Uol Host – Nunca contrate a hospedagem

Onde o seu blog está hospedado é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de um blog, isso porque se você não tiver um serviço adequado ao seu blog certamente terá problemas de lentidão, ou mesmo seu serviço ficará inacessível. Ter um serviço ruim de hospedagem é a dor de cabeça de 9 em cada 10 blogueiros, hoje você irá entender porque nunca hospedar seu blog ou site na UOL HOST.

hospedagem de sites

Há alguns anos, comecei a aventurar-me a criar sites e blogs e então comecei a pesquisar o que era necessário para se ter um blog/site no ar, então entendi que precisava de um domínio e também de uma hospedagem. Depois de pesquisar na internet um pouco sobre o assunto cheguei a algumas empresas como UOL HOST e Locaweb. Por fim, me decidir a ficar com a UOL HOST, muito pelo preço bem acessível e também por ganhar o domínio grátis, todo configurado com os DNS, o que para qualquer pessoa que está iniciando é uma verdadeira dor de cabeça.

UOL HOST não possui suporte online

A primeira dificuldade que tive foi quando achei a necessidade de ter um acompanhamento, tirar algumas dúvidas que pairam sobre uma pessoa que está iniciando no mundo da internet, então percebi que uma empresa do tamanho da UOL HOST não possui suporte online. Isso faz com que muitas dúvidas simples demorem dias para serem resolvidos, algo que você resolveria em 5 minutos conversando com uma pessoa, na UOL HOST demora horas ou mesmo dias, e muitas vezes seu problema não é sequer resolvido.

Para remediar de certa forma, o problema do suporte online, a equipe da UOL HOST disponibilizou um sistema que você usuário realiza perguntas e o sistema (atendente virtual) tenta solucionar seu problema, eu NUNCA consegui ter sequer uma dúvida respondida, se alguém já resolveu algum problema com aquele sistema, me avise.

suporte online

Este é o primeiro motivo pelo qual eu aconselho a nunca contratar os serviços de hospedagem da UOL HOST, e de qualquer outra empresa, sem o suporte online você não terá como resolver dúvidas simples rapidamente, precisará abrir tickets de suporte e que hora ou outra não atenderão as suas expectativas. Então, sempre contrate um serviço de hospedagem que possua SUPORTE ONLINE.

A UOL HOST possui um péssimo painel de controle

Eu considero o cPanel como o melhor painel de controle para hospedagem, pena que a equipe da UOL HOST não pensa desta forma e criou o seu próprio painel de controle. O grande problema é que este painel de controle, em minha humilde opinião é péssimo.

Criar emails, redirecionar domínios, criar bancos de dados MySQL, tudo isso é ão fácil de ser criado no cPanel, mas tudo isso é incrivelmente complicado e burocrático de ser fazer no painel de controle da UOL HOST, isso faz com que mesmo usuários mais avançados sintam dificuldades, e o que falar de pessoas que estão iniciando agora?

cpanel

Péssimo gerenciador de arquivos

Um dos fatores que me deixam mais satisfeitos com um painel de controle cPanel é o fato de poder enviar arquivos grandes, 100MB, 200MB, com todos os arquivos de meu blog e depois realizar a descompactação destes arquivos, realizar este procedimento é muito mais eficiente do que mandar milhares de arquivos por FTP. O painel de controle da UOL HOST, também permite realizar este procedimento, mas tente o fazer com arquivos acima de 5 MB, não sei bem o que acontece mas o painel simplesmente não consegue realizar o processo, algumas vezes até cria a hierarquia de pastas mas não descompacta os arquivos corretamente.

Algo que acho necessário em algumas vezes é realizar a edição dos arquivos diretamente no servidor, embora está prática não seja muito recomendada em casos de urgência, em que você não possui um editor em mãos, você pode usar o editor de textos de sua hospedagem para realizar a edição de seus arquivos. O cPanel possui um editor de textos bem competente, que até procura identificar a linguagem que você está a trabalhar, deixando assim a edição bem descomplicada. Na UOL HOST você possui uma textarea, pequena, que você precisa se virar para editar algum arquivo.

Então NUNCA contrate uma hospedagem que possua um painel de controle próprio, certamente serão solução muito abaixo das soluções mais utilizadas no mercado como o cPanel.

Serviço altamente instável

Você seria leitor fiel de um blog que está fora do ar várias vezes que você tenta o acessar? Acho que não. A UOL HOST não oferece o mínimo de estabilidade para o seu serviço e seus usuários precisam se acostumar a ter o seu serviço constantemente fora do ar. Para um blog que vive muito dos resultados orgânicos, isto é péssimo.

Cogita-se que os servidores da UOL HOST estejam hospedando mais de 500 sites em um único servidor, isso faz com que os respectivos sites fiquem extremamente lentos, porque hora ou outra um deles é exigido e todo o conjunto de sites hospedado no servidor é prejudicado.

Existe um serviço de hospedagem bom?

Certamente, enquanto seu blog não crescer o suficiente para que você tenha condições de migrar para um servidor dedicado, você não acabará com os problemas de instabilidade e outros problemas relacionados ao serviço de hospedagem, mas você pode conseguir um serviço minimamente aceitável. Acredito que pelo preço oferecido, uma boa opção de hospedagem é a empresa Hostgator. Já trabalhei com esta empresa e não tive grandes problemas, um ponto que acho muito bom é o atendimento, o suporte online é simplesmente fantástico.

E você já teve problemas com a UOL HOST? Acha que ela é uma boa empresa para hospedar sites?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br