Os 11 Maiores Vilões Que Fazem Sua Página de Captura Fracassar

A captura de e-mails é algo de extrema importância para quem pretende ter um empreendimento online. Sem minha lista de e-mails certamente não conseguiria alcançar os resultados que alcancei. Apesar de contar com outros mecanismos para alcançar as pessoas interessadas em meu conteúdo, certamente o e-mail marketing é disparado o que traz mais resultados.

conversao

Muitas pessoas já estão convictas da importância da captura de e-mails, e isso é certamente muito bom, mas a grande maioria fracassa quando criam suas páginas de captura. Isso porque até conseguem enviar algum tráfego para elas mas as pessoas simplesmente não clicam para se inscrever em suas listas, nesse artigo pretendo citar os 11 grandes vilões da conversão de sua página de captura e espero que você possa ajustar a sua página de captura se preciso for.

#1 Sua Headline é ruim

O primeiro passo para se ter uma boa página de captura e ter uma boa conversão é ter uma ótima headline (título), é basicamente ela que vai chamar a atenção do visitante para o grande benefício que ele vai levar se colocar o seu e-mail no formulário.

Headlines como: “Se inscreva para receber novidades” ou “Entre em nossa lista VIP” não deixam claro o que o visitante irá receber e ainda abre margem para ele pensar que vai ser inundado por e-mails ruins de sua parte.

Pense em criar títulos que ofereçam muito valor, fazendo com que o visitante se sinta obrigado a deixar o seu e-mail pois ele quer muito o que você está oferecendo.

A solução para isso é basicamente entender as necessidades do seu nicho, a partir disso fica fácil criar um título que irá passar valor para ele.

#2 Seu CopyWriting não leva a pessoa a tomar uma ação

Quando o seu visitante entra em sua página de captura, o coração dele ter que bater forte, ele tem que sentir que se não colocar o e-mail e submeter o cadastro ele vai estar perdendo uma grande oportunidade. Claro que você precisa ter uma boa recompensa mas algo que faz isso ficar muito mais intenso é ter uma boa copy.

Copy é saber usar as palavras certas nos lugares certos para que as pessoas visualizem corretamente o que você está oferendo a elas, você não precisa ser o mago do copywriting mas é necessário estudar o mínimo para se comunicar com eficiência.

#3 As pessoas não entendem sua oferta

Para que uma pessoa se interesse em dar o seu e-mail em troca de alguma recompensa digital, seja ela um e-book ou um vídeo, ela precisa entender o que, exatamente, ela irá receber. Se você cria uma recompensa que ela não entende bem para que serve, dificilmente ela vai se interessar.

Todos temos de entender que um e-mail é uma espécie de RG no mundo virtual, dar ele para uma pessoa errado, pode trazer prejuízos…você daria o seu RG para qualquer pessoa? Eu não.

#4 Seu CTA é ruim

CTA é o acrônimo para Call To Action, que é a chamada para ação. Vejo muitas pessoas criando boas páginas de captura mas acabam pecando na chamada para ação, que basicamente é o botão do formulário.

call-to-action-buttons-on-e-commerce-site

Muitos usam o tradicional, QUERO RECEBER. Quero te falar que em uma página de captura de emagrecimento com um CTA, QUERO EMAGRECER, é muito mais forte do que um simples QUERO RECEBER, e certamente vai fazer a página de captura ter uma conversão maior.

#5 As pessoas não visualizam o valor da sua recompensa digital

Nesse tópico caímos novamente na situação do valor que você passa para o visitante da sua página de captura. O visitante apenas lhe fornecerá o e-mail se ele perceber o quanto de valor está sendo oferecido a ele.

Atualmente um curso em vídeo é visto com mais valor do que um simples e-book, apesar do trabalho de produzir um é basicamente o mesmo do outro. Logo crie uma recompensa que o visitante tenha a clara visão de que está ganhando algo muito bom apenas por estar fornecendo o e-mail para você.

#6 Você usa péssimas imagens

Eu não sei você, mas eu não consigo ficar muito tempo em um site que usa péssimas imagens. Costumamos dizer que uma imagem fala mais que mil palavras, isso traduz bem o poder da imagens, no impacto da mensagem. Se for uma imagem boa, condizente com a oferta, ela potencializará a conversão de nossa página. Se for uma imagem ruim certamente terá o efeito oposto, afastando possíveis prospectos.

Se você ainda não pode investir em uma banco de imagens pago, há algumas opções gratuitas que deixo aqui abaixo.

