O minimalismo é bom para seu site

Provavelmente você enquanto navega pela internet, sempre vê um ou outro site que já adotou ao design minimalista, como o Escola Sites, que está a ler agora. Mas, qual a vantagem de adotar o design minimalista para seu site, aplicando-o no layout e logotipo do mesmo? Bem, é isso que você vai ver no artigo de hoje, vamos lá?

O que é minimalismo?

A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Wikipédia

Aplicando o conceito acima no design, o design minimalista, procura desenvolver uma obra utilizando-se do mínimo de elemento possíveis e, usando cores mais neutras, e de forma correta, usando apenas o essencial.

Minimalismo

O minimalismo e o web design

Quando um site é feito usando os conceitos do minimalismo, algumas características estarão  presentes, focar o visitante no conteúdo é um exemplo, veja como:

As cores

São utilizadas poucas cores, mas, essas cores são fortes e marcantes, combinando com todo o site. Como o design minimalismo é limpo, são utilizadas cores claras para o fundo, e os textos ficam com cores mais escuras, para assim, chamar atenção do visitante para o texto.

A tipografia

Combinada com as cores, a escolha da tipografia certa é muito importante. Uma tipografia simples pode causar muito impacto, tanto quanto uma tipografia cheia de gradientes, curvas, bordas e outras frescuras, que não fazem parte do design minimalista.

As imagens

Apesar de se usar poucas imagens, as imagens usadas são mais diretas e impactantes, isso ajuda até a diminuir o carregamento da página, para acontecer isso, ao invés de usar várias imagens, use apenas 1 ou 2 imagens bastante diretas e que sejam diretas em relação ao texto.

A usabilidade

Nada do que citei acima irá adiantar se seu site não for usável, isso mesmo, do que adianta usar as cores e a tipografia certas se quem visita seu site, não sabe usar? Por isso tudo deve estar simples e objetivo para que seu visitante não se perca no site e acabe fechando-o.

Valorize o conteúdo, colocando-o em um local privilegiado, faça o mesmo com os menus de expediente e categorias, para que seu leitor possa navegar tranquilamente pelo seu site.

O minimalismo e o design gráfico

No design gráfico o minimalismo é bastante usado em posters (de filmes, propagandas) e em  logotipos também. Para se criar um logotipo minimalista é preciso de levar em consideração alguns quesitos, veja:

As cores e a tipografia

Use as cores que combinem com seu site, e use cores neutras para isso. O mesmo acontece com a tipografia, escolha uma tipografia simples, porém bonita e impactante. Para o símbolo, tente utilizar-se do mínimo de elementos, para criar algo limpo e simples, fácil de memorizar.

Não encha seu logotipo de trecos, fazendo isso você estará poluindo a logo e não estará desenvolvendo uma obra minimalista, muito pelo contrário.

O que você acha sobre o minimalismo para os sites?

Conte-nos o que acha sobre o minimalismo, sua opinião é importante para nós.

Abraço.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br