Templates – Qual utilizar? Grátis, Premium ou sob medida?

Quando se cria um blog, uma das primeiras coisas a se pensar é o template que irá utilizar para o mesmo! Certamente o blogueiro já imagina em sua mente como irá ficar as disposições das informações, do que o blog irá tratar e tudo o mais que está relacionado a criação de um blog. Escolher um template adequado pode significar o sucesso de seu blog! Mas qual template utilizar? Templates Grátis, Templates Premium ou Templates sob medida?

Templates Grátis

Templates grátis são templates encontrados por toda a internet, geralmente são templates sem muitas personalizações e também sem muitas funcionalidades. As grandes empresas de desenvolvimento de templates como a WooThemes disponibilizam alguns de seus templates para download de forma grátis. Dificilmente você irá encontrar um template grátis que lhe agrade totalmente, seja no visual ou mesmo em funcionalidades. Conhecer um pouco de programação ajuda e muito na customização destes templates para deixá-lo mais com a cara de seu blog e seu respectivo público.

templates grátis

Aqui no Escola Sites já foram publicados alguns templates grátis que se um pouco customizados podem se tornar fantásticos. O grande ponto fraco destes templates é realmente a facilidade de encontrar outros blogs com o mesmo template. Funcionalidades limitadas também são um ponto negativo.

Templates Premium

Templates premium são templates pagos, como o nome sugere que possuem alto poder de customização e de funcionalidades. Comprar um destes templates para o seu blog lhe garantirá pouco trabalho para preparar seu blog para a publicação. Estes templates possuem, geralmente, um painel de controle com opções incríveis, dificilmente vistos nos templates grátis e nos templates sob medida. Há duas formas de adquirir estes templates, pagando por template ou pagando por uma licença que lhe dará direito ao download de vários templates. Empresas como a Theme Florest trabalham com a primeira opção em que você paga alguns dólares (15 doláres, lhe garatem um bom template), já empresas como a Elegant Themes lhe oferecem dezenas de templates por um valor fixo, para este caso recomendo fortemente o serviço de compra de Templates de Bruno Simomura do Meta.Blog, pois ele oferece um serviço fantástico em que você paga em reais, sem ter o trabalhão de converter a moeda.

templates premium

Um ponto negativo de se comprar templates Premium é que há uma chance, mesmo que remota de encontrar um template em um blog com a mesma temática que a sua, no mesmo país com o mesmo template que o seu. Estes templates, geralmente possuem centenas de downloads e você deve concordar que não é muito bom ter vários templates circulando com o mesmo template que o seu, mesmo você tendo pagado pelo serviço.

Templates sob medida

Templates sob medida são templates em que você como blogueiro, contrata os serviços de um desenvolvedor para criar um template totalmente customizado para o seu blog. Contratar os serviços de um desenvolvedor possui inúmeras vantagens, e a principal delas é ter um template único, você nunca verá outro blog com o mesmo template, ou pelo menos não deveria. Há desenvolvedores que praticam preços muito justos e já com um portfólio de grandes blogs utilizando seus templates. Iago Melanias de Blogando com Facilidade é um destes. Aqui no Escola Sites temos um serviço de desenvolvimento de templates e praticamos preços que acredito que quase todo blogueiro pode pagar para ter um template exclusivo. Caso deseje, entre em contato.

Desenvolvimento de Templates WordPress

Cuidado com as fontes

Um ponto que vale muito a pena ressaltar é a fonte de download dos templates, prefira sempre baixar os templates grátis no diretório oficial do WordPress ou nos sites desenvolvedores, nunca baixe em sites de terceiros, pois os mesmos podem conter scripts maliciosos que podem danificar de muitas maneiras seu blog. Quantos aos templates premium que estão pela internet em sites de compartilhamento, evite baixar esses templates pois os mesmos também podem possui scripts maliciosos, além de a pirataria não ser algo legal.

Aproveitando a temática deste artigo devo adiantar aos leitores do Escola Sites que estamos preparando para o fim do mês de maio, uma grande surpresa. Um template totalmente grátis, mas totalmente diferente de todos os templates que você já pôde ver pela internet. Um template preparado para blogs, monetização, SEO e tudo o que um bom template precisa. Caso esteja pensando em trocar de template, comprar um template ou algo do gênero, recomendo fortemente que aguarde um pouco mais.

E você, acha melhor comprar um template ou usar um template grátis?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br