O que é Nofollow e Dofollow ?

O Nofollow é uma maneira simples de dizer para a Google, não seguir um link. O Nofollow foi criado, porque os links, muitas vezes não eram confiáveis, e o Webmaster do blog, teria que especificar isto manualmente pelo robots.txt Um processo um pouco complicado, mais a Google inovou e criou um mecanismo para que você possa fazer isto facilmente através de um simples atributo HTML.

Mais o que é Nofollow e Dofollow ?

Enquanto o Nofollow bloqueia que a Google siga um link, o Dofollow permite. Não é preciso colocar o atributo Dofollow, para que a Google siga o link, e a indexação da URL é feita normalmente. Mais, porque usar o Nofollow ?

  • Conteúdo não confiável: É muito utilizado em grandes sites, que colocam o Nofollow nos comentários. Já que o comentarista pode fazer um link de péssima qualidade, e assim os dois blogs podem sofrer punições na Google. Exemplo: O Youtube coloca automaticamente o Nofollow nos links de descrição, já que não é possível saber se aquele site é confiável.
  • Em Links pagos: Se você for pago para criar links para uma página, a Google pode penalizar os dois blogs, caso não seja colocado o atributo Nofollow. A Google é contra que uma pessoa ganhe posições na Google, comprando links, esta é uma técnica Black Hat conhecida como Link Farm.

Como colocar o Noffolow no meu blog ?

Para isso você tem que editar o HTML do seu link. No infográfico abaixo, você pode ver a estrutura de um link normal e um link em Nofollow:

Anatomia de um Link

Como usar o Nofollow ?

Para usar o Nofollow é muito fácil. Mais antes é preciso aprender um pouco de HTML(não se preocupe é fácil), para poder colocar o atributo. Abaixo está um simples link, para a Google:

Google

Abaixo está o código em HTML do link acima:

<a href=”http://www.google.com.br>Google</a>

Você tem que adicionar o atributo depois da aspa(está destacado de vermelho) para poder inserir mais atributos. Por exemplo, se eu posso colocar uma descrição no link quando o usuário passar o mouse com o atributo title. Veja o efeito:

Google

Veja como ficaria em HTML:

<a href=”http://www.google.com.br” title=”Google – O buscador mais popular do mundo !”>Google</a>

Para a Google não seguir o link, só é preciso colocar o atributo Nofollow, depois do link, veja a diferença:

Sem Nofollow:

<a href=”http://www.google.com.br”>Google</a>

Com o Nofollow:

<a href=”http://www.google.com.br rel=”nofollow”>Google</a>

Como acessar o HTML de um link:

No WordPress acesse a versão texto, do seu Post, veja as imagens:

Selecionar modo texto no WordPress

 

Dica para usuário do Blogger

Se você é um usuário do Blogger, pode fazer esta configuração, sem editar o HTML. Siga os passos abaixo:

1) – Selecione o link e clique em alterar

Selecionar link - Blogger

 

2) – Será aberto algumas configurações do link. Selecione a opção Adicionar atributo “rel=nofollow” e clique em OK

Adicionar Nofollow no Blogger

 

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br