Plugins indispensáveis no WordPress

Algumas vezes já comentei aqui no Escola Sites que tento usar o mínimo de plugins possível no blog, pois estes plugins se usados em demasia levam o blog a ficar mais lento e isso acarreta um incômodo para o visitante além de afetar o SEO. Mas algumas funcionalidades de alguns plugins são simplesmente indispensáveis e neste caso, recomendo sim o uso de plugins. E Hoje farei um relato de 5 plugins que não dispenso no WordPress.

Akismet

Como escrevi no artigo Porque nunca usar o Disqus no WordPress, recomendo e muito o uso do próprio sistema de comentários do WordPress pois o acho muito competente no que faz e não acho necessário o uso de serviços externos que irão deixar nosso blog mais lento. Mas o sistema de comentários do WordPress possui uma deficiência, os SPAMS. E para controlá-los é necessário o uso de um plugin anti-spam, e a minha recomendação é o uso do Plugin Akismet, nele você possui diversas opções para a configuração, deixando seu blog praticamente livre de SPAM.

Link para Download: http://wordpress.org/extend/plugins/akismet/

WordPress SEO

Os aspectos de SEO precisam ser levados em consideração, pois o tráfego orgânico é muito importante para que possamos conquistar pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho. Para isso devemos sempre estar atentos a alguns aspectos como Título da página, descrição da página, palavras-chave e sem algum plugin adequado essa tarefa se torna um pouco trabalhosa, como o intuito de deixar essa otimização mais fácil e simples existe o ótimo plugin WordPress SEO, o qual considero o melhor para este fim, possuindo inúmeras funções e muitas automatizações.

Link para Download: http://wordpress.org/extend/plugins/wordpress-seo/

WP Smush.it

Devemos sempre ter em mente que os mecanismos de buscas levam em consideração o tempo de carregamento da página para posicionar as páginas. E grande parte do conteúdo de uma página são imagens, afinal um artigo com imagens se torna muito mais interessante. Mas com algumas imagens o artigo vai se tornando pesado, para minimizar este tempo de carregamento recomendo o uso do plugin WP Smush.it que usa o serviço do Yahoo Smush.it, para otimizar as imagens, fazendo com que o tempo de carregamento das imagens seja menor.

Link para Download: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-smushit/

WP Super Cache

Ainda no assunto de tempo de carregamento das páginas de nosso blog, temos que levar em consideração que o WordPress usa o PHP + MySQL como tecnologias para a administração do conteúdo do seu blog. Usualmente, quando um visitante acessa seu site, o servidor web inicia o carregamento do código PHP que por sua vez realiza conexões (muitas conexões) para carregar o conteúdo que o usuário deseja visualizar, mas se pensarmos bem, o conteúdo de um blog muda, na maioria das vezes, uma vez por dia, ou seja, se mil pessoas acessarem o site este processo de carregamento irá ser feito mil vezes. Para isso existe os plugins de Cache, ele guardam um HTML para mostrar ao usuário, sem precisar realizar todo o processo, tornando o site mais rápido, dentre os plugins de Cache, recomendo o uso do WP Super Cache, por suas inúmeras opções de otimização de conteúdos CSS e JS, e outras opções.

Caso deseje comparar, aqui mesmo no Escola Sites foi feita uma análise mais detalhada dos plugins de cache: 4 Excelentes Plugins de Cache para Acelerar seu site.

Link para Download: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-super-cache/

E você gostou dos plugins, usa também?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br