Usando $ ao ínves de JQuery no WordPress

Muita gente já quebrou muito a cabeça para usar funções básicas do Jquery como o ready(), ou mesmo um click() no wordpress, isso gera uma enorme confusão pois os mesmos desenvolvedores usavam os mesmos códigos em outros templates html, ou em outros CMS, aí o desenvolvedor é levado a acreditar que o “problema” está com o WordPress, e de fato está, mas na verdade não é um problema, é uma solução e você vai já entender porque.

Para usar o JQuery em plugins ou temas no wordpress a forma mais correta, segundo os especialistas é usando o enqueue, sobretudo se chamado no functions.php, da seguinte forma:

{code type=php}

wp_enqueue_script(“jquery”);
wp_enqueue_script(“jquery”);

{/code}

Fazendo dessa forma, o JQuery é ativado em modo de compatibilidade, ou seja, para que os diversos plugins JQuery não entrem em conflito. Os desenvolvedores de plugins e temas já cientes disso, fazem seus códigos obedecendo este preceito.

{code type=javascript}

/* Declaração normal do Jquery */
$(“#some-element”).yaddaYaddaYadda();

/* “Jquery em modo de compatibilidade */
jQuery(“#some-element”).yaddaYaddaYadda();

{/code}

Aqui está o problema: escrever ‘jQuery’ um milhão de vezes em um script torna mais difícil de programar, de ler o código e incha o seu tamanho. Nunca mais precisaremos o fazer.

Se o script está sendo carregado no rodapé (o que normalmente é feito), pode englobar o código em uma função anônima onde você mapeia para que o ‘Jquery’ seja reconhecido como ‘$’.

{code type=javascript}

(function($) {
//Agora o ‘$’ irá funcionar você pode testar com a linha abaixo
console.log($);
})( jQuery );

{/code}

Se você precisa por algum motivo carregar o Jquery no cabeçalho, não tem jeito você tem que o usar o “ready”.

{code type=javascript}

jQuery(document).ready(function( $ ) {
//Agora o ‘$’ irá funcionar você pode testar com a linha abaixo
console.log($);
});

{/code}

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br