dos melhores plugins, motivação, templates, monetização, etc.

Nesse primeiro artigo ensinaremos os conceitos básicos de lógica de programação e os primeiros passos que você deve dar para aprender a programar.

blogueiro

1 – Conceito de lógica de programação

A lógica de programação é importante para aquelas pessoas que desejam desenvolver programas, aplicativos e sistemas. Ela permite que que o programador defina uma sequência lógica a seguir para o desenvolvimento de uma aplicação em uma determinada linguagem.

A lógica de programação permite que uma pessoa organize os pensamentos que ela tem, para transformá-lo em um objetivo, alcançado através da programação.

2 – Sequência lógica

Os pensamentos que você tem, como por exemplo, incluir um espaço adicional de publicidade em seu blog, precisam de uma sequência lógica a ser seguida para ser construído, portanto conceituamos que sequência lógica são os passos que devemos seguir para até encontrarmos a solução para aquilo que queremos construir ou até mesmo para solucionar um problema encontrado no código,

3 – Instruções

Um computador, assim como o ser humano, precisa de receber instruções do que se deve ser feito para realizar uma determinada tarefa, portanto as instruções na lógica de programação, nada mais é que uma informação elementar que que indica qual ação o computador deve executar.

No entanto, vale ressaltar que uma informação “solta” não resultará em nada, portanto temos que seguir uma sequência lógica, que é construída através de uma série de instruções bem definidas e fundamentas para que seja realizada no momento certo, fazendo com que alcançamos os resultados que nós queremos.

4 – Algoritmo

Um algoritmo é uma sequência de instruções ordenadas que levam a resolução de uma determinada tarefa ou problema. O maior exemplo de um algoritmo construído para uma determinada tarefa é o próprio Google, que tem como objetivo “rankear” os sites com maior relevância para os leitores. O Google nada mais é do que um gigantesco algoritmo.

A tarefas informadas em um algoritmo tem que ser as mais objetivas e claras possíveis para que a aplicação seja rápida e eficiente.

5 – Linguagens de Programação

Cada linguagem de programação tem uma sequência lógica a ser seguida, apesar de algumas compartilharem várias características semelhantes. Podemos dizer ainda que são softwares que permitem a criação de programas.

Lógica de Programação

Para isso em geral utilizamos IDEs ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que consistem em programas de computador que nos auxiliam no trabalho com as linguagens e consequentemente desenvolvemos softwares neles. Para exemplificar podemos citar alguns IDEs como o Eclipse, Visual Studio, Netbeans, etc.

Alguns exemplos de linguagens de programação são o Java, PHP, C e suas variações, Pascal entre diversas outras.

 6 – Programa

Os programas são algoritmos escritos em uma linguagem para computador (JAVA, PHP, C, etc). Simples assim. Todos nós estamos acostumados a trabalhar com diversos programas em nossos computadores, celulares e tablets todos os dias.

Conclusão

Para começar a dar seus primeiros passos tenham em mente esses conceitos e se precisarem releiam diversas vezes, pois será importantíssimo no aprendizado que teremos.

Toda segunda-feira aprenderemos um pouco sobre programação, em especial a programação voltada para web e mais a frente, quando realmente colocaremos a mão nos códigos, todos esses conceitos precisarão estar bem fixados em suas memórias.

Então é isso ai, espero que tenham gostado e segunda-feira que vem continuamos nosso curso, lembrando ainda que amanhã tem post novo também sobre outro tema.

E ai, o que os leitores acharam dessas novidades no Escola Sites? Conseguiram aprender bem sobre os conceitos da lógica de programação?

Deixem seu feedback nos comentários!

Abraços e até a próxima!

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br