WordPress 3.4 está chegando, veja as novidades

Jane Wells, funcionária da Automattic, empresa que é mantenedora do WordPress, anunciou no dia 5 de abril o  lançamento do primeiro beta do WordPress 3.4. A versão completa e estável está prevista para meados de Maio de 2012. Veja tudo o que esperar da nova versão do WordPress 3.4.

Muitas pessoas ficaram desapontadas pois esperavam um novo template padrão o Twenty Twelve, mas ela apenas sairá na versão 3.5 do WordPress, porém algumas mudanças pontuais foram feitas e irão introduzir novos recursos ao já querido WordPress, é ele ainda pode ficar melhor. As grandes mudanças encontradas nesta atualização do WordPress são relacionadas a estilização de templates. Então vamos para os novos recursos.

Customização de templates com pré-visualização

Depois de instalar o WordPress 3.4, você verá uma nova opção chamada Customize (Customizar) no menu de temas, e as informações dão conta de que esta opção irá funcionar para todos os templates e não apenas para os templates padrões do WordPress. Clicando em customizar você terá seis opções, dentre elas: Detalhes do tema, título do site, cabeçalho, fundo, navegação e página principal estática.

A pré-visualização será mostrada ao lado direito, e todas as mudanças realizadas no template, poderão ser vistas em tempo de execução, sem precisar salvar e executar o site de fato. Você pode estar se perguntando se não viu estas opções já na versão 3.3, é verdade você já viu todas estas opções, apenas a equipe do WordPress achou por bem manter todas as opções em um lugar centralizado e na minha opinião foi uma decisão fantástica.

Pesquisa de templates mais funcional

No WordPress 3.4, a pesquisa de template teve algumas modificações, ficando de certa forma bem melhor para visualizar. A partir de agoraas grandes descrições de templates não mais são visualizadas e todas os templates apenas mostrar uma pequena miniatura.

As melhorias não param por aí, ao invés dos links de download e visualização, que era mostrada em uma lightbox, deixaram de existir, agora com um clique, você pode ver ao lado direito, muito semelhante a edição de templates, o template desejado em ação. Isso facilitará e muito na hora de escolher um template diretamente na biblioteca de templates do WordPress.

Conclusão

Acredito que este release do WordPress será bem menos impactante que as versões anteriores que trouxeram grandes modificações, a saber, as versões 3.0, 3.1, 3.2 e 3.3. Os desenvolvedores focaram-se em melhorar o ambiente de instalação e customização de templates. Para grandes mudanças devemos esperar pela versão 3.5, mas acredito que qualquer mudança é válida.

Além das mudanças citadas acima, a nova versão do WordPress deve trazer mais algumas soluções com relação a alguns bugs, o que é de praxe.

[add_link tipo=”download” link=”http://wordpress.org/wordpress-3.4-beta1.zip”]

E você, o que achou da nova versão do WordPress?

Receba as melhores dicas para criar um negócio digital lucrativo

Jair Rebello

Empreendedor e Nômade Digital. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções como o Plugin SqueezeWP e o Template ConversionWP Premium que ajudam dezenas de milhares de empreendedores a desenvolverem seus negócios.

Website: http://www.rebello.blog.br