Pingbacks e Trackbacks, o que são e como usá-los a favor do blog

Uma grande forma de aumentar o conteúdo agregado de um artigo é indicar outros artigos para a leitura, em complemento a este que o visitante estar a ler. Muitos blogueiros insistem em não indicar outros blogs para a leitura e apenas indicam conteúdo criado em seu próprio blog. Mas há outros que acham importante informar e se a informação está em outro blog, o mais normal é indicar. Mas o que os Pingbacks e Trackbacks têm haver com isso?

O que são Pingbacks?

Ao criar um artigo, você, que é um blogueiro sociável e não acha que todo o conteúdo importante está no seu blog, acha por bem indicar um conteúdo que está em outro blog. Ao criar um link para o artigo deste outro blog, o administrador do mesmo receberá automaticamente uma notificação, em forma de comentários. Traduzindo em miúdos, pingback é uma forma de ser notificado quando algum outro blog referencia o seu conteúdo.

O que são Trackbacks?

Antigamente, não sou dessa época, havia uma forma de realizar a notificação realizada pelos pingbacks, mas de uma foram muito menos automática, era necessário incluir as URL’s de trackbacks e isso era feito, um a um, link por link. Certamente o nosso querido WordPress, nos prestou um grande serviço e tornando esta notificação muito mais simples e natural.

Como configurar meu blog para receber pingbacks e trackbacks?

Para receber as notificações de que seu blog, foi lincado por outro blog, acesse o Menu Configurações > Discussão e marque a caixa 

O que ganho ao lincar outro blog e gerar o pingback?

Quando você cria um link para outro blog, com um conteúdo complementar ao seu artigo, você além de mostrar para seus leitores que não se acha o detentor de todo o conhecimento e que é humilde o bastante para recomendar outros blogs, ganhar com aspectos relativos ao SEO, você “cutuca” o outro blogueiro, avisando que realizou a indicação de seu conteúdo o que gera um ótimo clima que pode resultar em um comentário, compartilhamentos em redes sociais, e outros benefícios a perder de vista.

O que ganho quando alguém indica meu artigo e gera um pingback?

Claro, você ganhará e muito em SEO e em visitações, mas você terá um registro no seu blog para mostrar, caso queira para outras os leitores que seu blog é lido e recomendado por outros blogueiros do mesmo nicho ou não que você. Isso aumentará e muito sua credibilidade, o fazendo ter muito mais respeito por parte dos leitores. Abaixo mostro um exemplo de como mostrar para seus leitores os pingbacks gerados para seu blog.

Acima você pode perceber, que mostro ao final dos comentários, de fato, que o artigo recebeu, a lista de ligações externas que o artigo possui, ou seja, a lista de artigos que lincam para este artigo. Neste caso, o artigo, foi lincado no dia 17/04/2012 pelo Blog na Carteira, como acho que a colaboração pode e deve ser sempre usada pelos blogueiros, faço um link também para o artigo que gerou o pingback.

E você usa pingback? Acha que é uma boa ferramenta de colaboração entre blogs?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br