Tenha backup de seu blog e não perca seu trabalho

Há alguns dias recebi uma notícia que me deixou imensamente triste, um amigo blogueiro, muito querido perdeu grande parte de seu trabalho por um problema em sua hospedagem, como o mesmo não fazia backup diário de seu blog, muito de seu trabalho foi jogado fora. Isso certamente atrapalhará o andamento de seus projetos. Veja como não ter esse tipo de problema.

Além do exemplo acima, que a maioria deve saber que estou falando do Blog na Carteira, Iago Melanias do Blogando com Facilidade, teve problemas com sua hospedagem antiga, pensando por alguns instantes ter perdido parte de seu trabalho. Menos mal que os dados foram recuperados e nada foi perdido.

Já citei por diversas vezes aqui no Escola Sites como otimizar um blog ou site, mas do que adianta ter o blog prontinho e perder tudo?

Fazer backup é algo que todos sabemos que é necessário fazer, mas sempre postergamos por encontrar outras coisas mais “importantes” por hora para fazer, e apenas nos damos conta de que o mesmo era necessário depois que acontece algo trágico. Quero informar que não é algo tão difícil de acontecer, a própria empresa de hospedagem pode fazer alguma besteira e deletar seus dados, ou mesmo você com a instalação de algum plugin ou template malicioso, então a dica que dou com a experiência que adquiri com o tempo como desenvolvedor e blogueiro, é muito importante ter backup, a frequencia deste é algo que ainda vamos discutir.

Qual a frequência que devo fazer backup?

Certamente esse é um ponto crucial. Não adianta fazer backup, sendo que o mesmo é feito a cada trimestre ou semestre,  você já pensou na quantidade de informação que é produzida por você e seus leitores em três meses? Eu recomendo sempre realizar backup’s diários, este seria o cenário ideal, mas nem todos os blogueiros possuem tempo, e mesmo internet disponível, para realizar backup’s diários, então digo que o mínimo aceitável é realizar um backup a cada semana, e estou sendo gentil, pois em uma semana muito material é produzido. Então acredito que a frequência do backup é muito importante, pois mesmo tendo backup’s, se eles forem antigos demais o estrago apenas será minimizado, mas ainda será grandioso.

StarHosting, um fatídico exemplo

Todos estes exemplos que citei acima, o problema foi pequeno. Algumas informações foram perdidas por parte da empresa de hospedagem. Na sexta-feira passada, 20 de abril de 2012, a empresa StarHosting sofreu um ataque massivo que fez com que todos, eu disse todos os dados da empresa fossem perdidos, inclusive os backups de segurança. O que resultou isso? Milhares de clientes a ver navios. Eu diria mais, milhares de clientes desprevenidos. Isso foi uma tragédia, mas aposto que menos de 5% destes clientes tinham um backup minimamente atualizado para contornar o problema.

Um destes clientes que perdeu grande parte de seu trabalho e ainda não voltou ao ar foi o Rapadura Cast, um dos Podcasts mais famosos do Brasil, que trata (ou tratava) sobre a temática de artes cênicas. Espero que um podcast tão grande tenha pessoas expertas por trás e que tenham um backup.

Existe alguma hospedagem que me ofereça mais segurança?

Eu, uma vez, pensava ter perdido um template, deletado de forma patética do meu WordPress. Tinha backup, mas o mesmo estava em outro local e não podia ter acesso naquele momento. Abri um chamado para minha empresa de Hospedagem e a mesma tinha uma backup prontinho do mês anterior para me fornecer. Não sei se sempre eles terão este backup, mas no dia em que precisei a mesma tinha e isso está valendo para mim. A empresa em questão é a HOSTGATOR, empresa de hospedagem que admiro pelo ótimo atendimento e suporte. Vou nem colocar link de afiliado para não parecer propaganda. Gosto do serviço e recomendo.

Força ao Blog na Carteira

Quero acabar este artigo de uma forma diferente. Depois de uma discussão nos últimos tempos sobre união na blogosfera e tudo o mais, união esta que discuti no artigo Blogueiros unidos – Nós podemos mais, quero mais que teoria, quero prática. Nosso amigo Arlindo Armando precisa de nossa ajuda, neste momento. Todos podemos ajudar de muitas formas para que o Blog na Carteira tenha menos prejuízos. Que tal se cada blogueiro que vê este artigo escrevesse um Guest Post para ajudar nosso colega? Fica a dica, até logo, porque já estou indo ali escrever o meu!

E você, dá a importância necessária para o backup de seu blog?

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br