Miniaturas sem gabiarra e sem trabalho

Muitos templates como o do Escola Sites usam miniaturas de seus artigos nas páginas de listagem, como é o caso do index.php e do category.php, acho essa estratégia super interessante pois faz com que o usuário tenha mais alguma dica do que vai encontrar no artigo e deixa a leitura dessas páginas mais dinâmica, pois os leitores ficam menos cansados com imagens em meio aos textos.

Já ensinei aqui mesmo no Escola Sites e recomendo que leia: ADICIONAR NOVOS TAMANHOS DE IMAGEM NO UPLOADER DO WORDPRESS

TimThumb

Eu usava o Timthumb, que é um script PHP que gera em tempo de execução as miniaturas de seus artigos, gosto muito do resultado, mas confesso que me sentia bem incomodado, pois o próprio wordpress já faz um redimensionamento e o timthumb faz outro, ou seja, dois processamentos, o que é totalmente desnecessário.

Nota: Se você comprou um template premium, fatalmente seu template usa o TimThumb.

Vamos deixar o trabalho todo o nosso querido WordPress?

Gosto de deixar o máximo do trabalho com o próprio wordpress, sem muitos plugins para fazer coisas que o próprio wordpress já pode fazer. Como pode ser visto em alguns dos artigos, caso desejem abrir mão de alguns plugins e deixar o seu site mais veloz, considere acessar os seguintes artigos:

Como fazer a miniatura?

O WordPress possui uma função que realiza o redimensionamento da figura, no momento do upload da mesma, chamado add_image_size, por isso este método é melhor que o TimThumb, pois redimensionando na hora do upload, você não deixa para redimensionar na hora que o usuário está abrindo o site, tornando o carregamento mais rápido. Para fazer o redimensionamento inclua a seguinte função ao seu functions.php.

{code type=php}
add_image_size(“miniatura-loop”, 300, 230, true);
{/code}

O código acima, adiciona um redimensionamento padrão chamado miniatura-loop, com 300 de largura por 230 de altura, e o true indica que o redimensionamento ocorrerá exatamente nestes tamanhos, para manter a proporção da imagem e não cortar a mesma, use false.

Em seu loop wordpress, ou seja no index.php ou mesmo no category.php adicione o seguinte código para exibir a miniatura desejada:

{code type=php}
the_post_thumbnail(“miniatura-loop”);
{/code}

Pronto agora, nos livramos de mais um código externo e deixamos mais uma tarefa para o nosso querido WordPress.  Caso já tenha miniaturas geradas, considere usar o plugin Regenerate Thumbnails, para regerar as miniaturas, você pode gerar as miniauturas e depois desistalar o plugin.

E você, gostou de mais essa dica? Acha que realmente estamos melhorando o desempenho de nossos sites?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br