  1. MorgueFile
  2. Dreamstime
  3. Everystockphoto

#7 Você obriga as pessoas a informarem até o nome do cachorro

Por vezes encontro páginas de captura que querem saber o nome do meu cachorro, se tenho filhos…(brincadeira). Apesar da brincadeira a verdade é que existem muitas páginas de captura por aí que pedem informações que eu considero desnecessárias como o sobrenome, telefone, etc. Até mesmo o nome em minha opinião não é indicado para se pedir, não em um primeiro momento.

Na dúvida, eu acredito que é bem melhor pedir apenas uma única informação, o e-mail. Acredite a cada informação além do e-mail que você pede, a taxa de conversão de sua página cai.

#8 Sua página demora a carregar

Esse não é um problema específico de páginas de captura mas de qualquer página hospedada na internet. Vivemos em um mundo extremamente acelerado, em que as pessoas querem realizar as suas atividades de maneira rápida. Se a sua página demora a carregar, possivelmente seu visitante irá fechar e continuar a sua navegação na internet.

velocidade

Para resolver esse problema se concentre em 3 principais pontos:

  • Hospedagem: utilize uma boa hospedagem, pois ela vai influenciar no tempo de carregamento de suas páginas e também na questão de Uptime (tempo em que sua página realmente está online). Hoje eu utilizo a MediaTemple, que é uma opção um pouco mais cara, mas também confio nos serviços da Hostgator, pelo menos para páginas que não recebem tantos acessos.
  • Como criar suas páginas: utilize uma boa solução de páginas de captura como o SqueezeWP, SuperSqueeze ou outro, utilizar um serviço errado pode fazer com que sua página demore muito a carregar, fazendo você perder visitas.
  • Imagens utilizadas: otimize ao máximo as imagens utilizadas em sua página de captura para que elas ocupem o mínimo de banda do visitante, assim deixando a navegação mais fluida.

#9 Você oferece o que todos oferecem

Muita gente acaba caindo neste erro. Há produtores que disponibilizam materiais para que seus afiliados ofereçam ao público. Definitivamente, não há nada de errado com isso, mas te convido a uma reflexão…o que me levaria a querer algo que posso encontrar em outros lugares? Isso se intensifica em nichos muito amplos como emagrecimento e ganhar dinheiro…se eu entro em sua página de captura e vejo o mesmo e-book que já baixei de outro site, vou deixar meu e-mail para baixar o e- book de novo? Eu pelo menos não o faria.

Pense nisso!

#10 Você não tem credibilidade no mercado

Antes de qualquer coisa, quero te falar algo: É melhor não ter qualquer credibilidade no mercado do que ser conhecido como um profissional ruim.

Logo, se você está começando agora, fique calmo, se a sua recompensa digital é suficientemente boa, sua conversão tenderá a ser boa também. É claro que com o tempo e sua credibilidade aumentando, você terá muito mais facilidade para conseguir uma conversão, afinal as pessoas já irão confiar em você.

Se esforce apenas para não passar uma imagem de profissional ruim.

#11 Sua página de captura é complexa

Eu tenho um pensamento de que quase sempre o menos é mais. Isso significa basicamente que coisas simples geralmente dão mais resultados. Muitas pessoas se concentram em fazer páginas de captura com mil coisas, funcionalidades que acabam distraindo o seu visitante e tudo o que queremos é que ele não se disperse do objetivo da página que é a captura do seu e-mail.

Com isso, acredito que o ideal é sempre deixar a página de forma simples, para que o único objetivo de uma página de captura, que é o de capturar e-mails, seja feito com sucesso.

Bônus: O que é conversão?

Devemos sempre imaginar a conversão, ou seja, uma pessoa entrou em nossa página de captura e deixou o seu e-mail para receber uma recompensa como um ato de troca. A pessoa está, querendo ou não, partilhando um pouco de sua privacidade, afinal você irá enviar e-mails para ela, em troca de algo que você tem. Ela só vai aceitar essa troca e ficar grata se essa recompensa realmente a interessar.

Simplesmente não adianta criar qualquer porcaria e pensar que as pessoas irão de bom grado deixar seus e-mails mesmo sabendo que o que você está oferecendo não irá ajudar ela de nenhuma forma. Então sempre que estiver disponibilizando alguma recompensa, pense bem consigo mesmo se você deixaria seu e-mail para receber aquela recompensa, faça algo que realmente entregue valor e não qualquer porcaria.

Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou do artigo.

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br